Profissão - Analista de Sistemas



A questão é: o que é um Analista de Sistemas e o que ele faz?

Essas são as perguntas que me fazem quando digo a minha profissão. Bom, tentando simplificar de um modo bem resumido eu respondo: "Trabalho com informática.". E é justamente aí que está o problema.

Quando digo que trabalho com informática, logo passa na cabeça das pessoas: "Ah tá, ela mexe com computador. Então ela deve saber tudo de Windows, Word e Excel.". E não demora muito para começar a surgirem perguntas relacionadas a isso. E quando digo que não sei algo, muitos se espantam, pois como trabalho com informática deveria saber tudo de Windows, Word e Excel. Aí tento explicar um pouco melhor sobre o que eu faço, muitas vezes em vão.

Então resolvi tentar escrever aqui, de uma maneira um pouco mais detalhada, o que faz um Analista de Sistemas. Não sei se todos vão entender, mas vou tentar.

Bom, em primeiro lugar, Windows, Word, Excel e diversos outros programas são apenas ferramentas de trabalho para um Analista de Sistemas, assim como para um Advogado, um Engenheiro ou qualquer outro profissional que precise de um programa para editar textos, elaborar uma planilha, etc..

O Analista de Sistemas é o profissional responsável por elaborar um sistema (programa) de acordo com as necessidades de um determinado cliente (pessoa ou empresa). Por exemplo: Uma empresa que precise de um sistema para controlar toda a sua folha de pagamento, uma empresa que necessite de um site na internet, ou seja, sistemas específicos para uma determinada empresa ou pessoa.

O Analista de Sistemas conversa com todas as pessoas envolvidas (os futuros usuários do sistema a ser criado) e faz um levantamento de todas as funções que as pessoas desejam que o sistema venha a ter. Várias outras conversas com as pessoas envolvidas são feitas até que todos os detalhes necessários para a construção do sistema tenham sido levantados.

Logo após isso, o Analista de Sistemas tem várias etapas a seguir. Dentre muitas estão a geração de um documento contendo tudo o que o novo sistema fará, o projeto do sistema, o encaminhamento do projeto para as pessoas que irão construir o sistema (conhecidos como programadores) e o acompanhamento de toda essa construção até sua finalização.

Fazendo uma analogia, o Analista de Sistemas se assemelha muito ao Engenheiro, ou seja, ele projeta o sistema assim como um engenheiro projeta um prédio, por exemplo, passa para o pessoal responsável em construí-lo e acompanha a construção.

Bom, acredito que tenha conseguido passar uma boa visão do que realmente faz um Analista de Sistemas. É claro que é uma visão bem superficial, porém objetiva.

Até a próxima!


Autor: Ana Karina Alves Ribeiro


Artigos Relacionados


A InformÁtica Na Hora De Conseguir Um Emprego

Não Devemos Acreditar Nos Que Dizem Que Planear Não é Preciso!

Iniciando Na Web - 1: Programas Necessários

Cibercultura E Contexto Educacional

Programa Diário Do Atendimento Telefônico

Estudo Para ImplantaÇÃo E ReestruturaÇÃo De Sistema Erp Para Gerenciamento De ProduÇÃo E DecisÕes Corporativas

Áreas De Atuação De Um Administrador