O que é ético e o que não é: RESENHA DO FILME: MENINOS DO BRASIL



RESENHA DO FILME: MENINOS DO BRASIL

O que é ético e o que não é? A partir desse prisma o enredo do filme aborda questões morais, cientificas, sociais, étnicas e até religiosa. O filme começa retratando o paradeiro de alguns ex-membros nazistas da Gestapo e da S.S alemã na 2ª guerra mundial, que estavam escondidos nos países do cone sul da America Latina. Focando um período em que a maioria desses países estava passando por um momento de regimes ditatoriais em que afloravam torturas, corrupção, foi fácil para essas pessoas passarem despercebidas.

A partir da investigação de um jovem que fazia parte de um grupo de "caçadores de nazistas", um senhor que havia sido prisioneiro nos campos de concentração (Erza Lieberman) e ganhou notoriedade quando capturou uma mulher que havia sido membro da patrulha da SS Alemã. Com o sumiço do jovem investigador e o recebimento de algumas fotos de pessoas ligadas ao nazismo fazem com que Lieberman saia em busca de mais informações. A cada nova investigação Lieberman acaba desenrolando uma conspiração que tenta recriar a figura de Hitler, a partir de clones desenvolvidos numa região selvagem do Brasil, Mengele arquiteta um plano para fazer com que os clones tenham as mesmas situações vividas por Hitler na sua vida afim de que isso influencie na formação de seu caráter. Indo buscar informações sobre a possibilidade de suas suspeitas de clonagem serem verdadeiras, Lieberman descobre que já haviam sido feitos estudos com animais e que poderia também dar certo com seres humanos. Durante uma investigação o Sr. Erza se depara com o próprio Mengele (que nesse momento já estava trabalhando só devido ao medo que surge entre os nazistas de serem descobertos), nesse embate Mengele é capturado e morto pela sua criatura (um dos clones).

A questão da clonagem ideológica planejada por Mengele, põem em cheque as razões que poderiam ser usadas para fins de clonagens. Essas clonagens poderiam ter sentido religioso, filosófico, sociológico, histórico, etc.

Outra questão levantada no término do filme, com a discussão entre um jovem militante de uma organização que também atua capturando nazistas, nos faz refletir sobre o sentido entre a ideologia e a ética. Enquanto o jovem planeja matar todos os clones, o Srº. Lieberman tenta convencer o rapaz a não interferir nessa questão.

Será que para um bem maior caberia ao homem assassinar outros? Esse é o grande questionamento do filme, tanto com os experimentos de Mengele, quanto a idéia de extermínio levantada pelo jovem militante semita como solução para o problema criado por Mengele.


Autor: Roberto Dana


Artigos Relacionados


Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Da Poética Libertadora

Via LÁctea (poesia)

Janela(s) Da Alma - Resenha Do Filme ''a Janela Da Alma''

O Ciclo Da Aprendizagem Se Completa

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Mistura De Conan Com Predador