SUPERPROTEÇÃO II - Mensagem de não cresça.



Desde o dia em que sabemos estar grávidas já começamos a idealizar o que desejamos que nossos filhos sejam quando crescer.
No entanto, muitas vezes, os pais, na necessidade de cuidar do outro, ou mesmo no medo de perder o controle sobre o filho, ou até de perder o próprio filho iniciam um processo inconsciente de superproteção e acabam passando a mensagem subliminar ao filho de: Não cresça! Permaneça criança! Seja dependente!
Tais mensagens passam a fazer parte do inconsciente do filho o que pode lhe trazer sérios comprometimentos na vida adulta, principalmente nos momentos em que se faz necessária a automotivação para enfrentar frustrações, dificuldades e principalmente fazer escolhas importantes profissionais e familiares.
Como este processo é inconsciente e se origina de uma necessidade emocional dos pais, fica muito difícil para a própria pessoa se diagnosticar como superprotetora.
Hoje em dia está mais do que comprovada a necessidade de educarmos as crianças para serem cidadãs autônomas e conscientes. Para tanto devemos ensiná-las a se relacionarem com os outros, a fazer suas próprias escolhas e a compreender o porque e a importância de obedecer regras.
Devemos estar atentos também ao fato de que o ser humano é impelido, por natureza, a crescer, a independer-se e a alegrar-se com suas conquistas.

Vou procurar colocar aqui alguns comportamentos inadequados e que, ao meu ver, quando os pais praticam, estão passando mensagens de "não cresça" para seus filhos.

·1- Deixá-los dormir na cama do casal, impedi-los de colocar a própria comida no prato, amassar toda a comida que lhe oferece, colocar em mamadeiras todos os líquidos que vão ser consumidos pela criança, usar vocabulários tudo no diminutivo para conversar com as crianças, mudar o tom de voz imitando a fala infantil para se relacionar com crianças.
.2- Deixar brincar com utensílios domésticos (é diferente de deixar brincar de casinha). Me refiro a permitir que uma colher ou um garfo seja guardado na caixa de brinquedos e seja por, exemplo, transportado no caminhãozinho plástico com o qual a criança brinca. Em outras palavras: A criança necessita aprender que cada coisa deve ter sua utilidade, o que é de brincar é de brincar...o que é de usar para alimentação, trabalho dos pais, não devem ser utilizados como brinquedo.
.3- Permitir que uma criança rabisque os móveis, as paredes, os livros, os cadernos de outra, é superproteção pois lhe passa mensagens anti cidadania, mensagens de superpoder (Tudo posso, tudo me pertence) e tais mensagens mais tarde poderão ser sustentadoras de atos de vandalismo.
·4- Entrar no meio de brigas ou discussões entre crianças para julgar e condenar um ou absorver outro, também é comportamento de superproteção. Os adultos não devem julgar as brigas, os motivos das mesmas ou até quem tem razão ou não. Apenas devem interrompê-las, impedi-las e desafiar as crianças a inventarem uma maneira de conviver com aquele outro sem brigar.
.5- Da mesma maneira, é dar mensagens de "não cresça" procurar sempre um culpado para as reações erradas ou os comportamentos inadequados de seu filho. (Fulano é má companhia, beltrano é agressivo, tal professor é injusto, a escola está perseguindo...).
Quando uma situação está difícil temos vontade de nos afastar dela, no entanto faz parte dos deveres de pai, auxiliar os filhos a enfrentarem "de frente" situações difíceis e cada vez que conseguirmos que nossos filhos vençam dificuldades ou transformem frustrações em situações de sucesso estamos lhes fornecendo um fortalecimento interno que vai capacitá-lo a vencer os desafios que a vida profissional e social lhe apresentar.
Podemos citar como exemplo, a diferença que há no futuro dos filhos, entre um pai que retira seu filho da escola após uma reprovação e aquele que auxilia seu filho a ter sucesso nos estudos dentro da mesma escola. Que impacto estas duas atitudes terão na vida adulta desta criança?
Qual das duas atitudes auxiliará seu filho a crescer e qual delas passa mensagem de "não cresça"? Pense nisto.

Autor: Ely Paschoalick


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