Por dentro da Embraer



Nesta segunda-feira, 17, a terceira maior indústria aeronáutica do mundo completa quatro décadas de existência. E a Escola TAS de Aviação, especializada na formação de comissários de bordo desde 1996, sente-se orgulhosa tanto por estar na mesma cidade quanto por fazer parte da história da Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Embraer.

 

É que seus fundadores, Mário Renó e José Augusto Tasseto, serviram à companhia entre 1970 e 1996. Durante 23 anos, Renó foi instrutor de clientes. Já Tasseto, ao longo de 11 anos, teve três cargos diferentes: foi chefe de treinamento dos departamentos pessoal e operacional e gerente da seção de treinos para clientes.

 

Sobre a TAS

Os comissários de vôo fazem parte de um dos cursos da escola. “O termo técnico é este, mas a maioria das pessoas costuma chamá-los de comissários de bordo, comissários ou aeromoças”, conta Mário Renó, que, há 13 anos, juntou-se ao amigo José Augusto Tasseto para inaugurar a TAS, a primeira escola de aviação de São José dos Campos.

                       

O lugar não foi escolhido por acaso. Afinal, a cidade do interior é reconhecida como capital do avião, pólo tecnológico do Estado de São Paulo. Durante o curso, as turmas têm aulas de direito aeronáutico, segurança de vôo, medicina aeroespacial e primeiros socorros, por exemplo. Além de treinos de combate ao fogo e sobrevivência na selva.

                               

Qualquer homem ou mulher a partir de 18 anos pode se inscrever, desde tenha completado o 2º grau. Em até cinco meses, todos saem prontos não só para o lazer e o aerodesporto, mas também para os mercados nacional e internacional da aviação civil. “Aqui, fornecemos etiqueta, maquiagem e suporte psicológico aos alunos”, diz Mário.

 

Já no Centro Educacional, o Curso Técnico em Mecânica de Manutenção Aeronáutica é homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e cadastrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). A escola também é homologada na Austrália, na Espanha e em Portugal.

 

Recentemente, a TAS chegou a ter 300 alunos estudando. Hoje, são cerca de duzentos. Para Mário, trata-se de um reflexo da crise econômica mundial, que obrigou a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) a demitir, em fevereiro deste ano, cerca de 20% de seus funcionários que, por tabela, decidiram cancelar suas matrículas na escola.

 

Perfis. Mário Renó, 61, é técnico trilíngüe em manutenção aeronáutica e sócio-diretor da TAS. José Tasseto, 70, é bacharel em administração, oficial especialista em avião e diretor administrativo da TAS.

 

TAS - Escola de Aviação

(12) 3941-6781

[email protected]

www.tas.com.br


Autor: Ricardo Lopes


Artigos Relacionados


Brasil De Meu Sonho

A Chegada

Por Dentro Da Embraer

Resta-me

7 Dicas Para Falar Inglês

Conheça A Encefalopatia Crônica.

O Dom De Escrever