O processo de ensino e a “realidade” do aluno



O relacionamento entre aluno e professor é muito importante na formação do aluno. O professor é aquele que dedica tempo para transmitir a seus alunos o saber, mas não deve ficar restrito somente na ação de ensinar, o ato de ensinar vai muito além do giz e das provas bimestrais.

O desenvolvimento escolar do aluno depende em partes da motivação, da atenção e da empatia que o professor tem para com seus alunos. Se o professor é tradicional e fica preso só nas matérias, nos trabalhos e não oferece uma maneira interessante que seja capaz de despertar o interesse desses alunos, consequentemente estes que já vão para a escola como uma obrigação, não irão aprender, e não sentiram vontade de estudar.

O professor deve ter didática e saber selecionar e organizar a aula de forma que atraia a atenção dos alunos e consiga com sucesso demonstrar os conteúdos das matérias de forma clara e objetiva.

Segundo GADOTTI (1999: 2), o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida.

A partir do momento em que o aluno se sente capacitado e motivado em sala de aula para refletir e expor suas idéias, o aprendizado é maior, pois o aluno não recebe a matéria pronta, ele é convidado a descobrir junto com o professor a solução de determinados problemas. E o professor quando deixa de assumir a posição de detentor do saber e passa a ouvir e compreender o pensamento de seus alunos, a aula se torna diferente e com a participação de todos.

Embora, podemos nos deparar com uma realidade não tão simples assim, quando falamos em aulas mais atrativas e com conteúdos simples, não podemos ignorar que a realidade do aluno não é tão fácil como parece.

Essa forma de ensino é válida e muito proveitosa, mas infelizmente nossos alunos hoje vêm muitas vezes de uma família desestruturada, sem muita disciplina e organização. Dessa forma, fica difícil para o professor lecionar diante de alunos desinteressados, sem educação e sem apoio familiar e afetivo. Sendo assim, a expectativa do desenvolvimento do aprendizado não evolui e nos deparamos com professores desmotivados, pois não conseguem com sucesso transmitir conhecimento a seus alunos.

Para o bom aprendizado deve-se levar em conta não só o professor e o aluno, mas também toda uma sociedade. O aluno se dirige a escola para aprender e junto leva toda uma bagagem de conhecimento adquirida na família, com os amigos, com o meio que ele convive. Para que tudo flua de forma coerente, deve-se trabalhar todas essas relações, é um erro grave ignorar a história do aluno e fingir que ali vai ser diferente. Para mudar essa triste realidade é necessário conhecer o passado e saber onde está o erro, para a partir daí começar um real processo de aprendizado, tudo caminhando em conjunto, não somente professor-aluno e por mais difícil que possa parecer a família deve estar envolvida nesse processo. Só a assim a educação terá progresso.

 

 

 

 

 


Autor: Elaine Silva


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