A SÍNDROME DO CANTO DO GALO



“A SÍNDROME DO CANTO DO GALO”

 

Pr. Alexandre Augusto

Igreja do Evangelho Quadrangular

Itajubá/MG

Site - www.pralexandreaugusto.wordpress.com

 

“ESTA MENSAGEM IRÁ LHE MOSTRAR ALGO QUE COM CERTEZA VOCÊ PRECISA SABER. REFLITA! ELA EDIFICARÁ SUA VIDA”.

 

Texto

Lucas – 22: 54 a 62

54. Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.

55. E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.

56. Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.

57. Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.

58. Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.

59. E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é Galileu.

60. Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

61. Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.

62. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

 

Ø      INTRODUÇÃO

                Esta mensagem com certeza, é algo extraordinário, pois a palavra de D’us se renova dia a dia, e isso nos dá o privilegio de recebermos mensagens que nos ajudam a prosseguir e a orientar as ovelhas a nós confiadas.

                Gostaria que os amados irmãos prestassem muita atenção nesta mensagem, pois o seu conteúdo é de suma importância para todos. Falaremos de uma das maiores personalidades bíblicas, o grande e amado Pedro.

Amados irmãos; Pedro era um homem extraordinário, sempre se mostrou ser intrépido, audaz e disposto, embora também fosse colérico e atrevido, mas era Pedro, aquele que seria grandiosamente usado por Jesus. Era irmão de André, um excelente pescador, sócio de João e Tiago, em um barco de pesca, e embora tivesse passado três longos anos com Jesus, nunca tirou sua espada da cintura (Leia a mensagem A ESPADA DE PEDRO), até receber o Espírito Santo sobre sua vida, mas também foi ele, Pedro, quem nos proporcionou grandes mensagens que todos os dias são ministrados nas igrejas e uma delas veremos neste relato, esta que nos mostraria a fragilidade do homem. Vejamos:

 

 

1º - A SANTA CEIA – Lc 22:7

No começo do capítulo 22, Jesus manda preparar a “Ceia”, que seria a última com a presença de Jesus, pois Ele já havia anunciado sua morte.

Talvez este fosse um dos motivos que tenha levado Judas a trair Jesus, pois eles, os judeus, esperavam um rei, alguém que os tirasse do julgo de Roma, então aparece Jesus e eles alimentam uma esperança, agora Jesus chega e fala que vai morrer, foi uma decepção. Mas aquela Santa Ceia, estava cheia de diversos sentimentos, tudo se misturava; alegria e tristeza; comunhão e traição; aconchego e despedida. Mas algo acontece, parecendo um prenúncio. Algo interessante sobre a Ceia, é que ainda hoje os judeus, colocam a mesa da ceia com duas taças em destaque, e após partirem o pão, pegam uma taça, vão até a porta, e dizem que venha Elias, pois a profecia relata que o profeta Elias virá primeiro, e depois virão Messias. A outra taça é a do Messias, e esta ninguém pega, ou chega a beber nela. Então, naquele momento, Jesus se levanta e leva a mão na taça. Todos pensam que Ele pegaria na taça de Elias e se dirigisse até a porta, porém Jesus pega na taca do Messias e diz: “Este é o meu cálice”. E por Ele ter bebido naquele cálice, hoje estamos juntos nesta mensagem.

                Com certeza, aquela foi realmente uma SANTA CEIA. No mínimo uma Ceia diferente, pois era a última. Todos estavam reunidos para aquele momento, exceto Judas, que estava tratando do valor da traição.

 

2º - A DISCUSSÃO ENTRE OS DICÍPULOS – Lc 22: 24

Durante a Santa Ceia começa uma briga entre os discípulos para saber quem entre eles era o maior; idiotas, andaram com Jesus e ainda não tinham aprendido nada, se esqueceram que a ótica de Jesus é invertida. Jesus tem que interferir para mostrar que o verdadeiro valor esta dentro do servo, a grandeza de um homem estava no coração.

Então no meio daquela discussão, Jesus se vira para Pedro e lhe diz que satanás havia pedido a Pedro para prová-lo, passa-lo na peneira, mas que Ele, Jesus, interferiu e não permitiu, e ainda completa dizendo para Pedro que quando ele se convertesse ajudasse os seus irmãos. Engraçado, então Pedro não estava convertido, mas talvez como muitos hoje em dia, apenas “convencidos”. Mas Pedro querendo dar um de bonzão, fala que estava pronto para ir com Jesus seja para prisão ou para morte, no que Jesus diz algo que ainda não tinha acontecido que antes que o galo cantasse Pedro o negaria.

 

3º - O MONTE GETSÊMANI – Lc 22: 39

Jesus leva os discípulos para o monte Getsêmani, que do hebraico significa “prensa” ou “Lugar de prensar azeitona”, para que todos orassem com Ele em seu momento de angustia. Mais a frente chama Pedro, Tiago e João, que vão mais adiante com o Senhor, mas ao invés de orar eles dormem. Talvez se Pedro tivesse orado naquele dia ele não teria passado momentos terríveis em sua vida.

Naquele lugar Jesus é preso, e Pedro acompanha tudo de longe, e vê o Senhor passar pela casa do sumo sacerdote Caifás, e então acontece o cumprimento das palavras de Jesus. Pedro nega Jesus por três vezes, como tinha sido dito e o galo canta. Com certeza foi o som mais terrível que Pedro escutou em toda sua vida. O som daquele canto entrou pelos seus ouvidos de Pedro e alojou-se em sua alma.

Este som até hoje tem um efeito alarmante, pois denuncia o erro e o pecado que muitos têm praticado contra Jesus. Negam á Jesus e acham que tudo passa despercebido, mas estão enganados.

Todos os dias um galo canta em algum lugar denunciando mais um que está negando Jesus. Imagine que nos tempos de Pedro, houvesse muitos galos, e que todos os dias, Pedro tinha que se confrontar com seu pecado, o que aos poucos foi desencadeando em Pedro males que se não fossem cuidados, poderiam ser irreparáveis.

       

4º - A SÍNDROME

                Significado da palavra síndrome, é reunião de sintomas que ocorrem em conjunto e que caracterizam uma doença ou uma perturbação.

                Amados irmãos, eu não sei exatamente quanto tempo se passou entre o canto do galo e o momento em que Jesus reencontra com Pedro na praia, mas tenho a convicção que nesse espaço de tempo, Pedro tenha sofrido na pele e tenha desenvolvido o que chamamos de doenças psicossomáticas, aquelas causadas por uma perturbação, por isso eu denominei esta mensagem de a SÍNDROME DO CANTO DO GALO.

                A bíblia não relata, mas creio que Pedro teve vários distúrbios, como insônia, falta de apetite, perda de peso, distúrbio intestinal, distúrbio estomacal, alergias, e outras, pois vejam que ele e os discípulos saem para pescar e passam a noite toda, sem nada pegar, isso mostra a insônia em Pedro. Eu creio assim, sabem por quê? O belo galo continuou a cantar e galo não tem hora para cantar, e por onde Pedro passava um galo cantava o fazendo lembrar de sua negativa à pessoa do Senhor Jesus. Cada canto de um galo era um dilema na vida de Pedro, chego a pensar que naquele momento, Pedro não só tenha ouvido o galo cantar, mas até chegou a entender, ou decifrar aquele canto, talvez o galo tenha cantado:

“Eu sou um frouuuxooo!” ou que sabe, “Estou negando Jesuuuuusss!”

Diante desse contexto, vejo três razões que motivaram o galo a cantar.

Vejamos:

*A CONFIANÇA DE PEDRO EM SI MENSMO NA SANTA CEIA;

*A FALTA DE ORAÇÃO DE PEDRO NO MONTE GETSÊMANI;

* ESTAR NO LUGAR ERRADO E NA HORA ERRADA.

 

5º - O TRATAMENTO PARA A SÍNDROME DO CANTO DO GALO

                Depois de passados alguns dias, já alguns quilos mais magro, olhos cheio de olheiras, Pedro resolve pescar, talvez fosse um escape para a sua agonia, e como ele era um líder nato, os outros discípulos resolvem acompanha-lo, e devido à insônia de Pedro, eles passam a noite toda pescando, ou melhor, tentando pescar, pois não pegaram nenhum peixe.

                Quando já desistiam, eis que a beira da praia estava um homem, que lhe pergunta se tinham algum peixe, tendo uma negativa como resposta. Então o homem lhes diz para jogarem a rede do lado direito. Note que Pedro, Tiago e João, eram pescadores profissionais, mas como o líder já tinha resolvido que iria voltar, eles nada dizem.

                Ao retirarem a rede, eis que havia milhares de peixes. E nesse momento João se vira para Pedro e lhe diz uma coisa que ele não tinha percebido, devido às muitas doenças psicossomáticas que havia desenvolvido. E diz então João: “Pedro! Aquele homem é Jesus!” Nesse momento começa a cura das doenças de Pedro, pois ele se veste e se joga na água, e sai nadando em direção a praia.

                Então Pedro chega à praia antes de seus amigos e lá estava Jesus. Porém Pedro não consegue olhar Jesus nos olhos e nesse momento Jesus lhe faz a mesma pergunta três vezes:

1º - __ Pedro, tu me amas? Isso era para que Pedro voltasse a confiar em Jesus.

2º - __ Pedro, tu me amas? Isso era para que Pedro voltasse a orar a Jesus.

3º - __ Pedro, tu me amas? Isso era para que Pedro estivesse sempre no lugar certo.

                As mesmas três perguntas de Jesus devem ser feitas a nós mesmos todos os dias, pois isso traz cura para o corpo, a alma e o espírito.

               

6º - CONCLUSÃO

                A verdade é que o pecado é como negar à Jesus, e isso só nos trás problemas. Talvez neste momento você esteja passando por um distúrbio, que na verdade nada mais é que a síndrome do canto do galo.

                Eu queria que toda a humanidade pudesse ler esta mensagem, aí depois eu gravaria um canto do galo e colocaria nos altos falantes por todos os lugares para denunciar os pecados. É por isso que famílias estão se desmantelando, negam Jesus, adorando imagens, cultuando homens, buscando riquezas, e o galo está cantando e ninguém mais ouve. A bíblia nos fala que a humanidade gemi, a terra gemi, e o Espírito Santo gemi, todos pela volta de Jesus (Rm 8).

                Não viva sofrendo, aceite o tratamento de Jesus para sua vida e tenha uma vida feliz, sem reuniões de sintomas que caracterizam doenças.

                Que dias terríveis Pedro viveu até Jesus o tratar. Se você ainda não aceitou Jesus como único e suficiente Salvador de sua vida, faça isso AGORA.

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0xx35.3621.16.17

0xx35.9199.71.01

[email protected] 


Autor: Pr. Alexandre Augusto


Artigos Relacionados


Novos Tempos

Camaleão

Sonhar é Viver

About Me

O Processo Da Independência Do Brasil

Quem Sabe ??!!....

Eu