Escala?



Escala?

Rotineiramente os profissionais e técnicos da área ambiental se deparam com mapas em diferentes escalas. É comum se referir a mapas com escalas grandes ou com escalas pequenas. Mas o que é escala?

Escala é a relação entre a área representada no mapa e a realidade. Assim, pode-se dizer que a escala pode ser calculada por meio da seguinte conta:

Escala = dimensão gráfica (mapa) / dimensão real

Desse modo, um mapa que possui escala de 1:5.000 significa que cada 1 cm do mapa correspondem a 5000 cm da realidade, ou seja, 50 metros.

Quando sabemos se o mapa tem escala "grande" ou "pequena"? Comparando se duas escalas, por exemplo, 1:5.000 e 1:10.000, notamos que se dividirmos 1 por 5000 e 1 por 10000 o resultado será, respectivamente, 0,0002 e 0,0001. Observando-se esses números, percebe-se que 0,0002 é maior que 0,0001. Assim, diz-se que o mapa de 1:5.000 possui uma escala maior do que o 1:10.000.

Geralmente, mapas com escala grande variam de escala 1:50 até 1:20.000. Mapas com escala média variam entre 1:25.000 e 1:250.000. Por fim, mapas de escala pequena tem escalas acima de 1:250.000.

Repare que se realizarmos as contas feitas no terceiro parágrafo com as escalas apresentadas como grandes, médias e pequenas ditas no parágrafo anterior, notaremos que a divisão resultará em valores maiores nas escalas grandes em relação às escalas médias e pequenas. Perceberemos também que o resultado da divisão das escalas médias será maior do que o da divisão da escalas pequenas.

Qual escala de mapa utilizar frente ao exposto? A resposta é, depende. Depende do objetivo do seu estudo ou trabalho. Trabalhos que envolvem um país inteiro como o Brasil utilizarão pequenas escalas. Já o planejamento do uso do solo de uma pequena propriedade rural necessitará o uso de mapas com escala grande.

Uma confusão freqüente que envolve o termo "escala" ocorre quando muitas vezes usamos esse termo para designar a extensão de uma área. Por exemplo, "a grande São Paulo possui 20 milhões de habitantes. No entanto, essa quantia não é elevada, pois se analisarmos em uma escala maior, do país inteiro, veremos que essa é apenas uma porção dos 180 milhões de habitantes que o Brasil possui". Nesse caso, o termo escala designa tamanho e não escala cartográfica propriamente dita. Esse fato é alvo de muita confusão entre estudantes e técnicos da área ambiental e agrícola. Na verdade, se estamos nos referindo à escala cartográfica, o correto é dizer que o mapa de São Paulo possui uma escala maior do que o mapa do Brasil. Se estamos nos referindo apenas ao tamanho (dimensão) da área, o emprego do termo escala não está errado na frase entre aspas acima exposta.

Escala é um conceito muito presente na área de sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica, ecologia da paisagem, geografia. Entendê-la é fudamental para os profissionais que atuam nessa área, sejam eles técnicos do nível médio ou do superior.

Preparado a partir de:

COIMBRA, P; TIBÚRCIO, J.A.M. Geografia: Uma análise do espaço geográfico. São Paulo: Editora HARBRA, 1995. 417p.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Aprenda A Tocar De Ouvido

Mapas Conceituais

Como Transformar Os Mapas De Curvas De Nível Em Porcentagem De Declividade?

A UtilizaÇÃo E InterpretaÇÃo De Mapas TemÁticos No Ensino De Geografia Como Forma De Compreender A Realidade

Ranking Dos Alimentos Mais Nutritivos

Aprendendo A Utilizar O Mapa Nas SÉries Iniciais

A UtilizaÇÃo E InterpretaÇÃo De Mapas TemÁticos No Ensino De Geografia Como Forma De Compreender A Realidade