Da Realidade Reflexiva



Este artigo tem por objetivo realizar uma analise no que tange a importância da prática docente na qual é feita de maneira reflexiva e que deste modo pode-se chegar a um entendimento das razões e motivações educacionais. Iremos nos debruçar quanto a profissão docente quando esta pensa a si própria e os frutos que podem ser produzidos de maneira a melhorar um sistema de ensino que começa na primeira esfera escolar.

Quando pensamos em uma escola é normal nos vir a memória algo como um prédio com um grande pátio e salas em volta, dentro da classe há cadeiras e mesas, ou se preferirmos, os bancos escolares. Quanto às pessoas que ali se encontram, nos recordamos de funcionários que cuidam da manutenção, secretários, direção, mas talvez o que mais nos lembramos sejam mesmo os professores.

Bem, talvez esta seja a visão de um aluno, ou quiçá da maioria das pessoas. Mas a escola é realmente apenas um prédio com pessoas que integram uma determinada realidade em um, de certo modo, pequeno espaço físico? Evidente que não. Se com o passar do tempo toda a forma de pensar das pessoas foi sendo moldado por acontecimentos históricos, então devemos aceitar que o mesmo ocorreu com a escola. Hoje nossos liceus se transformaram em um verdadeiro organismo formado não apenas por suas salas e toda sua infraestrutura, mas do grupo comunitário, ou seja, as famílias dos alunos, os pontos comerciais que circundam o prédio e todas as suas inter-relações políticas.

O docente tendo em vista todos seus conhecimentos quanto a uma nova realidade externa e até mesmo interna de nossos bancos escolares, precisa então partir para um princípio do qual ele saiba que a adaptação a este novo cenário é de suma importância para ter as bases necessárias para desenvolver um bom trabalho junto a este organismo educacional. No tocante as bases da noção do professor reflexivo, Alarcão nos passa o seguinte posicionamento:

"A noção de professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de ideias e práticas que lhe são exteriores. É central nesta conceptualização, a noção do profissional como uma pessoa que, nas situações profissionais, tantas vezes incertas e imprevistas, actua de forma inteligente e flexível, situada e reactiva." (ALARCÃO, p. 41, 2003.)

Ora, a citação evidencia a importância do professor reflexivo, pois nos lembra de que a adequação do docente a nova realidade que lhe é apresentada, lhe dará o ponto de partida para, feita a adaptação, o desbravamento claro e objetivo da organização escolar. Se mais acima afirmamos que o tempo transforma a realidade social, portanto a escolar segue a mesma lógica, cada professor deve então partir do ponto em que cada aluno é diferente em cada novo ano. As abordagens e as formas de desenvolvimento de cada um é diferente e se for mantida a mesma forma de lecionar o mesmo conteúdo todos os anos, logo será percebido que os métodos estão muito ou totalmente defasados.

O desafio está na adequação ao meio profissional no qual o docente está inserido. Todas as formas de pesquisa de campo buscando conhecer a realidade na qual o ambiente escolar está mergulhado deverão dar os resultados suficientes para o desenvolvimento de técnicas e práticas educacionais. Sempre que se conhece o ambiente e o histórico da região, pode-se chegar a uma discussão que elucide para o aluno que o conhecimento apresentado a ele poderá e deverá ser utilizado em seu meio. Assim podemos verificar a transformação da realidade teórica dos livros na inserção do cotidiano através da prática de tais estudos. Quanto a isto, Libâneo nos explica:

"Essa atitude diz respeito à preocupação em vincular o trabalho que se faz na sala de aula com a vida que os alunos levam fora da escola e com as diferentes capacidades, motivações, formas de aprendizagem de cada um. A diversidade cultural diz respeito, basicamente, à realidade concreta entre as pessoas." LIBÂNEO, p. 42, 1998)

Deste modo fica evidenciada a importância de não apenas estudar a realidade escolar para que seja possível uma melhor compreensão da mesma, mas para que os conhecimentos teóricos possam ser transformados em práticas de vivência dentro desta comunidade.

Há outro aspecto a ser discutido, o professor deve levar em conta a cultura de cada aluno e seu histórico de vida, pois o individuo que ali se encontra buscando conhecimento, possui uma trajetória que não deverá jamais ser descartada. Trata-se portanto de uma reflexão dos valores de cada discente em seu caminho de aprendizagem, valendo-se uma vez mais de Libâneo (1998), podemos seguir sua tese de que devemos levar em consideração vários aspectos, tais como a cor da pele, as classes sociais, as opções sexuais de cada participante da sala de aula.

Considerações finais:

A vida escolar é repleta de organizações maiores e menores dentro de novos organismos maiores e menores que são interligados pelas estâncias de conhecimentos práticos e teóricos nos quais estão mergulhadas as relações. Um professor reflexivo poderá fazer uso do conhecimento obtido através de uma pesquisa de campo para não apenas organizar seu conteúdo programático, mas também se nortear na forma de se relacionar com seu grupo escolar.

Fontes bibliográficas:

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo, Cortez, 2003. (Coleção questões da nossa época; v. 104)

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998. (Coleção questões da nossa época; v. 67)


Autor: Bruno Cardoso


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