A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR



A saúde como um tema transversal, valoriza o significado social dos procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais,  o potencial da educação escolar reside, exatamente, na articulação dos conhecimentos, das atitudes, das aptidões e das práticas que possam ser vivenciadas e compartilhadas com a sociedade, relacionadas às questões da realidade.
O ambiente escolar é o local onde passamos boa parte da vida, e o ser humano por mais cauteloso que seja está vulnerável a acidentes. esta é a realidade das pessoas que convivem no ambiente escolar que poderão passar por situações em que o socorro deve ser imediato, pois nem sempre é possível a chegada da equipe médica de atendimento emergencial. o educador ou aluno poderá obter conhecimento para tomar atitudes imediatas em situações de afogamento, hemorragias,fraturas,luxações,entorses,queimaduras e em partos emergenciais.
Qualquer pessoa poderá ser surpreendida por situações de urgência ou emergência que envolva a integridade física de um amigo, parente, vizinho,colega de trabalho ou até mesmo um desconhecido na rua. Estes conhecimentos trarão subsídios para proporcionar as vítimas um suporte de vida seguro, pois a prestação de socorro, além de um dever moral, é um dever legal e sua recusa constitui crime de omissão de socorro,previsto no artigo 135 do código penal brasileiro.
Este método qualitativo dinamizado em sala de aula, valoriza a vida e contribui para a conscientização do educando, despertando o interesse e a participação aos temas transversais, o que assegura o respeito à vida em sala de aula, onde o lapso temporal entre o momento do acidente e o socorro faz a diferença entre a vida e a morte.


Autor: AUDENICE LIMA


Artigos Relacionados


Homenagem Ao Amigo

Educação Física Escolar

Os Diferentes Tempos Da Vida

O Lúdico Como Forma De Ensino Em Matemática

País De Duas Faces

A Análise De Swot Da Seduc/ma

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica