Filosofia:fator De Transformação



A filosofia é o conhecimento caracterizado por seus conteúdos tratados e temas e como estas variáveis interagem com o modo de viver dos indivíduos. Conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade, tratados em sala de aula, ajudam os alunos a desenvolverem suas próprias percepções, de maneira clara, separando o que é ciência e filosofia, objetivando a praticas de reflexões e em ações transformadoras dos alunos do meio em que vivem. Assim o ideal seria a filosofia já nas primeiras séries, para provocar uma diferenciação nos processos de aprendizagem, deixando os alunos de serem sujeitos passivos do ensino para sujeitos ativos.
Este conhecimento infelizmente só é aplicado no ensino médio o que provoca uma demora na compreensão dos sujeitos enquanto seres sociais e inseridos em um mundo globalizado e de múltiplas possibilidades. Cabe então ao professor de filosofia o desafio de despertar em seus alunos o desejo de obter o conhecimento do mundo real, para então a partir de suas próprias concepções serem o sujeito ativo na obtenção do saber.
Ensinar não é somente depositar conhecimento, e sim desenvolver condições para sua produção, construção e reconstrução.Como professores de filosofia do Ensino Médio devemos apresentar aos educandos a filosofia no processo de encontro com outras disciplinas, utilizando para isto a os conteúdos curriculares , adicionados aos elementos interdisciplinares, compostos também pela didática e a pedagogia, pois nenhum professor pode prescindir destes fundamentos..
A filosofia passa a ser estimulante para os alunos quando têm uma finalidade prática, visível e de grande utilidade,oportunizando uma maior reflexão dos fatos que estão a volta do aluno. Um professor deve avaliar as experiências obtidas pelos alunos fora da sala de aula, e r utilizá-las para debater os assuntos gerando assim um diálogo crítico entre todos, mas nunca deixar que a aula de filosofia se transforme num debate de opiniões vazias, ou ainda cuidar para não deixar a filosofia, ser entendida como "filosofia de vida", como auto-ajuda, ou até mesmo como desabafo. A filosofia no Ensino Médio é representativa, já que resulta na combinação dos conhecimentos, fundamentados no pensamento, na ação, ética, política, artes, técnicas, história, e religião, desenvolvendo assim, um cidadão crítico, alicerçado no conhecimentos filosóficos e cultural

Autor: Regis Machado


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