Desenvolvimento emocional e processo de aprendizagem



Desenvolvimento emocional e processo de aprendizagem

Sana Suzara Veras Boa Sorte

Este trabalho apresenta uma pesquisa analítica da relação homem emoção e aprendizado. Antes de tudo pensar o porquê das mudanças e como elas acontecem. Cada pensador com idéias interligadas ou concluindo o mesmo fato.

Desde a pré-história que o homem cria, a forma de pensar desenvolveu, e as formas aperfeiçoaram. Desta forma pesquisadores curiosos em definir as mudanças ocorridas estudavam os fatos; sociologicamente, psicologicamente, filosoficamente e antropologicamente, bem como apresentar de forma geral as regras de apresentação tornando assim padrão de conduta já existente, mas em mudanças.

Comte, Smith, Marx, Weber, Freud, Piaget, Gestaut, Behaviorismo, Maslow, Vygotsky, Wallon, Picltoal Ristre, Gardner, Golfman, Erikson, iluministas, formularam idéias e mudaram o modo de pensar de um povo. Os construtores estimulados por objetivos mudaram o mundo, e, alunos desde os primórdios até a atualidade preenchem suas vidas com idéias e mudanças de pouco ou grande alcance. 

O interesse é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do intelecto e das transformações, pois para cada resposta necessita de um estimulo e assim se constrói algo. As descobertas, as inovações, teorias e até o aprendizado em sala de aula ou não acontece devido aos estímulos que atuam nas zonas cerebrais correspondentes. 

O amor pelas novidades a vaidade pelo status impulsionado pelo desejo de aprender fez e faz muitos buscarem cada vez mais informações. Todavia, as novidades também são impulsionadoras para que novidades surjam.

Por falar em interesse: O interesse particular às vezes se torna teoria, desde que seguida e aceita por um grupo. Isso se chama comunicação de massa - informação propaganda a um grupo que questiona e acata ou não as idéias.Assim muitos pensadores fizeram a realidade de um país mudar. Um sonho de melhora entalado na garganta fez o Brasil lutar por liberdade.

A Grécia (antiga) mudou sua estrutura varias vezes procurando a perfeição e a melhora do povo, quando contrário houve perdas. O desejo e cobiça pelo saber, a posição de destaque enchia os olhos, mas a estrutura das castas e designações correspondente os impediam de avançar havendo separação por status. Roma (antiga) com o regime fechado mudou sua estrutura através dos conquistados, adaptando e aperfeiçoando em nome do povo; ampliou o império, aprendendo com outros povos, mas como estes dois citados há outros e pessoas que são história.

Em uma conversa informal os estímulos são acionados, enviando mensagem através das sinapses nervosas que são traduzidas pelo cérebro em suas zonas correspondentes. Cada grupo similar de sentidos corresponde a uma área tanto do cérebro, que por sua vez, transforma em ação.

Assim, aconteceu com Tomas Alves Edson inventor, Adão e Eva no paraíso, Maria Curie, além é claro dos caminhos que a força de vontade nos leva, como o ouro um metal preciosismo, as estruturas e técnicas e ciências em busca do bem estar, satisfação pessoal e desejo de mudança.

Mas muitos destes enquanto não encontram esse bem estar entram em um estado de neurose, stress, cansaço mental, insatisfação e até podem desenvolver algumas doenças. São patologias comuns nos grandes centros urbanos que pode ter cura ou não.

As escolas também é um lugar que envolve muitas emoções e constroem realidades, formador de opinião e meio de alienação que deve ser bem orientado. Inserido no material didático deve constar as notícias do dia-a-dia, para ser avalizada, assim a responsabilidade social por parte da instituição será feita.

O desenvolvimento emocional de um ser está ligado diretamente com o mundo que o cerca. As oportunidades fazem o ser, a personalidade pelo imutável e o caráter flexível. Gestalt descreve em sua teoria que a comparação faz parte das transformações e realização, assim como Behaviorismo com a similaridade.

Isso quer dizer que olhando o modo e comportamento dos demais ou individual acontece e é possível equiparar. Precisamos de um modelo de comportamento a seguir. Os hábitos e cultura de um povo são o registro de uma civilização, a comunidade é todo o grupo que faz parte da sociedade. A educação, a política e a religião compõem a sociedade que por sua vez é ditada pela cultura.

Na cultura grega considerados como os precursores no rompimento com o senso comum e com as antigas tradições e misticismo, desenvolvendo uma reflexão ampliada pela busca de conhecimento dando origem a filosofia, geometria e a astronomia.

Mais adiante no tempo comprava se o desenvolvimento intelectual e realizador e até mesmo ambicioso do homem e no homem como durante as grandes navegações, desenvolvimento do comércio e estruturação das cidades. Com o aumento da população, falta de preparo, o comércio e a economia a todo vapor surge às greves com a união dos trabalhadores e pro de melhoras e regulamentação das leis.

O costume em seguir as normas ditadas ou inspiradas por filósofos e pela fé foi quebradas as barreiras, dando lugar a reflexão e busca de um recomeço neste período literariamente do Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo; grandes mudanças no Brasil e no mundo aconteceram e as idéias impulsionando para isso Revoluções sociais.

Alguns filósofos que impulsionaram o movimento artístico e intelectual da época são: Thomas Morus _ analisar a sociedade em suas contradições e visualizar uma maneira de resolvê-las, acreditar que da organização das relações políticas, econômicas e sociais derivam a felicidade do homem e seu bem-estar é, seguramente, o germe do pensamento sociológico, Sociologia: introdução a ciência da sociedade.

Nicolau Maquiavel considerado o fundador da ciência política e, segundo alguns, campo jamais foi superado. Jean Jaques Rousseau e era a favor das leis naturais regulação das relações econômicas e as sociedades seriam construídas com base na vontade livre e nas relações contratuais firmadas entre os homens.

John Loker defendeu a idéia da sociedade resultante da livre associação entre indivíduos dotados de razão e vontade que, como Rossoeau, teria uma base contratual; Adam Smith percebia que a coletividade era muito mais do que a soma dos indivíduos que compõe; Francis Bacon lutava pela busca do novo e retorno a realidade; François Marie Arouel estudioso das transformações sociais e religiosas; Ludwig Feuerbach privilegiava a necessidade humana do pensamento religioso e mágico; Frieddrich Nietzsche por sua vez lutava pela democracia do Império Romano; Charles Montesquieu a igualdade de condições entre indivíduos e sociedade.

Auguste Comte pregava o positivismo; Emile Durkheim da divisão do trabalho social as regras do método sociológico; Marx Weber declara que não há oposição entre indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação; Karl Marx fundador da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional, normatizações econômicas, estudioso em Filosofia a favor do capitalismo teoria principal a mais-valia e Maslow com a teoria das necessidades, ou seja, o homem sempre quer consumir mais. Sendo de grande ajuda como os demais teóricos para o desenvolvimento econômico e social.

Na Antropologia estudiosos já citados acima como Max Weber e Durkheim estudara elementos que julgavam a vida social e decifrando os significados e mecanismos que interligam pensamento e ações. A inteligência distingue-se do instinto por sua flexibilidade, já que as respostas variam de acordo com a situação e também de animal para animal... Portanto, um gesto útil não tem seqüência e não adquire o significado de uma experiência propriamente dita. Segundo Filosofando: Introdução à filosofia de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins.

Assim como Freud que a cada estimulo corresponde a uma resposta sem isso não há ação a sociedade e os que coabitam nela também. Os signos e arquétipos que compõem uma informação Precisam de estímulos e informações para fazer parte da comunicação e de um registro de uma cultura com isso pode se aprender com o fato ou fabula e trabalhar o emocional.

E por falar em emoção! Quem nunca tomou decisões pelo calor das palavras ou mudou de decisão? Então isso se chama alienação. Somos alienados desde o acordar as compras, e como se livrar ou driblar esse mau: A resposta é muito simples; pensar, sentir e agir e nunca seguir a primeira opinião ou as dos demais sem questionar ou querer agradar.

Em um discurso a verdade e aparência são a chave do negócio, mas os recursos e informações sobre a pessoa que fala é muito importante. Para isso ela precisa acreditar e confiar, assim diz, pode persuadi-lo ou conquistá-lo basta saber o que dizer e como. Já a ideologia não é um sonho nem utopia e sim uma meta a segui que levam muitos a cometerem até loucuras, portanto devemos buscar a lógica.

Segundo Augustus de Morgan o objetivo da lógica não é determinar se as conclusões são verdadeiras ou falsas, mas determinar se o que se afirma como conclusões são conclusões; existindo a lógica formal e a material, onde uma determina a forma correta do pensamento e a segunda da aplicação do pensamento que também é chamado de metodologia faz uma transformação.

Podemos visualizar essa questão mais fácil em uma sala de aula: um assunto é apontado, destrinchado e apresentado todos os recursos, então, dedução, indução, analogia, falácias não formais e formais para que haja o entendimento ainda é necessário atenção e predisposição para captar e analisar, assim entendido, pode ser questionado para que se faça parte do interesse da maioria dos filósofos gregos.

Tudo na vida serve de lição. Uma palavra, um olhar, um movimento e até os erros. A partir dessa analise podemos deixar claro que pensar é o começo e que agir não é o fim, mas uma parte.

Impérios e reinos foram construídos e destruídos, cidades se ergueram e decaíram, mas o comum entre elas é a existência de seres pensantes e realizadores. Seguindo ou ditando normas ou sugerindo cada um deles contribui para mais uma construção e o tempo é como se não tivesse passado.

A sociedade em constante mudança, o homem em busca de mais e cada vez surgindo novidades. Tecnologia e criatividade tomam conta da realidade o homem cresce e o aprende quando tem interesse.


Autor: Sana Veras Boa Sorte


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