Administração de Nim e Citronela em Mosca-dos-chifres



O presente estudo teve como propósito, comprovar a eficácia dos controles alternativos a base de receitas de Nim e Citronela, podendo assim apresentar uma alternativa biológica que poderia proporcionar resultados iguais ou até mesmo melhores que os controles químicos.Na experimentação foram usadas 10 vacas adultas da raça Tucura, 10 bezerros da raça Tucura e 10 touros da raça nelore com pastejo regular em pastagens tropicais e naturalmente infestadas por moscas-do-chifre.O experimento foi realizado na Fazenda Apolo, localizada a 30 km de Tangará da Serra - MT - Brasil sentido a Deciolândia – MT. Os animais foram divididos em três grupos, com 10 touros, 10 vacas, 10 bezerros, Os tratamentos (T) foram constituídos por controle negativo (T1) citronela (Cymbopogon nardus), (T2) nim indiano (Azadirachta indica ) por três dias consecutivos.Após analisar a variância, erro padrão e o desvio padrão das médias foi possível concluir que as médias do tratamento com nim tem maior viabilidade do que as médias do tratamento com citronela.As experimentações demonstraram que o extrato de nim produzido pelas folhas, apresentou resultados eficazes quanto à repelência das moscas assim como o extrato de citronela também foi eficaz para afugentar as moscas. Durante o tratamento, ficou visível a diminuição das moscas sendo assim observada a eficácia dos extratos, surtindo efeitos imediatos. O teste utilizado foi o T e o resultado foi significante a nível de 5%.

1. Introdução

Dentre os muitos problemas enfrentados pelos produtores de gado no Brasil, um deles é a mosca-do-chifre (H. irritans), que vem destruindo não só os rebanhos brasileiros como também os rebanhos de vários países da América do sul, da América do norte dentre outros países."Prejuízos anuais à pecuária nacional foram estimados em US$ 150 milhões". (Grisi, 2002).

A Haematobia irritans pode aparecer principalmente em bovinos, mais também pode ser encontrada em ovinos, eqüinos caprinos e caninos. "Quando medidas de controle não são tomadas, a população deste inseto se torna tão abundante que cada animal pode ser atacado por 3.000 até 4.000 moscas."(Valério,1985). Segundo várias bibliografias consultadas esses números podem ser ainda maiores, ocasionando uma intensa irritação ao animal parasitado.

Muitos pesquisadores estimam que essas moscas se alimentem apenas uma vez por dia, e que são necessários aproximadamente um tempo entre dez e vinte minutos para que estes insetos façam sua refeição através da inserção de sua probóscide no corpo do animal.

Nos bovinos a parte mais atacada pelas mosca-dos-chifres é o cupim nos machos e a parte dorsal do lombo das fêmeas, mas, isso não significa que outras partes não podem ser atacadas, quanto mais longe da cauda e da cabeça maior será a manifestação dessas moscas.

Geralmente os animais parasitados se tornam inquietos e agressivos, andando de um lado para outro se esfregando em qualquer arbusto e se debatendo em tocos de árvores na tentativa de se livrar desse inseto. Devido a esses desconfortos causados pela mosca, esses animais tendem a emagrecer, gerando uma perda visível no peso destes indivíduos, e afetando também diretamente na produção de leite e nas atividades reprodutivas. Em algumas fêmeasaltamente infectadas a redução no leite podem chegar a girar em torno de 10 a 20% segundo algumas bibliografias consultadas.

"Nesse contexto, a fitoterapia é considerada uma alternativa importante no controle de parasitas, podendo reduzir os impactos econômicos e ambientais ao uso de pesticidas sintéticos"(Vendrame, 2007).

Acrescenta também a isso um número maior de produtos de origem orgânica produzidos não só no Brasil como também no mundo, gerando alternativas mais eficientes no controle de ectoparasitas, uma vez que o uso de pesticida não é permitido neste tipo de agricultura. È válido lembrar que o uso de produtos fitoterápicos pode elevar a vida útil dos produtos químicos.

Dentre as várias plantas que podem ser usadas no controle biológico de insetos, podemos destacar a citronela (Cymbopogon nardus) e o nim (Azadirachta indica). A citronela é uma planta que pode ser encontrada nas regiões tropicais e subtropicais. Nas suas folhas são encontradas algumas substâncias como citronelal, eugenol, geramiol e limoneno que quando extraídas das folhas através de um óleo podem ser usado como repelentes contra mosquitos e moscas.

O nim também vem se destacando em muitas pesquisas, devido ao seu poder de repelência a insetos de várias espécies e ordens.

"O azadirachtina, que é considerado o mais potente dos liminóides ou tetranortripenóidespresentes no nim, atua na inibição da alimentação dos insetos, afeta o desenvolvimento das larvas e atrasa seu crescimento" (Martinez, 2002, Apud Macedo, 2007). Além disso, ela também pode alterar ou até mesmo reduzir a fertilidade dos insetos adultos, causando diversas anomalias e até mesmo a morte de larvas, ovos e adultos.

É valido lembrar que o nim não mata o inseto imediatamente, mas sim, atua na interrupção de seu desenvolvimento, o que consequentemente afetará na diminuição da população da praga, enquadrando-se assim no conceito de Controle Biológico.

Por sua açãonão ser arrasadora perante os insetos, seus resultados demoram alguns dias para serem percebidos. A azadirachtina é uma substância presente no nim e que pode ser extraida através do óleo, tem um alto poder de inibiçaõ na alimentação e na postura dos ovos dos insetos, além de agir como regulador de crescimento dos mesmos.

Conhecendo a realidade dos problemas enfrentados pelos criadores de bovinos desde a década de 70 quando foi detectado a presença pela primeira vez em Roraima, o presente estudo teve como propósito, comprovar a eficácia dos controles alternativos a base de receitas de Nim e Citronela, podendo assim apresentar uma alternativa biológica que poderia proporcionar resultados iguais ou até mesmo melhores que os controles químicos.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.


Autor: Jessiney Sena


Artigos Relacionados


Equilíbrio Biológico E Prejuízos Para Agricultura

Veranico?

Receitas De Inseticidas Naturais

O Século Xxi

A Matéria Modulada

Controle Biológico

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri