Tecnologia Contexto Social



Tudo que foi criado pelo homem, através de conhecimentos científicos, com o desígnio de facilitar a nossa vida, trata-se de Tecnologia. Alguns exemplos deixam claro essa compreensão: Máquina de lavar, Mala de rodinha, Ferro de passar, Escova de dente, Calculadora, dentre outros que estão ao nosso redor. Embora não seja percebida como tal, mas a Oralidade é um tipo de tecnologia mais utilizada no nosso cotidiano para se expressar idéias e pensamentos.

A tecnologia está presente, freqüentemente, em todos os meios sociais; como nas escolas, nos restaurantes, nas residências, nas festas, e muito mais. O de caráter principal e notável é o Celular e o Computador. Esses são utilizados por todos sem distinção de sexo, cor e idade. Cada vez mais são inseridos na sociedade causando implicações (positivo-negativa), às vezes facilitam, mas também dificultam em algumas situações. Numa entrevista de emprego, por exemplo, aquele que não possui o mínimo domínio no conhecimento de informática já está automaticamente impossibilitado de exercer a função que é oferecida. O poder de exclusão que a tecnologia possui é evidente, principalmente, na área educacional. È exigido que às escolas sejam informatizadas se assim quiserem ser vistas como modernas; dita “do futuro”. Portanto, a instituição que não acompanha a gradativa evolução da tecnologia é vista como obsoleta ou arcaica. Mas, é sabido que nem todo mundo tem oportunidade e está preparado para lhe dar com a tecnologia, mesmo assim, persisti a idéia de que se deve aceitar essa ferramenta e fazer o uso dela de alguma forma.

Na Educação Matemática essa ciência se faz presente no processo de formação do professor, sendo de fato necessária. Essa preparação possibilitará o mesmo de executar com clareza e certeza a tecnologia na sua rotina de trabalho, tornando mais atraente e dinâmica as aulas propostas. Porém, acarreta mais responsabilidade, mais trabalho, mais estresse no convívio diário com os alunos.

Esse recurso torna-se eficiente e reforçador do desenvolvimento quando usado adequadamente dentro dos parâmetros pedagógicos, podendo ser usados na construção de tabuada, games interativos, construção de robôs, visitas a sites de pesquisas e conhecimentos de ensino, e etc. Essas possibilidades são viáveis, mas o uso exagerado do computador para facilitar sempre a execução das tarefas que deveriam ser feitas no papel impossibilita o aluno de desenvolver o raciocínio, além de torná-lo escravo dessa ferramenta.

 


Autor: Roquenildo Almeida II


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