“Why are we losing all our good People” – Um caso da Harvard Business Review de Edward E. Lawler III



Ano 2009

Disciplina:

EAD622 – Gestão de Pessoas

Autor(es):

Augusto Rocha

Professor(a):

Graziella M. Comini

Assunto:

Resumo e análise de "Why are we losing all our good People" – Um caso da Harvard Business Review de Edward E. Lawler III

Resumo

Na Sabiam Parteners, empresa desenvolvedora de projetos imobiliários nos EUA, Mary Donillo, chefe do departamento de RH tenta convencer um bom empregado que está deixando a empresa a mudar de idéia. Infelizmente não consegue isso dele.

Tom Forsythe, o empregado em questão está deixando a atual companhia para um cargo na principal concorrente. O que deixa Donillo ainda mais perplexa com a situação.

Após o ocorrido, Donillo encontra-se com Helen Gasbarian, CEO da empresa, para discutir o assunto. Juntas, tentam entender o ocorrido, mas não conseguem encontrar qualquer justificativa para o problema. Por fim, decidem atentar-se à pesquisa junto aos funcionários.

O que estava por vir agravaria ainda mais o caso. Havia um boato que Adrienne Perle, do departamento de engenharia – muito ligada a Forsythe, também deixaria a empresa. Nessas condições, Gasbarian a promove. Donillo achou a decisão injusta e ficou contrariada por certo tempo, segundo ela, as pessoas deveriam ter as mesmas chances para concorrer ao cargo, mas devido à situação, Perle não precisou competir com ninguém. Após um tempo, Perle relevou a questão.

A princípio os resultados da pesquisa realizada por Donillo só demonstra o que ela já tinha convicção: que a Sabiam é uma ótima empresa para trabalhar, que respeita seus funcionários etc. Entretanto, quando recebe os resultados das pesquisas anônimas percebe que as coisas não são exatamente aquilo que se tinha em mente.

Os funcionários mais jovens não se sentiam plenamente valorizados, e, além disso, muitos outros funcionários reclamaram de deadwoods nos postos de gerenciamento de projetos.

Finalmente, Donillo indagou: "Se ao menos nos dessem respostas sinceras e diretas".

O problema

O real problema da Sabian é que, embora se tenha em mente que a companhia é um ótimo lugar para trabalhar, na verdade, existem pontos obscuros que não são propriamente trabalhados quanto à percepção dos funcionários. Ou seja, existe uma fachada de que tudo está bem quando não está.

Esse é um grande problema já que o mesmo não é visível e está por debaixo dos panos. O que Donillo precisa fazer como chefe de RH, é aprofundar os questionamentos e pesquisas. Principalmente aquelas anônimas, que revelariam de fato o problema.

A verdade é que o maior perigo é ter uma visão distorcida da realidade. Porém, agora que se tem conhecimento de que as coisas não são tão belas quanto a princípio, deve-se cavar e cavar até alcançar uma solução. Simplesmente desejar algo e acreditar no que se imagina torna-se um ato de ignorância e deve ser evitado a todo custo.

Um ponto de partida

Durante a leitura do Caso, é percebida uma leve desmotivação geral dos funcionários, principalmente aqueles ligados às tarefas de maior criatividade. E minha opinião aí está a chave para o motivo da perda de bons funcionários. Funcionários necessários e essenciais para a estratégia de uma empresa desse setor.


Autor: Augusto Rocha


Artigos Relacionados


Pequenos Ajustes Em Sua Empresa Que Fazem A Diferença

Aplicações Do Planejamento Estratégico De Marketing

A Saúde é Caso Sério

O Chão

Aconteceu Comigo...

Dia-a-dia.

Renovar Para Não Morrer