Embate entre Espíritas x católicos.




Você conhece os 8 (OITO) motivos RACIONAIS que desacreditam a TEORIA da re-encarnação ?
Fonte YAHOO PERGUNTAS E RESPOSTAS
08 MOTIVOS RACIONAIS PARA NÃO ACREDITAR NA RE-ENCARNAÇÃO


1. Se a alma humana se reencarna para pagar os pecados cometidos numa vida anterior, deve-se considerar a vida como uma punição, e não como um bem.

YAHOO RESPOSTA 01
Os adversários da reencarnação afirmam erradamente que os espíritos reencarnam apenas para pagar os pecados de uma vida anterior.
Porém, a reencarnação não é só para a expiação de faltas, a qual, sem dúvida, nos faz evoluir, mas também, para que passemos por provas, as quais, igualmente, podem possibilitar a nossa evolução espiritual e moral.


2. Se a alma se reencarna para pagar os pecados de uma vida anterior, dever-se-ia perguntar quando se iniciou esta série de reencarnações. Onde estava o homem quando pecou pela primeira vez? Tinha ele então corpo? Ou era puro espírito? Se tinha corpo, então já estava sendo castigado. Onde pecara antes? Só poderia ter pecado quando ainda era puro espírito. Como foi esse pecado?
YAHOO RESPOSTA 02
Aqueles que acham que a reencarnação é só para pagar pecados de vida anterior, o que já vimos ser falso, querem saber como foi a primeira vida da série das reencarnações?
A primeira vida de um espírito na matéria, na Terra ou em outro planeta, aconteceu porque Deus e o Plano Espiritual quiseram. Em outras palavras, é porque era bom para o espírito encarnante, pois de Deus e do Plano Espiritual sintonizado com Deus só emana o amor. Mas seria também o caso de se perguntar: por que, na metáfora da história de Adão e Eva, Deus quis que os dois começassem sua vida aqui no nosso Planeta Terra?
Questão do LIVRO DOS ESPIRITOS :115 Dentre os Espíritos, alguns foram criados bons e outros maus?
– Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento.Deu a cada um uma missão com o objetivo de esclarecê-los e de fazê-los chegar, progressivamente, à perfeição pelo conhecimento da verdade e para aproximá-los de Si. A felicidade eterna e pura é para os que alcançam essa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhecimentos ao passar pelas provas que a Lei Divina lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais depressa ao objetivo que lhes é destinado. Outros somente as suportam com lamentação e por causa dessa falta permanecem mais tempo afastados da perfeição e da felicidade prometida.

3. Se a reencarnação fosse verdadeira, com o passar dos séculos haveria necessariamente uma diminuição dos seres humanos, pois que, à medida que se aperfeiçoassem, deixariam de se reencarnar. No limite, a humanidade estaria caminhando para a extinção. Ora, tal não acontece. Pelo contrário, a humanidade está crescendo em número. Logo, não existe a reencarnação.
YAHOO RESPOSTA 03
Acontece que o número de espíritos para reencarnar é sempre imensamente maior do que o número de crianças que nascem.
E os espíritos vêm de outros mundos, como os terráqueos vão também para outros mundos.
Ademais, Deus permite que espíritos novos continuem sendo criados. Aliás, isso é também aceito pelos próprios não reencarnacionistas, que acham que os espíritos são criados junto com corpo!

4. Respondem os espíritas que Deus estaria criando continuamente novos espíritos. Mas então, esse Deus criaria sempre novos espíritos em pecado, que precisaria sempre se reencarnar. Jamais cria ele espíritos perfeitos?

YAHOO RESPOSTA 04
Se Deus criasse espíritos já perfeitos, é óbvio, não haveria necessidade de reencarnação. E Deus tem, sim, poder para criar espíritos já perfeitos. Mas Deus criou os espíritos humanos semelhantes a Ele. E, por isso, Ele dotou-os de inteligência e livre-arbítrio, para que eles mesmos, com esses atributos, tornem de fato uma realidade a sua semelhança com Deus, através da sua evolução. Se eles já fossem criados perfeitos, seriam autômatos. E, assim, onde ficaria a sua semelhança com Deus?

5. Se a reencarnação dos espíritos é um castigo para eles, o ter corpo seria um mal para o espírito humano. Ora, ter corpo é necessário para o homem, cuja alma só pode conhecer através do uso dos sentidos. Haveria então uma contradição na natureza humana, o que é um absurdo, porque Deus tudo fez com bondade e ordem.
YAHOO RESPOSTA 05
Outro argumento errôneo dos teólogos, baseado no fato de que a reencarnação é um castigo, é que o espírito ter corpo seria um sofrimento constante para o espírito. Logo haveria uma contradição na criação do homem. E, com esses argumentos exóticos, eles querem dizer que a reencarnação seria contra a bondade e a ordem de Deus! O espírito necessita, sim, do corpo, através do qual se manifesta e evolui, como já foi dito. Mas, se é verdade que o espírito sofre com o corpo, ele tem também felicidade e prazer com o corpo, pois Deus sabe dosar as coisas, fazendo tudo com perfeição e equilíbrio. E Deus sabe tirar do mal o bem! É tão verdade isso, que nós nunca queremos sair do nosso corpo, prorrogando o mais possível o momento do desencarne do espírito!

6. A reencarnação causa uma destruição da caridade. Se uma pessoa nasce em certa situação de necessidade, doente, ou em situação social inferior ou nociva -- como escrava, por exemplo, ou pária – nada se deveria fazer para ajudá-la, porque propiciar-lhe qualquer auxílio seria, de fato, burlar a justiça divina que determinou que ela nascesse em tal situação como justo castigo de seus pecados numa vida anterior. É por isso que na Índia, país em que se crê normalmente na reencarnação, praticamente ninguém se preocupa em auxiliar os infelizes párias. A reencarnação destrói a caridade. Portanto, é falsa.
YAHOO RESPOSTA 06
Os nossos sofrimentos têm a ver, sim, com as nossas falhas ou pecados cometidos anteriormente na própria vida ou numa anterior.
Agora nos não somos os juízes auxiliar as pessoas não é burlar a justiça divina pois, eu não sei se naquele momento eu mesmo não sou o instrumento para auxiliara pessoa.
Na Índia quem eles não auxiliam são os dalitis. Porem a crença deles sobre reencarnação é errônea.

7. A reencarnação causaria uma tendência à imoralidade e não um incentivo à virtude. Com efeito, se sabemos que temos só uma vida e que, ao fim dela, seremos julgados por Deus, procuramos converter-nos antes da morte. Como um aluno que tivesse a possibilidade de fazer milhares de provas de recuperação, para ser promovido, pouco se importaria em perder uma prova - pois poderia facilmente recuperar essa perda em provas futuras - assim também, havendo milhares de reencarnações, o homem seria levado a desleixar seu aprimoramento moral, porque confiaria em recuperar-se no futuro.
YAHOO RESPOSTA 07
A reencarnação dá-nos uma certeza de que nós somos espíritos imortais, pois ela conta hoje com o respaldo de vários segmentos da ciência.

As outras doutrinas deixam-nos pouco crédulos, pois, muitas vezes, são fantasiosas e contraditórias.
Como compatibilizar, por exemplo, a idéia de um inferno, que nunca termina, com o amor e a misericórdia infinitos de Deus?
Como atribuir a Deus a criação e a sustentação do maior mal do Universo?
Como uma falha temporal pode ter uma pena que não termina nunca?
A questão é que se a minha vida futura depende da minha vida atual porque eu não seria mais caridoso, mais benevolente com meus irmão se isto vai me proporcionar uma vida menos atribulada na próxima reencarnação?
Ao contrario se sou egoísta, mal e só quero levar vantagens a próxima vida será dura e penosa para mim.
Portanto não haveria lógica nesta comparação de deixar para a melhora para o futuro.


8. A doutrina da reencarnação conduz necessariamente à idéia gnóstica de que o homem é o redentor de si mesmo. Mas, se assim fosse, cairíamos num dilema:
a. Ou as ofensas feitas a Deus pelo homem não teriam gravidade infinita;

b. Ou o mérito do homem seria de si, infinito.
c.Que a ofensa do homem a Deus tenha gravidade infinita decorre da própria infinitude de Deus.

d.Ora, só Deus pode ter méritos infinitos. Se o homem fosse divino por sua natureza, como se explicaria ser ele capaz de praticar o mal ? Portanto logicamente a doutrina re-encarnacionista é falsa em suas premissas, pois não tem lógica sustentável racionalmente.
YAHOO RESPOSTA 08
Jesus é Redentor nosso, no sentido de que Ele trouxe de Deus para nós as instruções necessárias para que nos salvemos. E, se o Mestre nos ensinou que ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo, como poderia ser o sangue Dele derramado um fator salvífico nosso ou de remissão de nossos pecados?

Colhemos o que tivermos plantado, ensinam isso as escrituras sagradas de todas as religiões. E, para pagarmos tudo até o último centavo, ou seja, para que nos libertemos do pecado, urge que nós nos reencarnemos muitas vezes, pois numa vida só, isso é impossível.
E muito menos nós podemos chegar à nossa perfeição em apenas uma vida, perfeição essa que tem como meta a perfeição do Pai! Por isso a reencarnação é uma verdade inquestionável, teologicamente falando, embora ela prejudique os interesses dos teólogos!
Daí eles combaterem-na. E combatem-na também seus seguidores incautos e inocentes úteis!
É, realmente, através das vidas sucessivas, que nós vamos resgatando as nossas falhas, até o último centavo, como nos ensinou Jesus.
Autor: Francisco Amado


Artigos Relacionados


Melhore Sua ConexÃo Em 20%

Amor/desejo/odio

Diacronização!

A Cura Para Isso

Lacrimando O Sonho

Reflexão De Um Coração Ferido

Gabriela