A nova relação com o saber



Para refletirmos sobre a nova relação com o saber e sobre suas implicações na EAD e a Tutoria online, devemos analisar as mudanças que estão ocorrendo ao nosso redor pois, o Ensino a Distância surgiu para colaborar com os objetivos de ampliação de conhecimentos e não para substituir o ensino presencial. Esta modalidade de ensino vem se solidificando porque democratiza o acesso ao conhecimento e descentraliza o mesmo no tempo e espaço.


A Educação e o Ensino a Distância apoiado na cibercultura, tem o papel de disseminação do conhecimento. Como os conhecimentos e os saberes estão se renovando constantemente e numa velocidade por causa do mundo globalizado, a educação deve acompanhar este desenvolvimento e por isso, Lévy (1999) nos diz que "a primeira constatação envolve a velocidade do surgimento e da renovação dos saberes e do know-how."


Constatamos que o saber é dinâmico porque enquanto trabalhamos aprendemos, transmitimos e produzimos conhecimentos nisso Lévy(1999) afirma que "o que deve ser aprendido não pode mais ser planejado, nem precisamente definido de maneira antecipada." Ele também constatou que "o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas: a memória (bancos de dados, hipertextos, fichários digitais [numéricos] de todas as ordens), a imaginação (simulações), a percepção (sensores digitais, telepresença, realidades virtuais), os raciocínios (inteligência artificial, modelização de fenômenos complexos)" ampliando assim nossas possibilidades de aprendizado.


Diante do exposto o tutor tem o papel de educador e conciliador de conhecimentos. Ele precisa estar atento aos cursistas, de forma que este possa desenvolver suas potencialidades a partir das atividades disponibilizadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Ele deve saber como fazê-los participar dos fóruns e dos chats de forma que os alunos possam trocar os saberes e ampliar seus horizontes, enfim, deve utilizar um "novo estilo de pedagogia que favoreça, ao mesmo tempo, os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede."


O tutor também deve despertar nos alunos o interesse em desempenhar o papel de tutores porque segundo Duran eles "podem oferecer a seus colegas uma ajuda pedagógica de qualidade, pelo fato de terem aprendido recentemente o objetivo didático sobre o qual prestam ajuda e, conseqüentemente, serem muito sensíveis aos pontos em que surgem as dificuldades de aprendizagem."


Além disso, o tutor deve manter os alunos interessados no processo de aprendizagem propiciando o aprendizado coletivo e utilizando de "boas práticas docentes, mas também para criar formatos de interação nos quais os dois alunos aprendam, e não somente o que é tutorado" conforme afirma Duran.


A inserção das novas tecnologias para o Ensino a Distância fez com que esta modalidade desse um salto no que diz respeito a qualidade da Educação, é claro que, nem todos estarão inseridos neste contexto, pois esta modalidade exige do aluno um comprometimento maior e cumprimento de prazos.


Segundo Lévy (1999), a primeira mudança em relação ao saber ocorreu em sociedades anteriores a escrita no qual era carregado pela comunidade – o saber prático. A segunda, após o advento da escrita em que o saber é o próprio livro, já a terceira mudança é um acontecimento posterior ao aparecimento da prensa em que o saber é transferido do livro para a biblioteca e a última mudança é a desterritorização da biblioteca.

 

O Ensino a Distância democratiza a educação porque reduz os custos ampliando a possibilidade de pessoas de várias localidades diferentes participarem de um mesmo curso quebrando barreiras geográficas aumentando a diversidade cultural.


Diante disso, segundo Lévy, o papel do poder público deveria ser: "garantir a cada um uma formação elementar de qualidade, permitir para todos um acesso aberto e gratuito a mediatecas, centros de orientação, documentação e autoformação, a ponto de entrada no ciberespaço, sem negligenciar a indispensável mediação humana do acesso ao conhecimento e regular e animar uma nova economia do conhecimento, na qual cada indivíduo, cada grupo, cada organização sejam considerados como recursos potenciais de aprendizado ao serviço de percursos de formação contínuos e personalizados".


Podemos confirmar isto com a seguinte frase de Lévy que "tanto no plano das infra-estruturas materiais quanto no dos custos de operação, escolas e universidades virtuais custam menos do que as escolas e universidades que ministram em presencial."


Não podemos negar que "o saber não pode mais ser concebido como algo abstrato ou transcendente" como nos indica Lévy e devido a grandiosidade deste projeto não devemos ficar a margem desta revolução que será o ensino na modalidade virtual.



Referências bibliográficas


Duran, Davi. Tutoria entre iguais e aprendizagem cooperativa. In _ Revista Pátio – Ano XI – Nº 41.

Lévy, Pierre. A nova relação com o saber. In__Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

Alava, Séraphin. Uma abordagem pedagógica e midiática do ciberespaço. In _ Revista Pátio – Ano VII – Nº 26.

Lévy, Pierre. Entrevista. In _ Revista Pátio – Ano V – Nº 18.

Figuras extraídas dos sites:

garudaonline.blogspot.com/2008/01/comunidade.html. Acesso em 15/04/09.

houseoflorien.blogs.sapo.pt/32519.html. Acesso em 15/04/09.

br.cellep.com/recursos-biblioteca/. Acesso em 15/04/09.

dadireitofacisa.wordpress.com/.../Acesso em 15/04/09.



Autor: Rosa de Cátia Souza Silva


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