Por que tanta preocupação no século XXI



POR QUE HÁ TANTA PREOCUPAÇÃO NO SÉC. XXI

"QUANTO MAIS O HOMEM PROGRIDE, MAIS NECESSIDADES TEM, O CONJUNTO DE NECESSIDADES GERA PREOCUPAÇÕES E ESTAS REUNIDAS LEVAM O HOMEM À ANGÚSTIA".

O homem de hoje é um ser que vive entre aço, ferro, fogo e máquinas. E entre as máquinas e o tempo o homem se perde no meio.

Acabou-se o tempo em que o homem vivia feliz em seu lar sem tantas preocupações pela vida. Existem pessoas que realmente são felizes, mas não é uma felicidade como os homens de outrora.É que naquele tempo ninguém se preocupava com computador, prédio, automóveis, espaço, oceanos. Ninguém precisava disto, então não havia com o que se preocupar.

As preocupações constantes começaram na idade média, porque apareceram necessidades de comércio, navegação, transportes, material bélico, de pesquisa e outros. Aparecendo necessidades, logo as preocupações também viveram.

E apareceram tantas preocupações que o homem de hoje não vive mais em angústia, mas sim em calamidade. Preocupações constantes vem se caracterizando em todo o mundo. As principais preocupações atuais são: Educação dos filhos, emprego, saúde e alimentação, pesquisa e curiosidade, vida financeira, status, política, mundo misterioso, diversões e outras.

Constantemente há preocupações quanto a educação. E os meios da comunicação lutam desesperadamente para educar, instruir, informar os cidadãos constituindo um dos mais altos níveis educacionais, seja através da escola, rádio, televisão, jornal, revista e outros.

No setor de emprego o homem luta fortemente. Ele precisa do emprego para sobreviver, então ele procura o que mais lhe rende.

Quanto a saúde e alimentação o homem vem se preocupando muito nos últimos tempos. Fundou instituto de previdência, melhorou os medicamentos e a medicina, elaborou vacinas e aprimorou as condições de higiene. A alimentação sadia e saudável foi melhorada pelas grandes quantidades de massas, conservas, carnes, legumes e verduras.

A pesquisa e curiosidade são próprias do homem atual. Foram realizadas pesquisas lunares, interplanetárias, oceanográficas, florestais,minerais e ainda nos setores da vida social. A vida tenta satisfazer a curiosidade, a compreensão do objeto misterioso.

Talvez o que mais angustia o homem atual é a vida financeira e o status social. Todos querem destaque na sociedade. Cada um quer tentar subir de posição e alcançar os mais altos postos sociais.

Os homens ambicionam os cargos políticos atuais, ou os cargos de governos, ou de deputados ou mesmo prefeitos e vereadores. Para o homem que quer subir de posição tanto faz ganhar muito dinheiro como ganhar pouco, não importa. O que importa mesmo é o alto posto, é ser chamado de "O fulano de tal".

No mundo existem muitos mistérios que os homens tentam desvendar. Andam os homens ora em busca de felicidade, ora procurando elixir de longa vida, ou querendo descobrir além da morte os porquês de tudo isto, de todo este universo. Em todos os objetos ou em todas as coisas existentes, há mistérios, se existem mistérios, logicamente haverá sempre quem tenta decifrá-los. Muita coisa o homem decifrou no decorrer dos tempos, porém talvez nem a milionésima coisa do que existe de mistério foi decifrado, quanto mais o que ninguém sabe se existe. Se todos não foram descobertos ou decifrados então as preocupações do homem continuam sempre.

Diversões também começam a gerar problemas:todos os homens no final da semana precisam se divertir um pouco a fim de esquecer os tormentos cotidianos e restabelecer com novas energias para enfrentar a nova semana. Estas diversões podem ser em casa ou nos clubes, nos teatros, nos cinemas, nos passeios, casas de amigos e uma infinidade de outros. Para haver diversões é preciso que alguém cuide dos programas, daí as preocupações. A necessidade de divertir-se passa a ser uma preocupação.

Poderíamos enumerar uma infinidade de necessidades que leva o homem ás preocupações. Ao conjunto pode-se chegar a conclusão de que vem realmente a gerar angústia. Os homens deste século vivem numa angústia grande. Daí que vem maior número de suicidas, de guerras, maldade, egoísmo, tudo porque o homem sente necessidade de melhorar tal e tal coisa para sanar as necessidades, ora se não se consegue, tal problema se torna em uma angústia.


Autor: Henrique Araújo


Artigos Relacionados


Poluição Ambiental

A Dor Que Cura

A Função Da Escola E Da Educação

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Gestão Democrática

O Psiquismo Doente

Educação Física E Qualidade De Vida