Interpretação Ambiental Como Instrumento Educativo E Transformador



A Interpretação Ambiental é bastante antiga. Através de Freedman Tilden, em 1957, dramaturgo e filósofo americano, que visualizou a interpretação como um modelo de comunicação que enfatiza a transferência de idéias e relações, no lugar de fatos, definiu-se a interpretação como uma atividade educacional.

A interpretação da natureza, é uma atividade docente que tem por objetivo revelar significados, relações e fenômenos naturais utilizando experiências práticas e meios interpretativos. Torna-se deste modo também, uma forma de levar as pessoas a apreciarem e entenderem a natureza, cooperando na sua conservação; trata-se de uma atividade educativa que objetiva confundir recreação e educação, de modo que aconteça sem o envolvido perceber.

A meta da Interpretação/Educação Ambiental é melhorar o manejo dos recursos naturais e reduzir os danos ao meio ambiente. Busca-se desta forma desenvolver a consciência acerca do valor dos recursos naturais e de seus processos ecológicos; mostrando à população o que ameaça o bem estar do ambiente e como contribuir na melhora de seu manejo. Para promover mudanças nas formas de uso do meio ambiente se faz necessário perceber estes fatos, que tornam a Educação Ambiental uma ferramenta diferenciada das demais instruções.

Através dos Programas de Educação e Interpretação, poderão ser minimizados os conflitos de interesse, com a participação da comunidade na conservação da área e seu entorno, passando a ser compreendida e defendida por indivíduos ecologicamente conscientizados, tornando-se uma maneira efetiva de fortalecê-la e torná-la sustentável. Para o desenvolvimento das possibilidades interpretativas podem ser utilizados vários meios com diversificados métodos e técnicas. Entre alguns destes meios tem-se o centro de visitantes, o quiosque de informações, pequenos museus, exposições marginais, painéis descritivos, letreiros e/ou trilhas interpretativas.

As trilhas interpretativas quando bem construídas e devidamente mantidas protegem o ambiente do impacto de uso, conferem segurança e conforto aos visitantes e desempenham papel significativo na impressão que o visitante terá da área despertando o interesse para a conservação.

As atividades de ensino formais entendidas como aquelas realizadas durante o horário escolar e em sala de aula, muitas vezes não fornecem a formação de conceitos ecológicos, devido a situação artificial em que se encontram. Abordar conteúdos durante uma caminhada em áreas naturais pode tornar-se atraente e produtivo para o educando e uma experiência inovadora para docentes, pois facilita a compreensão de conceitos, fenômenos e relações, aproximando-as da realidade que os cerca.

A Interpretação Ambiental oferece alternativas que facilitam a conexão das pessoas com o lugar e quando bem planejadas e praticadas, se tornam um eficaz instrumento para o plano de manejo, contribuindo para seu fortalecimento. Porém, não existem fórmulas prontas para a adequação dos programas educativos/interpretativos; as orientações existentes auxiliam muito nas tomadas de decisão, que cada local deve adequar-se, conforme suas necessidades.
Autor: graciela tonin


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