ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – COMO FAZER ?
Gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, o controle e a análise das atividades econômicas e financeiras da empresa. O principal objetivo é melhorar os resultados obtidos e aumentar o valor do patrimônio através da geração de lucro.
Uma adequada gestão financeira, compreende:
- Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados.
- Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos, previstos e realizados.
- Controlar o movimento de caixa e bancos.
- Classificar, adequadamente, custos e despesas.
- Definir a retirada dos sócios.
- Fazer previsão de compras e de vendas.
- Elaborar, mensalmente, a Estrutura de Resultados.
- Elaborar e acompanhar, mensalmente, a evolução do patrimônio da empresa, identificando sua lucratividade e rentabilidade.
Uma correta administração financeira permite que se conheça, prontamente, a situação da empresa, permitindo ações corretivas. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.
A falta de uma administração financeira adequada pode causar muitos problemas, ressaltamos alguns:
- Falta de informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e a pagar, volume das despesas fixas e financeiras.
- Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo por não elaborar o demonstrativo de resultados;
- Não calcular corretamente o preço de venda, porque não são identificados corretamente seus custos e despesas;
- Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque não é elaborado um fluxo de caixa;
- Falta de informação sobre rentabilidade da empresa por não ser feito um acompanhamento patrimonial;
- Pró-labore incompatível com a capacidade da empresa;
- Desconhecimento do ciclo financeiro de suas operações;
- Ausência de um adequado planejamento financeiro por informações incorretas ou incompletas.
A existência de um ou mais destes problemas denota que a empresa não está fazendo uma administração financeira adequada. Avalie seus registros, controles e informações; reveja seu planejamento e bons lucros.
Sivaldo Dal-Ry
Consultor Empresarial
DAL RY Assessoria, Consultoria & Treinamento
43 9109-5345 - Londrina - Pr
Autor: Sivaldo Dal-Ry
Artigos Relacionados
Eu Sou (poesia)
Por Você
Escrever é Escrever...
Tudo Tem Um Preço
Solidão (poesias E Poemas)
Nostalgia (poesia)
A Ti, Meu Amigo,