Ensino da Música nas Escolas Regulares em Belém e o Processo de Inclusão Social: Tendências e Desafios



A educação através da arte é, na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo, total, dentro dos moldes do pensamento idealista democrático. Valorizando no ser humano os aspectos intelectuais, morais e estéticos, procura despertar sua consciência individual, harmonizada ao grupo social ao qual pertence.

A inclusão social a democratização através das artes como meio de valorização do potencial artístico do aluno deficiente proveniente dos grupos familiares mais abastados aos de baixa renda. Em busca de identificar os métodos que mais se aproximam da aprendizagem dos alunos.

São muitos os problemas enfrentados pela área de educação musical. Dentre eles, considero como os de maior importância a falta de sistematização do ensino de música nas escolas de ensino fundamental, e o desconhecimento do valor da educação musical como disciplina integrante do currículo escolar.

Para o professor Koellreutter (1998: 40-41), "a função da arte varia de acordo com as intenções da sociedade. Porque o sistema social, o sistema de convivência inter-humana, é governado pelo esquema de condições econômicas. (...) Na nossa sociedade, o conceito de 'arte representativa', como objeto de ornamentação de uma classe social privilegiada, como um 'status-símbolo' na vida privada de uma elite social não envolvente, não é mais relevante."

Valores atribuídos à música sofreram modificações, alterando concepções de ensino e exercendo influência sobre o conteúdo a ser ensinado. Presente em diferentes épocas e sociedades, e em diversos contextos da educação escolar, é possível perceber que os valores são subjacentes a cada tipo de sociedade, a qual se incumbe de estruturá-los e legitimá-los.

A conquista, da inserção social e escolar, vem se dando de maneira lenta e gradativa ganhando maior amplitude em função dos movimentos de luta, a exemplo da Rede Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, que surgiu durante a Campanha Anual de Direitos Humanos, realizada em 2004, que teve como tema, o direito à educação inclusiva.

Tendo como objetivos, o fortalecimento da luta em defesa de uma educação que cumpra seu caráter público, universal e de qualidade para todos e a articulação nacional de instituições, movimentos sociais e pessoas que lutam pela educação inclusiva. Tais movimentos trabalham em prol da igualdade de direitos e o ideário da garantia de educação para todos, atrelados, a documentos como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB que subsidiam o movimento de inclusão.

Estes documentos almejam oportunizar igualdades de acesso e permanência nas diversas esferas da sociedade a todas as pessoas, inclusive as com necessidades especiais. Entretanto, o grande impasse no Brasil para a efetivação da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular decorre, principalmente, da falta de articulação das diversas instâncias da sociedade, em relação à elaboração do projeto de educação inclusiva, uma vez que:

Em vez de se constituir como um movimento gradativo de decisões conjuntas entre pais e educadores, com imediata reversão em ações de implementação e adaptação das escolas e dos professores na direção do projeto inclusivo, ocorreu um movimento deslocado das bases para o topo. (BEYER, 2006, p.8)

A sistematização será realizada tendo como referencial Bayer (2006), Carvalho (2000 e 2004), dentre outros, a exemplo da LDB, que discute a inclusão escolar.

Sendo assim, a efetivação da inclusão escolar no Brasil, não se deu de maneira estruturada, pois nem mesmos os professores, "atores" principais para que a inclusão escolar seja realizada com sucesso, não foram preparados para assumir as novas competências necessárias frente ao paradigma da inclusão. É sem dúvida alguma, e comprovado, através de pesquisas, a exemplos da realizada pelo MEC que, a inserção do aluno com necessidades educativas especiais no universo da escola de ensino regular aumentou nos últimos anos, por outro lado, a escolarização, o aprendizado de fato destes alunos, ainda não corresponde aos objetivos do projeto da educação inclusiva, muito embora, a socialização, os vínculos afetivos, o respeito e a solidariedade sejam pontos alcançados de forma positiva.

É importante salientar que, a inclusão de fato só acontece quando há o atendimento de todas as necessidades e particularidade de cada aluno, não se restringindo apenas, a inserção física na escola de ensino regular, mas por meio de uma mobilização muito mais complexa de todos os membros da escola e da própria sociedade e não apenas dos professores.
Autor: Glads Silva C Pantoja


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