PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES ACERCA DO SEU AMBIENTE DE TRABALHO: um estudo de caso



A Pesquisa de Clima Organizacional – PCO é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim detectar os principais "pontos críticos" e melhorar o ambiente de trabalho. Contudo, este contexto na ótica regional muitas vezes não é dado tal relevância, observando que em diversas empresas o baixo grau de satisfação e motivação das pessoas nas organizações afetando o comportamento delas levando a baixa na produtividade e desta forma, comprometendo os negócios das empresas.

A investigação sobre a temática é relevante, pois diz respeito ao núcleo importante das organizações, que é a satisfação e a eficiência dos colaboradores, que resultam no reflexo do comportamento organizacional nas instituições que tanto almejam objetivos, lucros e metas. Com este estudo pretendeu-se contribuir para ações e reflexões posteriores, inclusive para ser utilizado como fonte de pesquisa para a Instituição que foi medida o clima organizacional, para que a mesma possa atuar junto à realidade acusada nas pesquisas.

A partir do levantamento bibliográfico e das aplicações dos questionários, pretendeu-se estudar o clima organizacional na empresa Gráfica e Editora Tiagão, bem como quais fatores contribuem para a problemática e, ainda, que planos de ação são/serão utilizados para a realidade, pois no dia-a-dia das organizações podem-se encontrar manifestações dos empregados que "sinalizam" se o clima vai bem ou mal, sinais esses que não levam a variação do clima, mas servem de alerta para perceber que algo não está bem.

1 ASPECTO GERAL DO CLIMA ORGANIZACIONAL

As organizações estão sempre á procura de qualidade e produtividade, flexibilidade e agilidade mas isto, só ocorre se houver comprometimento e motivação dos indivíduos em determinada tarefa. Entretanto, e essencial que essas organizações criem um ambiente propício, que permita que as pessoas e as organizações atinjam o objetivo em comum. Por isso, o clima organizacional vem sinalizar o "bom" ou "mal" andamento de uma organização para satisfazer as necessidades dos membros de uma empresa e, fazer com que seus comportamentos sejam motivados e gere lucros e bom relacionamento no ambiente interno.

Segundo D. J. Champion (2009, pp.06), citado na Cartilhada Mineração Rio do Norte pode-se definir clima organizacional:

"como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho , embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não tem a mesma percepção, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela a qual as pessoas ou grupo se relacionam com o ambiente de trabalho".

1.1 Conceito de Clima Organizacional

O clima organizacional refere-se a maneira como uma organização é percebida e vivenciada pelos componentes de determinada organização, que ira interferir no comportamento dos mesmos. Segundo Luz (1999), o clima organizacional é "afetado pelos conflitos e pelos fatores positivos e negativos que ocorrem no ambiente de trabalho".

Sendo assim, o clima organizacional consiste naquilo que os indivíduos denominam "ambiente de trabalho", o qual abrange a relação entre empresa e seus colaboradores, formando o clima humano das organizações.

1.2 Elementos Chave para se estabelecer o clima organizacional:

Existem sete elementos-chaves que promovem o clima organizacional:

-Conformismo: os membros de uma organização devem adaptar-se as regras impostas por uma organização, em vez de realizarem seu trabalho da forma como gostam de fazê-lo.

-Responsabilidade: tornar-se importante dar responsabilidade pessoal aos componentes da organização para que este possa alcançar os objetivos da mesma , o que faz com que tenham maior poder de decisão e consigam resolver seus problemas, sem ter que se preocupar com seus superiores.

-Padrões: a organização define objetivos para seus membros, para que eles tenham comprometimento com tais.

-Recompensas: os membros de uma organização devem se sentirem valorizados e recompensados pelo seu trabalho e, não desvalorizados quando algum erro ocorre.

-Clareza Organizacional: uma organização deve explicitar de forma organizada e clara os objetivos da empresa.

-Calor e Apoio: é importante que haja confiança e bons relacionamentos entre os membros de uma organização.

-Liderança: e preciso que os membros aceitem a liderança que outras pessoas possam vir a ter, pois estas podem estar mais qualificadas para assumi-las.

Contudo, as organizações devem está atenta aos indicadores que alertam o bom andamento ou a variação do clima como: a rotatividade elevada dos colaboradores, excessivo número de faltas e atrasos, conflitos interpessoais entre os setores, baixa qualidade e ineficiência dos trabalhos e baixa produtividade decorrente do estado de ânimo e apatia do empregado em relação à empresa, pois esses sinais podem significar a existência de insatisfação com a empresa, um baixo comprometimento, no qual, a intensidade desses sinalizadores, muitas vezes, pode determinar se o clima da organização é tenso ou agradável.

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Autor: André Luiz Machado das Neves


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