O cansaço da existência



Todos os dias lemos, vemos, ouvimos milhares,milhões de opiniões de teorias ditas cientificas, religiosas ou não.E essa realidade se torna a cada instante mais sem sentido. Sem nos mostrar algo que valha o preço que  se tem que pagar a cada dia a cada hora, a cada minuto ou segundo.Lógico que não gostamos ou queremos falar sobre isso! Mas lá no intimo sabemos que não pedimos para ter essa consciencia de momento e temos que ter, temos que pagar o preço da subistencia em todos os sentidos. Quer em ganhar o material para manter o corpo , intelectual, emocional, etc, .A sociedade nos cobra um preço de algo que não criamos diretamente que as vezes nem concordamos. Com a maioria das leis, das culturas, ou de qualquer coisa que o valha.
Vamos nos arrastando nesse mundo e não temos escolha porque a única escollha que nos resta é o suicidio, mas temos medo.Os motivos desse medo são os mais variados: deixar de existir? e existimos de fato?A dor? E a própria vida não é uma dor em multiplas facetas as mais crueis. Se formos pensar na trajetoria aqui. A esperança de uma outra vida? Haverá algo mais sem sentido acreditarmos que um corpo que apodrece e não fica nada pode continuar de alguma forma, modo a existir?Se formos pensar nos postos sociais, nas posições de mando, de importancia de poder social, politico, religioso.Sim encontraremos algumas compensações que por momentos parecerão que vale a pena! A pena? O quê?Somos apenas a carne, o sangue, os ossos e algumas idéias na cabeça que na maioria das vezes só nos fazem acumular obrigações que tornarm essa existencia a cada instante mais pesada.
A idiotice de nossos conceitos e pré-conceitos,de nossas crenças,de nossas associações,de nossa crencça de que somos alguma coisa.São apenas fugas de uma realidade que não podemos fugir,a realidade do sem sentido,da escravidão,da imposição natural.Não determinamos nada de definitivo e se não determinamos,qual o sentido de todas as outras pretensas determinações?Sobre o brinquedo do destino e um destino que goza com nossas ilusões de sabedoria,de conhecimento,de ciencia.
Assim caminhamos para o nada que na verdade é o reflexo do movimento do devir.Somos apenas a motivação do não-ser.Melhor seria não termos consciencia. Melhor seria saber não sermos,pois não temos culpa de não-ser e temos que pagar um alto preço por estarmos.


Autor: José Carvalho


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

O Não Sentido Do Existir Humano

SolidÃo...

Canção Social

Palavras Ocultas

Brasil, Dilema De Um Povo Esquecido

Via LÁctea (poesia)