3 Motivos Para Não Fazer Um Credito Consolidado



O credito consolidado tem  experimentado um aumento de procura considerável nos últimos tempos no nosso pais, mas será que quem procura esta solução conhece e  investigou profundamente  as suas desvantagens? O credito consolidado poderá ser uma solução  efectivamente vantajosa para quem está numa situação financeira complicada difícil, mas convém ter em mente que também acarreta os seguintes transtornos:

1-    Pagar  muito dinheiro em  juros. Ao  reunir os seus créditos de curto prazo a um de longo prazo (como o da habitação)   naturalmente irá pagar muito menos mensalmente, mas lembre-se que irá andar a pagar o seu crédito das férias e do automóvel até daqui a muitos anos, provavelmente 20, 30 ou mais anos,  conforme o prazo do seu crédito á habitação. No fim irá pagar várias vezes o dinheiro que pediu emprestado devido ao prazo tão  prorrogado que escolheu.

2-    Penalização por antecipação. Como em quase todos os créditos se quiser em dada altura da sua vida amortizar parte da divida poderá ser penalizado por isso. Se num crédito de curta duração isso possa ser pouco mais que  chato e, para não ser penalizado,  aguardar que o empréstimo  chegue ao fim, num crédito consolidado, que  usualmente se  estende por dezenas de anos, poderá ser uma situação bastante  nefasta , pois teremos que viver com a divida até ao fim, a não ser que estejamos dispostos a pagar uma  desmerecida penalização.

3-    Redução pouco  expressiva caso não se  detenha hipoteca.  Se não tiver uma casa para dar como garantia, a sua redução na prestação poderá ser pouco expressiva e  desinteressante, apenas  transformando a sua situação de endividamento pior.

Conclusão: Apenas deverá optar por uma solução deste tipo caso não consiga mesmo pagar os suas prestações actuais. Esta solução apesar de tornar a sua situação actual muito mais fácil,  fará com que fique endividado muito mais tempo, e quanto mais tempo estiver endividado, mais juros terá que  reembolsar e mais hipóteses terá de não conseguir pagar a prestação e  arruinar  tudo o que já pagou.
Autor: John Crawford


Artigos Relacionados


No Vale Terá Tura

Maior LiÇÃo De Vida

SolidÃo...

TraÇos De Um Povo

Moradores Do Tempo

Faces

Crédito Consolidado: As Desvantagens São Pouco Publicadas