Engenharia Clínica: Um Passo Rumo à Acreditação Hospitalar



Em função dos avanços tecnológicos e do rápido crescimento do número e valor dos equipamentos médicos nas instituições de saúde, surgiu a Engenharia Clínica, responsável pelo gerenciamento dos recursos tecnológicos e da utilização mais adequada dos aparelhos dentro da instituição hospitalar.

Dentro desse novo panorama surge a necessidade de um sistema integrado inteligente, que seja responsável por realizar a gestão desse parque tecnológico, visando à qualidade dos serviços médicos prestados. Uma ferramenta como esta pode conferir à engenharia clínica uma função absolutamente relevante e estratégica no desempenho global de uma unidade hospitalar, permitindo o acompanhamento de todo o ciclo de vida da tecnologia, incluindo processo de aquisição, recebimento, testes de aceitação, calibração e também custos de manutenção.

Assim como todas as áreas dentro de um hospital, a engenharia clínica também é avaliada quando se trata do processo de Acreditação Hospitalar. O Sistema de Engenharia Clínica oferecido pela Wareline visa auxiliar nossos clientes no processo de acreditação preconizada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, órgão ligado ao Ministério da Saúde, que possui um Manual Brasileiro de Acreditação que define normas a serem seguidas no setor.

A experiência adquirida pela Wareline em seus mais de 230 clientes é um grande facilitador aos hospitais que pretendem ser acreditados seja no nível 1, 2 ou 3, ou seja, Acreditada, Acreditada Plena e Acreditada com Excelência, respectivamente.


Autor: Carla Akl


Artigos Relacionados


Avaliação Da Eficácia Da Limpeza De Artigo Médico-hospitalar De Uso Permanente – Fleboextrator – Após Contaminação Artificial

Recursos Produtivos / Cadeias De Suprimentos

Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!

O Perfil Do Administrador Hospitalar Na Rede PÚblica Municipal De SaÚde De SÃo LuÍs - Ma

Filiperson Investe No Ti Verde

Virtualização: Bons Negócios Por Trás De Um Conceito

Caso De Vibração - Como Evitar Uma Conta De R$300.000,00 - Vibração Excessiva No Gerador