Uma Educação Utópica?



Como podemos ver, nossa educação por vários motivos direciona seu foco para um desenvolvimento mecânico do individuo, onde o educado não tem a possibilidade de ser formado psicologicamente como um ser critico, onde esse discutira não apenas um tema pré-estabelecido, mas sim todos os temas que lhe vier instigar em seu cotidiano.

Fala-se muito em mudar esta situação em que a educação se encontra, mas como é possível uma mudança se nossa educação está impregnada de resquícios de um ensino ditatorial, em que os alunos servem de "vasilhas de informação"(FREIRE, Pedagogia do Oprimido), onde os professores cada vez mais carregados de tarefas extraclasses já não tem tempo para se dedicar a uma educação plena, uma educação que se preocupe em trazer o educando para refletir sobre a sociedade em que vive, o que podemos ver hoje em dia são muitos "professores" meramente capitalistas, que buscam incessantemente estatos financeiros em detrimento de seus alunos.

Isso faz com que esses educandos têm seu desenvolvimento intelectual grandemente afetado, fatos esses inadmissíveis, que nenhum educando pode aceitar. Onde está visão desses professores altamente "capitalista" que tinham como ideal uma transformação da sociedade através de uma "educação libertadora" (FREIRE, Pedagogia do Oprimido), será que foi esmagado por classes dominadoras de nossa sociedade, por que para estes, o que interessa é a ignorância do povo, que se torna mais fácil de se manipular.

Os professores têm em suas mãos o poder de transformar a vida de cada aluno não em relação financeira, mas sim em um desenvolvimento psico-intelectual. Não escrevo para criticar nenhuma classe de profissionais e suas ações enquanto manipuladores da aprendizagem, mas escrevo para poder alcançar profissionais que ultilizavam-se da educação para melhorar a vida de muitas pessoas, mas que por algum motivo deixaram de fazê-lo assim. Que estes possam resgatar a "chama" que ardia em seus corações de mudar a historia da sociedade, talvez seria uma tendência utópica querer transformar todo o mundo, mas um fato é certo, podem fazer a diferença em nosso próprio bairro, em suas salas de aula, transformando educando-espectadores em educando-participadores, tornando assim, os alunos cada vez mais curiosos pelo conhecimento, pelas matérias do dia-dia.

O que precisamos e de uma educação preocupada com o desenvolvimento humano em suas variadas esferas de sua vida, uma educação que formem pessoas capacitadas de discutir sua própria existência, ultrapassar barreiras como a falta de perspectiva de futuro, para que o aluno crie metas a serem alcançadas e superadas no curso de sua vivencia, que tenham consciência que só podemos mudar a sociedade se começar-mos por nós mesmos.


Autor: jedielson nogueira


Artigos Relacionados


A Função Da Escola E Da Educação

EducaÇÃo De Dentro Pra Fora

Ação Planejar Na Educação

Um Breve Comentário Sobre: A Pedagogia Da Esperança - Paulo Freire

Educação Física Escolar

O Papel Do Professor De Educação Física Na Escola

Educador: Mais Que Uma Profissão Uma Eterna Aprendizagem