O Confronto - SAMUEL 12



SAMUEL 12

"... O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha.

Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto.

E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele?

A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás..." 2º Samuel 12:1 a 13.

VOCÊ TEM ANDADO NA LUZ?

Vemos nesse relato algo que muitas vezes se assemelha com os nossos dias e com nossas próprias vidas.

O rei Davi havia cometido um pecado, que não havia sido confessado, esse pecado estava pendente tanto no mundo espiritual como em sua própria vida, ou seja: Davi nesse momento estava na escuridão, não estava na Luz "... Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." 1º Pedro 2:9 e sabemos que satanás é o pai das trevas e Cristo o Pai das Luzes.

Você tem algo em sua vida que ainda está nas trevas, no escuro, escondido de todos, mas aos olhos nus de satanás e de Deus? Às vezes aquele sentimento ou pensamento de maledicência, ódio, amargura, inveja, indignação, prostituição, vicio, adultério... ? Ou você pode dizer diante de Deus e de satanás que você está na Luz? Quando escondemos nossos pecados e deixamo-los ocultos e escondidos no escuro, estamos deixando nossas vidas nas trevas, porque satanás é o pai das trevas. "... Porque tu o fizeste em oculto,..." 2º Samuel 12:12a "...Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado..." Marcos 4:22 Quando trazemos nossas fraquezas, falhas e pecados para a Luz, estamos levando nossas vidas aos Pés do Senhor Jesus que é bondoso e misericordioso "... Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre..." Salmos 100:5 a "...Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça..." 1ª João 1:9 , precisamos trazer para a Luz, porque Jesus é o Pai das luzes ! O grande problema é q as pessoas acham que pecar hoje em dia não tem nenhum problema, e que se deixarem como está, ta tudo certo e vamos pra frente, isso é um engano porque "...nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus..." 2º Cor.4:4, devemos acertar as coisas e não deixar nenhuma pendência em nossas vidas ,porque é justamente essa questão O PECADO que nos afasta de Deus "...Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça..." Isaias 59:2.

O CONFRONTO

Então, disse Natã a Davi: "... Tu és o homem..." 2º Samuel 12:7a
Quando somos confrontados temos duas opções de reação:

1 – Dizer que não é conosco e que não sabemos de nada... Ou:
2 – Reconhecer o erro e darmos lugar a Luz de Cristo em nossas vidas, assim como fez o rei Davi "... Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR..." 2º Samuel 12:13a

Perceba que quando Davi reconhece o erro e confessa o seu pecado ao Profeta Natã, trazendo-o a luz, automaticamente vem à restauração de Deus sobre sua vida "... Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás..." 2º Samuel 12:13b.

"... Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo..." Tiago 5:16. Procure um profeta Natã (Pastor, Líder, Discipulador, irmão em Cristo) uma pessoa de confiança para você poder expor e compartilhar suas dificuldades, trazendo a luz seus pecados. Pedindo perdão para quem for necessário, por mais ridículo que você pense que seja. É muito mais fácil vencer o pecado quando temos alguém orando junto conosco, nos ajudando em oração e nos perdoando em nome de Jesus!

Que nós possamos dia após dia, trazer o nosso namoro / casamento, nosso ministério e nossa vida toda por completo a Luz, andando na Luz, buscando uma vida em santidade sem pendências e nada em oculto, para que nós possamos andar em vitória! No amor de Cristo.

[email protected].

Comunidades cristâ missão mundial.


Autor: Fagner januario mano


Artigos Relacionados


Mensagens - É Doce Liberar PerdÃo...

Confessando Pecados

Beijos Na Bíblia

A Justiça Do Reino De Deus

Sobre Homossexualismo, Você Sabia?

Onde Você Tem Depositado A Sua Confiança?

Doe Amor!!!