A INCLUSÃO E A QUESTÃO AMBIENTAL



Milhões de crianças, no mundo, sofrem de algum grau de deficiência mental, física ou sensorial. Elas vivem em condições de desvantagem na sociedade, muitas vezes em situações desumanas, devido à existência de barreiras físicas e sociais. Uma das formas para se vencer algumas dessas barreiras, seria a inclusão da criança na escola. A inclusão permitiria várias vantagens não só para o deficiente, mas também para os professores, alunos e funcionários da escola.

Há a necessidade de um estudo mais detalhado sobre o que é ser deficiente, do processo da inclusão e dos problemas que sofrem os portadores de necessidades especiais. Mas a inclusão não deve apenas estar limitada ao acesso ao ambiente escolar, ela deve ter o acesso ao transporte inclusivo, ao lazer inclusivo, ao esporte inclusivo e à sociedade inclusiva. Além da importância da inclusão do deficiente na sociedade, há a necessidade da criança estar em contato com o meio ambiente. Toda a pessoa tem o direito de freqüentar um ambiente saudável, sustentável e equilibrado. O deficiente deve conhecer a riqueza e os problemas que estão ocorrendo com os ecossistemas brasileiros. O Brasil é um país rico em biodiversidade da fauna e da flora, contudo, poucos cidadãos brasileiros têm contato com a Natureza.

O futuro das pessoas portadoras de deficiências depende do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O educador democrático deve reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade e sua insubmissão. É importante desenvolver os princípios de respeito, liberdade e solidariedade aos seres humanos e também aos demais seres vivos que habitam a mesma casa, o planeta Terra.
Autor: LUIZ ARRAIS


Artigos Relacionados


Organização Da Educação

Educação Especial: Inclusão, Integração E Respeito

Educação Especial: O Grande Desafio Do Sistema Educacional Brasileiro.

A Criança E A Síndrome De Down

Educação Especial Na Perspectiva Historica, Social E Psicologica

A Função Da Escola E Da Educação

Práticas Inclusivas