Alexander Romanovich Luria (Russo: Алекса́ндр Рома́нович Лу́рия; 16 de julho de 1902 - 14 de agosto de



Aleksander Luria

 

“...a palavra não é somente o instrumento do conhecimento, é também o meio de regulação dos processos psíquicos superiores”.
(Luria)

 

Alexander Romanovich Luria (Russo: Алекса́ндр Рома́нович Лу́рия; 16 de julho de 1902 - 14 de agosto de 1977)

 

Famoso neuropsicólogo soviético especialista em psicologia do desenvolvimento. Foi um dos fundadores de psicologia cultural-histórica onde se inclui o estudo das noções de causalidade e pensamento lógico – conceitual da atividade teórica enquanto função do sistema nervoso central.

 

SISTEMAS DE LURIA

§Aleksander Luria (1981) – Neuropsicólogo Sociviético. Teoriza que a cognição e o comportamento humano é resultado da interação de três unidades funcionais complexas e plásticas, que não podem ser localizados em áreas específicas.

§Crítica aos localizacionistas.

§Luria gera uma Localização Dinâmica das Funções.

 

Luria, Vygotsky

§Em 1924, Luria conheceu Lev Vygotsky (1896-1934) que grandemente o influenciaria. Junto com Alexei Nikolaievich Leontiev (1904-1979), estes três psicólogos lançaram um projeto de desenvolver uma psicologia radicalmente nova. Esta aproximação inter - relacionou “análises “culturais” e ”históricas", à "psicologia instrumental" usualmente conhecida, em nossos dias, como psicologia cultural-histórica. Enfatiza o papel mediador da cultura, particularmente da linguagem, no desenvolvimento de funções mentais superiores na ontogênese(origem e desenvolvimento) e filogênese(origem=gene).

A Organização Neurológica

§processo dinâmico e complexo, mas natural, que leva à uma maturação do Sistema Nervoso Central, tornando o indivíduo apto a cumprir o seu potencial genético, ou seja, pronto para adquirir todas as suas capacidades, incluindo a locomoção, a linguagem e o pensamento   (andar/falar/pensar). Esta Organização Neurológica, que nada mais é do que o próprio Desenvolvimento Ontogenético ,consiste nas fases do desenvolvimento natural do Ser Humano (rolar, rastejar, engatinhar, etc.), que são significativamente importantes na definição do esquema corporal e da lateralidade (maturação do próprio Sistema Nervoso Central), tornando o indivíduo apto a dominar seu corpo no espaço, isto é, a poder fazer todos os movimentos que quiser, voluntários e involuntários.

Organização Neurofuncional

§Organização onde cada ação caberia a todo um sistema, e não somente a um determinado ponto ou grupo de células. Logo uma mesma ação poderia ser executada de diversas formas.

Produtos da Atividade Cerebral

§as funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral;

 

§o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais  desenvolvem-se num processo histórico;

§a relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos;

 

§O cérebro é um sistema aberto, de grande plasticidade (é social), cuja estrutura e modos de funcionamento são modificados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual.

 

§O homem transforma-se de biológico em sócio-histórico, mediado pela cultura.

 

§O desenvolvimento psicológico, particularmente no que se refere às funções psicológicas superiores, tipicamente humanas, está baseado nos modos culturalmente construídos de ordenar o real.

 

§Na avaliação da interação entre o cérebro e os processos mentais humanos Luria identificou 3 unidades básicas, ou sistemas funcionais cuja participação torna-se necessária para qualquer tipo de atividade mental:

 

SISTEMAS DE LURIA

Divide o encéfalo em 3 unidades funcionais.

§I Unidade: Regular tônus cortical ou vigília (estado de consciência). Unidade da atenção, ou de regulação do tônus otimal e vigília que envolve camadas do córtex e o sistema reticular ativador;

§II Unidade: Obter, processar e armazenar informações. Unidade de codificação e processamento, um sistema funcional para obter, processar e armazenar as informações que chegam do mundo exterior (e dos aparelhos de seu próprio corpo) localizada nos lobos occipital, temporal e parietal;

§III Unidade: Programar, regular e verificar a atividade cerebral. Unidade de planificação ou destinada a programar, regular e verificar a atividade mental. Esse terceiro bloco localizado basicamente no lobo frontal, elabora programas de comportamento, assegura e regula sua realização e participa do controle do seu cumprimento.

 

§ Primeira unidade funcional ou de vigília -. As estruturas do tronco cerebral que participam do controle do ciclo sono-vigília são o sistema reticular ascendente, representadas fundamentalmente pelos núcleos colinérgicos, noradrenérgicos, dopaminérgicos e serotoninérgicos. O córtex cerebral também participa, especialmente o córtex pré-frontal. A alteração anatômica ou funcional deste sistema produz diversas alterações clínicas, desde distração até síndrome comatosa. (histerismo)

 

I UNIDADE FUNCIONAL DE LURIA

§Cérebro pronto para:

 

§Receber + Analisar + Sintetizar + Armazenar informações.

 

§Programar + Executar + Controlar e Corrigir a atividade.

I UNIDADE FUNCIONAL

§Ativação da Formação Reticular:

§Estímulos Ambientais (órgãos dos sentidos) – Respostas de orientação.

§Processo de habituação.

 

§Estímulos Corticais – Modulação (regulação cortical).

 

I UNIDADE FUNCIONAL DE LURIA

§COMUNICAÇÃO (conexões):

§ com o tálamo

§ com o córtex

§ córtex pré-frontal: formas mais complexas de

§atividade consciente.

§A Formação Reticular possui também porções inibidoras,

§levando à sonolência e ao sono.

 

§Segunda unidade funcional ou de recepção. É a área da análise e do armazenamento da informação, representada pelos córtices temporal, parietal e occipital, existindo as áreas primárias, secundárias e terciárias.

 

II UNIDADE FUNCIONAL

§ FUNÇÃO:

§ RECEBER + ANALISAR + SINTETIZAR + ARMAZENAR INFORMAÇÕES.

 

§ Especificidade modal: componentes adaptados para receber informações visuais, auditivas ou sensoriais gerais

 

 

§Terceira unidade de programação, regulação e verificação da atividade. É representada pelos lobos frontais, que tornam possível a intencionalidade, a planificação e a organização da conduta em relação a percepção e ao conhecimento do mundo

 

Livros publicados

 

§No Brasil

§Luria A. R.. Fundamentos de neuropsicologia. RJ, Livros Técnicos e Científicos; SP, EDUSP,1981 tradução de Ricardo, Juarez Aranha da edição da Penguin Books (Middlesex, 1973) com prefácio de K. H. Pribram

§Luria A. R.. Curso de Psicologia Geral (4 v.). RJ, Civilização brasileira, 1979

§Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N.. “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.” SP, Ícone/EDUSP, 1988

 

 

§Em inglês

§Luria, A. R.. Restoration of Function After Brain Injury. USA, Pergamon Press, 1963

§Luria, A. R. Higer Cortical Functions in man, London, Tavistock Publications,1966

§Luria, A. R. Traumatic Aphasia: Its Syndromes, Psychology, and Treatment. Mouton de Gruyter. Book summary by Washington University National Primate Research Center , 1970

§Luria, A. R.. The Working Brain. USA, Basic Books. 1973.

§Luria, A. R. Basic problems in neurolinguistics…., The Hague: Mouton, 1976

§Luria, A. R. On quasi-aphasic speech disturbances in lesion of the deep structures of tha brain. Brain and langage, 4, 432-459, …1977

§Luria, A. R. Language and cognition. Usa, Wshington D.C.Winston & Sons, 1982

§Luria, A. R.; Bruner, Jerome.The Mind of a Mnemonist: A Little Book About A Vast Memory. USA, Harvard University Press, 1987

§Luria, A. R.; Solotaroff, Lynn. The Man with a Shattered World: The History of a Brain Wound. USA, Harvard University Press, 1987.

§Luria, A.R. Autobiography of Alexander Luria: A Dialogue with the Making of Mind. USA, Lawrence Erlbaum Associates, Inc, 2005.

 

No cinema

 

§Sem Palavras (Away with words) um filme de Christopher Doyle inspirado na história de Solomon Shereshevskii do livro de Luria The Mind of a Mnemonist.

§Não confundir com Amnésia o filme Christopher Nolan (EUA 2001) com Guy Pearce que descreve um caso de amnésia anterógrada, patologia onde o sistema nervoso perde a capacidade de reter informações e formar novas memórias.

 

Referencias Bibliográficas

 

Livros citados acima e sites da intenet.


Autor: Marilene Schwinn


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