Blog institucional integra cidadão e governo



"Com a cobertura multiplataforma do Gov 2.0 Summit, de 08 a 10 de setembro, sera inaugurado o blog da WebCitizen (www.webcitizen.com.br), empresa dedicada a usar tecnologias digitais para aproximar cidadãos. De Washington D.C., a equipe compartilhará as informações da conferência que reunirá protagonistas do eGov no mundo. Entre eles, Tim O’Reilly, Adriel Hampton, Hal Varian e Peter Corbett. Microposts em tempo real também serão publicados em seu canal no twitter (@Webcitizen_).

 “Nós acreditamos que as ferramentas da internet irão nos direcionar para uma democracia global. A presença da WebCitizen no evento é fundamental, pois é preciso expandir. Não faz mais sentido uma discussão limitada a questões geográficas. Queremos participar da criação de uma webcracia na qual os cidadãos sejam do mundo e não apenas de seus países”, destaca o Diretor Presidente, Helder Araujo, que estará presente no evento junto ao Diretor de Pesquisa e Planejamento, André Blas, e o Diretor de Conteúdo, Denis Russo Burgierman.

A partir da cobertura do Gov 2.0 Summit, a equipe pretende que o Blog se torne um canal de constante debate sobre o tema. Com conteúdo inédito, a troca de conhecimento também acontecerá por meio da divulgação parcial e integral de pesquisas realizadas, assim como a disponibilização de aplicativos, ainda em fase de desenvolvimento e idealização. A expectativa é de que a interatividade e a troca de know how promova uma reação cada vez mais participativa entre dos cidadãos da web.

“Não tenham apego ao conhecimento adquirido no dia a dia de nosso trabalho. Foi esta a mensagem que passamos à nossa equipe em uma das primeiras reuniões realizadas. E o blog entra no ar para isso. Para que a gente consiga repassar nosso conhecimento, vê-lo transformado, vivo. Ao nosso lado, estão todos aqueles que querem melhorar o mundo”, finaliza Araujo.

Sobre a WebCitizen:
A Webcitizen é uma empresa inovadora que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, e com os seus governos. Através da análise da atual e futura arenas virtuais, da organização e otimização do design da informação e do compartilhamento de conhecimento, nós podemos criar uma ponte entre o mundo físico e o virtual, e auxiliar instituições governamentais e não-governamentais a compreender as verdadeiras necessidades dos seus cidadãos e consumidores. Em seu foco, esta o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública, promovendo um diálogo público colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor".

Mais Informações:
Lívia Ascava
Diretora do Núcleo de Relacionamento e Disseminação
(11) 8343-4521
Email: [email protected]
Skype: liviascava

Comentário:

É importante salientar que cada vez mais o uso consciente dos recursos tecnológicos  tornam possíveis ações integradas entre os continentes. A contribuição da WEB para um estreitamento no relacionamento dos povos é algo promissor e, sob um ponto de vista ético, necessário. Com as diferenças culturais respeitadas e os valores representativos de cada sociedade mantidos, a WEBCRACIA se torna uma das melhores formas de cooperação entre as nações, um movimento em favor da qualidade de vida. O que se decide e se faz aqui repercute em todo o mundo. então, porque não decidir juntos.

O cidadão WEB consciente pode reagir, e, num outro tempo, porque não, decidir sobre assuntos importantes sobre seu país.

O que se vê acontecendo em "Reality shows" cujos objetivos são o puro entretenimento pode, perfeitamente, se aplicar a pautas mais importantes e vitais à vida do cidadão.

Poderíamos decidir sobre orçamentos, a gestão da cultura, a educação. Pensemos, por exemplo, sobre as leis de preservação ambientais, uso correto de recursos naturais e energéticos, tantas outras modalidades de ações governamentais que podem através da WEB alcançar mais mobilização e interação dos cidadãos do país e do mundo. Se a WEB pode proporcionar essa aproximação do cidadão do seu governo e dos governos do mundo, por que não instrumentalizar e direcionar aplicativos que façam isso acontecer?

Depoimento:

Recentemente, elaborei um projeto denominado Nova Coletânea voltado para o incentivo à leitura e a prática da produção escrita junto aos meus alunos da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais. Não obstante estivéssemos limitados em nosso orçamento e morando no interior do Estado, onde qualquer esforço em divulgar o projeto já é uma ousadia, tivemos a satisfação de, por um e-mail, contactar com a WebCitizen, e sua Assistente do Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social, Thamires de Andrade. A sua intermediação oportunizou o estreitamento da nossa relação com o responsável pela difusão das ações de cultura do Estado e nosso projeto passou a alcançar maior abrangência. Da sala de aula às páginas do governo de Minas. O que isso representou para nós, não há como expressar, mas comprovou-se o poder que pequenas iniciativas podem ter quando alguém faz a mediação entre essas atividades com os órgãos competentes. o que não se fará com assuntos e pautas tão relevantes para a decisões democráticas?

O assunto não se esgota aqui. Muito ainda temos a discutir, melhor começarmos agora, não é mesmo? 


Autor: Bruno Resende Ramos


Artigos Relacionados


Um Coração Por Um Abraço

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

À Sociedade Contemporanea

Insegurança Pública

Política E Cidadania

Método Simplex

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras