RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA



Com a vida moderna os filhos estão cada vez mais cedo indopara as escolas, e na luta pela sobrevivência os pais se tornam ausentes da educação dos filhos caindo sobre a escola toda esta responsabilidade.

Diante desta ausência dos pais surge o desinteresse dos alunos que na maioria das vezes se tornam menos responsáveis com as obrigações escolares. Dessa forma, os responsáveis pelos filhos não buscam fazer parte desse processo de aprendizagem bem como não procuram saber o que se passa na escola, como anda o comportamento do seu filho, a assiduidade e participação dos mesmos.

É necessário que haja uma relação entre a escola – família, buscando sempre incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos, como mediadores do processo de aprendizagem, já que nos dias atuais vivem-se situações em que os alunos vem se tornando individualistas e precoces pela ausência dos pais.

A participação dos pais na escola é de fundamental importância para que estes assumam sua responsabilidade como educadores e mediadores da escola perante o aluno. Já que para muitos destes a escola é o segundo lar, um passatempo, até mesmo um lugar de apoio, onde o aluno supre suas necessidades afetivas.

É importante buscar a participação dos pais na vida escolar dos filhos fazendo com que haja uma aprendizagem significativa.

O ideal é estabelecer até onde a escola pode e deve ir e como os pais devem se envolver e participar para contribuir, efetivamente.

Este compromisso de participação ativa dos pais resolveria inúmeros conflitos existentes na prática, pois cada qual tem um papel importante no processo ensino-aprendizagem das crianças.


Autor: Ana Thamiris Pereira Batista


Artigos Relacionados


Parceiros Da Aprendizagem

Psicologia E Educação

A Importância Da Família Para O Desenvolvimento Do Aluno Surdo

O Novo Papel Da Escola

Educar: Responsabilidade De Quem?

O Universo Da Matemática Na Educação Infantil

Criança X Psicoterapia