Prospectando Clientes Online



A criação de um website de imóveis para a venda virtual, pode se tornar uma idéia muito lucrativa, porém é necessário muita cautela no trato dos clientes.

A formatação do website e a escolha das ferramentas a serem utilizadas é uma tarefa árdua, pois o website tem que possuir um formato moderno e atrativo, proporcionando comodidade ao cliente para procurar o auxílio de um corretor virtual, ou seja, o ambiente virtual tem que gerar uma facilidade nas trocas de informações e uma segurança na assertividade das escolhas tomadas.

A ferramenta do corretor online, que consiste em um chat em tempo real, é uma ótima oportunidade para atingir uma gama de clientes que estão procurando imóveis, ou por estarem de mudança para a cidade, ou pela conveniência de um atendimento virtual, procuram a ajudam de um corretor experiente e diposto a ajudara encontrar o imóvel certo.

No mundo virtual uma característica que o corretor precisa ter é a agilidade, pois cada vez mais os clientes estão mais exigentes e ávidos pelo rápido esclarecimento de suas dúvidas, portanto nesta hora o corretor precisa contar com toda a agilidade e rapidez no tratamento com o cliente.

É importante também a criação de uma newsletter, onde o corretor mantêm seus clientes informados sobre as novidades do mercado imobiliário e sobre os lançamentos de empreendimentos. Nesta newsletter, as informações devem ser selecionadas com cautela, procurando sempre publicar assuntos interessantes e que "prendam" a atenção do cliente. Evitar o abuso de propagandas, sendo a mesma feita de forma sutil, que não tire o foco do cliente, para deixar claro que a sua intenção é a de informar e não de vender através da mesma. Na realidade, a newsletter serve como um lembrete, para o cliente não esquecer

de seu excelente atendimento, e quando ele pensar em concretizar a compra de seu imóvel, que você seja a primeira pessoa que ele procure.

Sempre quando é feito um atendimento externo, é importante chamar o cliente para o seu website, pois isso cria um laço maior com o cliente, e é neste momento que você ganha vantagem competitiva, pois um website bem feito demonstra competência e credibilidade, e não existe melhor propaganda para um corretor do que a indicação. A propaganda no mundo virtual é outro artifício que pode ser explorado de diversas maneiras pelo corretor. Quanto maior a visibilidade de seu website, maior o número de clientes que irão lhe procurar e mais fácil será para você criar a sua marca. Todos os esforços devem ser feitos de modo que quando um cliente procure um imóvel para compra, o seu website seja a primeira opção de pesquisa. Isso pode ser feito de maneira forçada (propagandas pela

internet) ou através da pesquisa orgânica, onde seu website será otimizado através de ferramentas, de modo que quando o cliente digite a palavra-chave, seu website esteja entre os primeiros a aparecerem na ferramenta de pesquisa.

O perfil dos clientes que procura o atendimento online é basicamente formado por jovens casais, com alto poder aquisitivo e que estão procurando por novidades e empreendimentos com área interna espaçosa, com localização em bairros bem conceituados e condomínios enxutos, onde não seja necessário investimentos altos para a manutenção do condomínio.

A grande procura dos clientes, pode criar uma ilusão de grandes possibilidades de fechamento de negócios, porém, se não for feita uma fidelização eficiente, o corretor pode fazer o papel de um informante e não realizar de forma eficaz o seu trabalho.

Se o trabalho for feito de forma eficiente, o mundo virtual pode gerar uma grande vantagem competitiva em um mercado onde novas iniciativas são sempre uma forma de se destacar de forma positiva e aumentar o giro de captação de clientes e principalmente o número de fechamento de negócios, trabalhando sempre de forma honesta e buscando a qualidade dos serviços prestados.

Roberta Colnago

Consultora de Vendas de Imóveis

[email protected]

www.robertacolnago.com.br


Autor: Roberta Colnago


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