Dia do Cliente 15 de Setembro.
O
dia do cliente é comemorado dia 15 de Setembro e foi criado em 2003 no Rio
Grande do Sul por João
Carlos Rego, 50 anos, é natural de Porto Alegre, com o objetivo de homenagear
os clientes de todo o tipo tanto as pessoas físicas com jurídicas pois os
clientes são a razão de existência da empresa pois todos os produtos e serviços
que existem no mercado tanto em nível do bairro, município, estados e países são
prestigiados por essas pessoas e nada mais justo que eles tenham uma data
especial que atinge não públicos específicos como namorados, pais , mães e
tantos outros, o dia do cliente é dedicado a todos nos que através do consumo
fazemos a economia crescer através do consumo.
O
dia do cliente deve ser um dia especial entre as estratégias que podemos usar
para agradar o cliente nesta dada estão anúncios em veículos de comunicação,
distribuição de brindes, promoções, anúncios, café da manhã, ofertas relâmpago,
decorações especiais, envio
de mala-direta, folders enfim devemos fazer tudo para que nosso cliente se
sinta bem dentro de nossa loja, escritório ou mesmo quando seja atendido pela
equipe de vendas. O dia do cliente já é uma data oficial em 14 estados e 164 municípios
e esta cada vez mais presente em veículos de comunicação que estão fazendo alusão
à data.
Hoje
com uma concorrência que fica a cada dia mais acirrada as empresas devem se
preocupar com o atendimento ao cliente deve ser capaz de reter o consumidor da
primeira vez que faz um negocio da empresa porque o cliente não é apenas uma
pessoa a que vendemos uma mercadoria o cliente é aquele que retorna a nossa
empresa porque gostou de fazer negócio conosco se sentiu seguro e mais que isso
teve a certeza que fez um bom negocio.
Mas
como devemos encantar nossos clientes? Não há uma formula mágica, pois estamos lidando
com um ser humano e como sabemos cada um tem um gosto ou uma opinião formada
sobre o assunto, mas podemos ter algumas idéias de como podemos fazer para
encantar nosso cliente, este assunto é muito complexo primeiro devemos começar
pelo ambiente mantendo u ponto de venda limpo e organizado com uma vitrine bem
arrumada, prateleiras organizada e pessoal de vendas bem treinado quando digo
pessoal de vendas me refiro também ao próprio dono do negócio ou a sua família e
ates de tudo uma boa educação.
Entre
as estratégias que devem ser usadas estão: cumprimentar o cliente com um
sorriso tanto na entrada como na saída, perguntar seu nome e apresentar-se
falando seu nome e dizendo que esta ali para ajudá-lo, evite se aproximar de
imediato, pergunte-lhe se conhece o produto ou o atendimento da loja. Se a
resposta for negativa, informe a ele de uma maneira simples de modo que ele
entenda esteja preparado sempre para repetir a informação caso ele não entenda,
sugira algum modelo ou produto sempre levando em conta o estilo e perfil do cliente.
Para
encantar o cliente não precisa o funcionário ter um bom nível de estudo basta
que ele seja bem treinado, a semana passada foi trocar o amortecedor do meu
carro e me deparei com o Sr. Nonato
A
oficina fica em uma via de muito transito aqui em Fortaleza, aparentemente não
havia vaga para meu carro parei na via e i mediatamente o Nonato se aproxima e
diz “Bom dia! Acho que consigo uma vaga para o senhor” perguntei se tinha
realmente essa vaga, esperei 2 minutos e Nonato encontrou uma vaga embaixo de
um carro.Mostrei o problema para ele,que examinou o barulho e disse temos que trocá-lo,
argumentei que o restante das peças
estavam novas havia acabado de comprar, “Não tem problema tudo vai ser
aproveitado. Serviço feito notei que o outro lado precisava ser feito perguntei
se agüentava mais uns dois meses ele disse que sim mas eu conseguiria um
resultado melhor de troca-se os dois e assim o fiz.
No
exemplo de Nonato encontramos todas as estratégias citadas acima, soube se apresentar
ganhou a minha confiança e sobe dar informação precisa e sobe respeitar meu
ponto de vista e agiu com honestidade.
Talvez
Nonato nem saiba que hoje é dia do cliente, mas ele sabe o que tem que fazer
para conquistar um cliente !
Autor: Pedro Paulo Galindo Morales
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