Dia do Cliente 15 de Setembro.



O dia do cliente é comemorado dia 15 de Setembro e foi criado em 2003 no Rio Grande do Sul por  João Carlos Rego, 50 anos, é natural de Porto Alegre, com o objetivo de homenagear os clientes de todo o tipo tanto as pessoas físicas com jurídicas pois os clientes são a razão de existência da empresa pois todos os produtos e serviços que existem no mercado tanto em nível do bairro, município, estados e países são prestigiados por essas pessoas e nada mais justo que eles tenham uma data especial que atinge não públicos específicos como namorados, pais , mães e tantos outros, o dia do cliente é dedicado a todos nos que através do consumo fazemos a economia crescer através do consumo.

O dia do cliente deve ser um dia especial entre as estratégias que podemos usar para agradar o cliente nesta dada estão anúncios em veículos de comunicação, distribuição de brindes, promoções, anúncios, café da manhã, ofertas relâmpago, decorações especiais, envio de mala-direta, folders enfim devemos fazer tudo para que nosso cliente se sinta bem dentro de nossa loja, escritório ou mesmo quando seja atendido pela equipe de vendas. O dia do cliente já é uma data oficial em 14 estados e 164 municípios e esta cada vez mais presente em veículos de comunicação que estão fazendo alusão à data.

Hoje com uma concorrência que fica a cada dia mais acirrada as empresas devem se preocupar com o atendimento ao cliente deve ser capaz de reter o consumidor da primeira vez que faz um negocio da empresa porque o cliente não é apenas uma pessoa a que vendemos uma mercadoria o cliente é aquele que retorna a nossa empresa porque gostou de fazer negócio conosco se sentiu seguro e mais que isso teve a certeza que fez um bom negocio.

Mas como devemos encantar nossos clientes? Não há uma formula mágica, pois estamos lidando com um ser humano e como sabemos cada um tem um gosto ou uma opinião formada sobre o assunto, mas podemos ter algumas idéias de como podemos fazer para encantar nosso cliente, este assunto é muito complexo primeiro devemos começar pelo ambiente mantendo u ponto de venda limpo e organizado com uma vitrine bem arrumada, prateleiras organizada e pessoal de vendas bem treinado quando digo pessoal de vendas me refiro também ao próprio dono do negócio ou a sua família e ates de tudo uma boa educação.

Entre as estratégias que devem ser usadas estão: cumprimentar o cliente com um sorriso tanto na entrada como na saída, perguntar seu nome e apresentar-se falando seu nome e dizendo que esta ali para ajudá-lo, evite se aproximar de imediato, pergunte-lhe se conhece o produto ou o atendimento da loja. Se a resposta for negativa, informe a ele de uma maneira simples de modo que ele entenda esteja preparado sempre para repetir a informação caso ele não entenda, sugira algum modelo ou produto sempre levando em conta o estilo e perfil do cliente.

Para encantar o cliente não precisa o funcionário ter um bom nível de estudo basta que ele seja bem treinado, a semana passada foi trocar o amortecedor do meu carro e me deparei com o Sr. Nonato

A oficina fica em uma via de muito transito aqui em Fortaleza, aparentemente não havia vaga para meu carro parei na via e i mediatamente o Nonato se aproxima e diz “Bom dia! Acho que consigo uma vaga para o senhor” perguntei se tinha realmente essa vaga, esperei 2 minutos e Nonato encontrou uma vaga embaixo de um carro.Mostrei o problema para ele,que examinou o barulho e disse temos que trocá-lo, argumentei que  o restante das peças estavam novas havia acabado de comprar, “Não tem problema tudo vai ser aproveitado. Serviço feito notei que o outro lado precisava ser feito perguntei se agüentava mais uns dois meses ele disse que sim mas eu conseguiria um resultado melhor de troca-se os dois e assim o fiz.

No exemplo de Nonato encontramos todas as estratégias citadas acima, soube se apresentar ganhou a minha confiança e sobe dar informação precisa e sobe respeitar meu ponto de vista e agiu com honestidade.

Talvez Nonato nem saiba que hoje é dia do cliente, mas ele sabe o que tem que fazer para conquistar um cliente !


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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