Carlinhos Brown é homenageado pela LBV no Brazilian Day em Nova York



Carlinhos Brown é homenageado pela LBV no Brazilian Day em Nova York

 

 

A Legião da Boa Vontade (LBV) realizou no dia 5 de setembro, durante a cerimônia de abertura da 25ª edição do Brazilian Day Festival in New York, nos Estados Unidos, a entrega da Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, criada para homenagear personalidades que honram o Brasil, além de cidadãos que têm deixado sua marca de altruísmo e de luta contra as injustiças e as desigualdades. O agraciado neste ano foi o cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro Carlinhos Brown, que recebeu a láurea no palco do evento. A condecoração representa o reconhecimento da LBV (www.lbv.org.br) pelos esforços do artista em empreender ações sociais por meio da música, as quais vêm modificando a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em Salvador/BA.

 

Carinhosamente recepcionado pelo público presente, Carlinhos Brown disse: “A Legião da Boa Vontade nasceu quando nasceu o Brasil”. A frase entusiasmou a plateia, que se manifestou com calorosas palmas. Ele prosseguiu: “No Brasil, nasceu um povo abençoado, com vontade de colaborar. Todos nós aprendemos a dividir. Só a miscigenação (a fusão das raças, das culturas) poderia proporcionar algo assim. Eu sou um cidadão e exerço o meu papel de cidadão. (...) É mais que uma obrigação de cada um tentar modificar aos pouquinhos as realidades nas quais vivemos. Eu faço o meu papel e acho que todos fazem. Afinal, no Brasil e até num momento de crise, a gente não deixou de pagar os nossos impostos, a gente não deixou de ajudar pessoas, não deixamos de nos amar. (...) Agradeço bastante. Que Ogum continue sendo o senhor da minha estrada e do meu tambor. Axé!”.


Momentos difíceis

O músico, que enfrentou pobreza ao longo da infância, no bairro do Candeal Pequeno, na capital baiana, declarou ter uma história de vida da qual a LBV faz parte. Ao comentar o trabalho da Instituição, enfatizou: “(...) a LBV não é um projeto apenas social; é um projeto espiritual, porque não é só uma legião. Quem são as legiões? Anjos, arcanjos. Então, Deus criou uma legião de anjos para ajudar no desenvolvimento humano, para ajudar na iluminação do Homem”.

 

Ele ainda falou da satisfação em ganhar a comenda, ressaltando: “Estou muito contente com a LBV e muito honrado por estar aqui. Essa premiação não vai para mim, mas para todos aqueles que têm Fé”. Concluiu com esta reflexão: “O Homem nasceu para ter progresso, não importa qual seja a opção dele na vida, mas o progresso é algo que nós já temos que entender, porque, se eu entro nisso, vou crescer nisso. Se eu entrar na Paz, vou crescer na Paz; se eu entrar na guerra, vou crescer na guerra. (...) O caminho da guerra só faz mal aos homens. Deus abençoe todos vocês”.

 

LBV na ONU

A Legião da Boa Vontade atua na Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1994, na qualidade de associada do Departamento de Informação Pública (DPI). Em 1999, conquistou o status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc), o que lhe confere o direito de participar das reuniões decisórias desse órgão.

 

O Mérito da Fraternidade

Desde que foi instituída, em 1996, pelo diretor-presidente da LBV, o jornalista, radialista, escritor e compositor José de Paiva Netto, a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica já homenageou, no palco do Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF, nomes consagrados que honram o País e cidadãos que têm deixado sua marca de altruísmo e de luta contra as injustiças e as desigualdades, tais como os estadistas Mário Soares (ex-presidente de Portugal) e Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul); o dalai-lama Tenzin Gyatso; o astronauta Edgar Mitchell (sexto homem a pisar na lua); o apresentador Jô Soares; as atrizes Fernanda Montenegro e Bibi Ferreira; a cantora Fafá de Belém; e muitos outros artistas e personalidades da indústria e do comércio; do esporte; da comunicação; dos direitos humanos; da educação; da ecologia; etc.

 

 

 


Autor: Legião da Boa Vontade


Artigos Relacionados


Resta-me

Avis Rara

A Chegada

Solidão A Dois

A Morte De Matilde

A Mulher Do Século Xx

Solidão