Marketing Pessoal - Mercado de Trabalho



 

O mercado de trabalho competitivo tem como reflexo a exigência de maiores qualificações do profissional. Atualmente, segundo pesquisas, as empresas demitem por problemas de conduta, pois não querem ter sua imagem abalada por profissionais inadequados.


Por esta razão, leva-se em consideração não só a capacitação, formação acadêmica, mas também as características pessoais, o temperamento, as atitudes dos profissionais e a forma de apresentação.


Diante disso, espera-se que o profissional tenha bom humor, seja carismático, diplomata, tenha autocontrole e que principalmente se comporte de maneira adequada.


Atualmente ainda fala-se muito em marketing pessoal e etiqueta, o primeiro nada mais é que uma ferramenta das mais eficientes de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Enquanto o segundo, é agir eticamente, ou seja, é seguir as regras básicas da boa educação e da ética profissional, e que também vista-se adequadamente para o trabalho.


Mas como fazer valer seus pensamentos, comunicação, atitudes e até mesmo sua apresentação pessoal num ambiente de movimento, onde as pessoas andam apressadamente?


Para responder a estas perguntas, seguem algumas dicas que merecem cuidado:


  • Esteja sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;


  • Tenha consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;


  • Saiba focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;


  • Entenda e acredite na sua própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;


  • Mantenha-se motivado;


  • Use uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;


  • Seja absolutamente pontual;


  • Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;


  • Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;


  • Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;


  • Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;


  • Cuidado com o uso do celular;


  • Não fale demais nem de menos.


Ter e manter a etiqueta empresarial, pode significar não só a manutenção do emprego, mas o diferencial que poderá levar o profissional a se destacar em relação a todos os demais.


Lembre-se que uma atitude positiva que você tenha hoje o encaminhará para o sucesso amanhã. Pense nisso!


Autor: Rosa de Cátia Souza Silva


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