Comunidades Virtuais



 

As comunidades virtuais fazem parte de uma nova tendência que começou a alguns anos com a acessibilidade a internet. Algumas destas comunidades são criadas com o intuito de fortalecer categorias profissionais, pois ao participar destes grupos de discussão as pessoas promovem a troca de idéias, vivências e experiências na profissão e mantém estes profissionais unidos num só propósito fomentando o amadurecimento e crescimento profissional.


A interação entre profissionais através da rede é importante, pois na internet temos uma maneira rápida e eficaz de nos comunicar contatando pessoas sem as barreiras de tempo e espaço, o que amplia as oportunidades para os usuários deste sistema.


Perceba que pessoas que provavelmente não se conheceriam, encontram-se virtualmente nas comunidades e grupos de discussão e passam compartilhar conhecimentos e idéias de forma que todos saem ganhando com isso.


A internet através dos blogs e de grupos de discussão promovem isso, pessoas que não se conheceriam interagindo num mesmo ambiente. Fiz parte de um grupo de discussão antes de criar o grupo assessores, e posso afirmar que conheci algumas pessoas e foi muito gratificante, embora, seja preciso ter cautela ao marcar um encontro com indivíduos que só compartilhamos virtualmente.


As comunidades, sejam elas com objetivo de defender a criação do conselho nacional ou qualquer outro objetivo profissional, influenciam as pessoas a se mobilizarem em prol desta meta fortalecendo os laços entre pessoas de vários estados, classes sociais e interesses diversificados. Mas, para isso, é necessária a moderação porque algumas pessoas se cadastram nestes grupos para enviar spam o que desvirtua o seu foco.


É fantástico participar e moderar um grupo de discussão. Você percebe que há profissionais em vários estágios de sua carreira. Pessoas que já editaram livro, presidentes de entidades sindicais e de representação da categoria, estudantes e etc. Isto motiva quem idealiza o grupo.


Acredito que o espaço de um grupo mesmo sendo moderado, poderia ser melhor utilizado pelos participantes. Pois, na maioria das vezes os participantes aguardam o moderador para incentivá-los a interagir, o que não é necessário. As discussões devem ser levantadas por todos os participantes do grupo e não apenas o moderador . Isto dá um dinamismo ao grupo.



Autor: Rosa de Cátia Souza Silva


Artigos Relacionados


Poetas Contemporâneos

Poetas CntemporÂneos

Tpm

CoraÇÃo Machucado

Poetas Contemporâneos - Francisco Medeiros

Deus Não Arromba

Severa Certeza