Indicação comercial com precisão : Procure nas boas casas do ramo de sua cidade!!!!!!!!!



Há alguns anos , quando meus filhos eram pequenos  e morávamos numa casa ,  usei um aparelho para eliminar insetos voadores  , evitando produtos químicos , prevenindo qualquer reação à rinite de um deles.Hoje moro em um apartamento e sou menos atacado pelos bichinhos voadores .

Bom,  achei que era , pois eles me descobriram e agora fazem algumas visitas .Fico imaginando se estão subindo pelo elevador , pois pelas janelas , devido a altura não entravam.

Com boas lembranças do aparelho  pesquisei na internet e a princípio encontrei um produto fabricado na China,  mas como não recebi informações seguras sobre a assistência técnica resolvi investir um pouco mais de tempo  e procurar algo produzido na nossa terra.

Umas horas a mais  dedicadas à  pesquisa e   vi alguma indicação de um possível fabricante nacional, mas como não havia conseguido qualquer informação no mercado resolvi perguntar à empresa se fabricavam e onde poderia encontrá-lo.

A resposta não foi rápida , achei que não tivessem recebido meu e-mail , mas eis que uma tarde estou checando a correspondência e lá está o retorno do SAC , Serviço de Atendimento ao Consumidor .

Todas as descrições  do produto, forma de operação , foto e uma indicação onde poderia comprar. Exatamente como recebi  : “você pode encontrar nas melhores casas do ramo de sua cidade”.

Isso me fez lembrar a época em que  eu trabalhava bem distante de minha residência ,  viajava com amigos e no caminho ouvíamos um programa de rádio que fazia propagandas  de uma fábrica de velas.O locutor dizia mais ou menos assim  : Peça pelas velas marca X nas boas casas do ramo .

Todo santo dia havia,  como dizia um dos companheiros de viagem ,  uma “perguntação”: Onde em nossa cidade havia uma boa casa do ramo .

Eu já havia procurado pelo aparelho na cidade  onde tenho residência , por onde passei ninguém conhecia . Já havia visitado uma boa casa do ramo no centro de São Paulo, que havia me indicado o aparelho chinês e não conheciam nenhuma outra marca .

O produto é muito interessante, já o usei , mas como   me chamou a atenção o fato de que muitas pessoas ainda o desconhecem resolvi fazer uma  pesquisa ou uma  “perguntação “ como diria meu amigo .

Perguntei à  cem pessoas sobre o aparelho , pelos mais diversos nomes , ninguém tem lembranças de tê-lo visto ou ouvido falar.Fiz uma descrição do aparelho , obtive o mesmo resultado .

Comercialmente há duas questões a serem tratadas pelo fabricante caso queira ter mais sucesso com o produto, não quer dizer que não tenha :

A primeira é redefinir o que nos dias de hoje podemos considerar como boas casas do ramo.A segunda é tornar o aparelho conhecido , pois este faz o que se propõe.

Um caso interessante para quem estuda e trabalha com propaganda , pois o grande foco  hoje em dia é estabelecer a diferenciação entre produtos e as vantagens de um sobre outro , neste caso voltamos àquilo que ela se propunha há alguns anos  : Divulgar a existência de um  produto   e estabelecer pontos de venda .

O produto que encontrei , importado da China, vem em quantidade limitada e mesmo não sendo tão conhecido apresenta escassez, o que mostra que se as boas casas de ramo fizerem alguma divulgação todos  terão resultados bem satisfatórios .

Você que é fabricante deve ser o maior incentivador da demanda dos seus produtos e precisa ter grande domínio sobre a distribuição destes , uma vez que pode estar deixando de explorar um enorme potencial de vendas .

Logo após a primeira resposta do SAC pedi que me informassem quais lojas de minha cidade eram clientes e poderiam  ter  o aparelho. Surpresa!!!!!!!!

Nenhuma boa casa do ramo tinha o que eu precisava. Recebi duas indicações , uma há 40 quilômetros da cidade em que resido , que conta com 355.000 habitantes  e outra há 45 quilômetros .

A aglomeração urbana nesse raio ultrapassa 2,5 milhões de habitantes e as boas casas do ramo contam apenas duas .

Muito trabalho comercial a executar . Que bom !!!!!!!

Realmente , se for feito .

 

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

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Autor: Ivan Postigo


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