A Criação de um Family Office para Empresas Familiares



O family office ou escritório familiar - é a estrutura ou empresa de gestão de recursos dos sócios controladores. Substitui os bancos privados, que, em alguns casos, se tornam fornecedores do negócio. 

 

Cuida também da gestão tributária e do provimento de facilidades e atendimento aos sócios. Pode assumir a gestão de uma holding. O family office viabiliza o acordo de acionistas, tornando-se importante ferramenta de desenvolvimento da governança corporativa. É, portanto, muito mais do que um mero gestor de ativos.

 

Um Family Office tradicional é uma empresa dirigida por e para uma única família.  Sua única função é centralizar a gestão de uma fortuna familiar significativa.  Normalmente, estas organizações contratam executivos para gerenciar os investimentos, os impostos, a doação filantrópica, fundos fiduciários e questões jurídicas.  O objetivo do family Office é efetivamente transferir a riqueza criada através de gerações.  Investe o dinheiro da família, gerencia todos os ativos da família, e desembolsa os pagamentos aos membros da família, conforme necessário.

 

O escritório próprio quer seja ou funcione apenas como uma empresa (muitas vezes, uma sociedade de responsabilidade limitada), com um presidente, CFO, CIO, etc. e uma equipe de apoio.  Estes especialistas são remunerados conforme um acordo com a família, geralmente com participação nos lucros ou mais-valias geradas pelo escritório.  Muitas vezes, os family Office são construídos em torno dos principais ativos que são geridos profissionalmente.  Além disso, um mais agressivo e bem capitalizado family office pode ser contratado na colocação de private equity, as oportunidades de capital de risco e desenvolvimento imobiliário.

 

Um bom exemplo de como um investimento do family office pode ser encontrado com empresas como a Fidelity Group of Companies ou a Guggenheim Partners.  Alguns estão associados a grandes empresas, alguns são independentes.

 

Empresas privadas multi-family offices estão agora sendo abertos para fornecer a mesma gama de serviços pessoais e de riscos de uma única família obtém a sua sede na empresa familiar. 

Algumas dessas multi-family offices estão alojados em escritórios de advocacia e empresas de contabilidade pública.  Outros são ou autônomo ou são conseqüências do escritório de uma única família.

 

 

Os desafios dos Family Offices Hoje

 

Os family offices estão fazendo um truque muito difícil, eles estão tentando antecipar as necessidades de suas famílias e ao mesmo tempo tentando se manter no ambiente desafiador da concorrência e mercado.

 

Nesse ambiente agressivo, eles estão se tornando muito sensíveis aos custos e trabalhando de forma mais eficiente.

 

A principal coisa a ser feita na administração da família é reagir de forma criativa para atingir o que eles precisam, sem aumentar as despesas recorrentes.


Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


O Processo Da Independência Do Brasil

Mar Dos Sonhos

About Me

Quem Sabe ??!!....

Mostre Quem é Você

Camaleão

Filipe Neves