Promessas De Deus



PROMESSAS  DE  DEUS

 

 

Hoje, talvez você esteja triste, achando que o mundo  acabou para você, que os seus sonhos não passam de imaginação, porque nada de bom lhe acontece.

 

Assim como você está se sentindo, muitos estão como você. Talvez o seu motivo seja igual ao de milhões de pessoas na terra, que estão sofrendo com o desemprego, por uma separação conjugal, uma doença incurável, por insuficiência de renda, pela perda da pessoa que amava ou mesmo pela morte de uma pessoa querida.

 

Nestes momentos de angustias, faz-se necessário orar a Deus e confiar naquele que tudo pode. Milagres estão acontecendo até hoje porque Deus nunca se afasta de nós. Ele nos diz: “filho, eu sou contigo”. Mas nós lhe damos as costas e procuramos solucionar todas as cousas, mesmo sabendo que somente conseguiremos se Ele permitir (Filipenses 2:13).

 

A Bíblia nos diz que mesmo antes que houvesse céus e terra, Deus já nos teria criado, desde a eternidade, logo, você está registrado nos Anais de Deus.

 

Às vezes,  não entendemos porque pessoas corretas, amantes do bem, que fazem boas ações,  passam por situações de tantas dificuldades, enquanto outras se deleitam na maldade e estão sempre bem e sorrindo.

 

A palavra do Salmista Davi nos diz para “não nos indignarmos por causa dos mal feitores, nem que sentíssemos inveja dos que praticam a iniqüidade, pois eles em breve tempo definharão, assim como a relva e murcharão como erva verde” (Salmos 37:1-2)

 

Jesus nos disse algo muito importante aos seus seguidores. Ele falou: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33). Portanto, creia que os que praticam o bem são vistos e cuidados por Deus ( Provérbios 15:3).

 

E se você realmente deseja ser correta por toda uma vida é porque tens parte com Deus, tendo herdado o caráter de Cristo Jesus. Porque as tentações batem à nossa porta a todo instante e a corrupção assola a terra. Não se vender ou se deixar corromper é estar em consonância com as recomendações divinas.

 

Por isso, creio tanto na palavra de Deus, pois Ele nos garante que  nenhum encargo maior nos será dado que não o possamos carregar ( II Coríntios 4:8-9). Logo, o desafio vem para nos tornar fortes e não nos acomodar. O soldado sai para a guerra e ele não sabe o que lhe espera e não tem este a certeza da vitória. Já as ovelhas de Jesus sabem que o caminho é de pedras, que poderemos nos machucar na caminhada, mas este caminho se chama vida (Salmos 126:5-6) e nele não há mortes, porque Ele, Jesus, já morreu por todos nós.

 

Mas, se uma pessoa não crer em Jesus e sim no homem, está submissa ao pecado, infortúnio, engano e até a morte. Veja o que nos fala Deus, no Livro do  Profeta Jeremias acerca deste aspecto:  Infeliz do homem que confia no homem, faz da carne o seu braço e aparta o seu coração do Senhor. Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem, antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inbitável. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:5 ao 7).

 

Quero aqui compartilhar algo que assisti na TV por estes dias e que me fez pensar como existem pessoas soberbas, infelizes, e condenadas a viver uma vida sem “cor” ou “alegria”, porque não conseguem enxergar o amor nas pessoas, nem crer em  Deus.

 

Eu não me lembro qual o canal e o dia precisamente, mas tratava-se de uma pessoa formada em psicologia e filosofia, com mestrado e doutorado em filosofia. Esta pessoa, muito jovem, respondia a uma platéia de intelectuais acerca da própria vida e de alguns livros de sua autoria. E, numa das respostas,  acerca da sua brilhante carreira, ela, respondia que as universidades seriam desnecessárias, vez que ela própria aprendera a ler e escrever brincando com o irmão mais velho e que tudo que havia conseguido na sua carreira era fruto de leituras e pesquisas, feitas sem a ajuda de Instituições de Ensino. Também dizia não crer no amor e acha ser isso impossível entre um homem e uma mulher,  afirmando que jamais  casaria porque o casamento aprisiona a pessoa a quem pensamos amar e isto não é amor. Para ela, liberdade é sinônimo de vida e esse “negócio de amor”, aprisiona as pessoas.

 

Para quem já estudou filosofia sabe que se trata de uma ciência, não exata, que estimula o aluno a criar, ver mundos diferentes e definições de acordo com a própria imaginação, estando o pensamento muito livre, quase flutuando, sem nenhuma parada ou definição plausível. Muitas teses somente são entendidas pelo próprio autor, razão porque nas universidades, alguns professores desta matéria não dão nota ao aluno mas pede para o aluno avaliar-se.

 

Mas, aterrissando aqui no nosso artigo, fiquei a imaginar o quanto está vulnerável a nossa juventude e outras pessoas que não têm conhecimento bíblico. Os adolescentes, tidos por muitos como problema – eu não tenho essa concepção -  ao se deparar com um tipo de professor, a exemplo da pessoa citada acima,  terão uma visão distorcida acerca dos valores essenciais à vida. A gratidão é um sentimento louvável e que desenvolve na criança, hábitos de educação, de reconhecimento e valor a qualquer tipo de ajuda. O professor, assim como o Pastor, são pessoas que instruem as crianças e adolescentes para a vida, sendo auxiliares dos pais na educação dos filhos.

 

A modernidade, como sinônimo de evolução,  é sempre bem vinda, porque ela simplifica as cousas e nos dá uma variedade de opções, agilizando o nosso dia a dia. A Internet tornou-se algo essencial a qualquer trabalho, inclusive de pesquisas para teses e divulgação de obras e artigos. Mas, necessário se faz que tenhamos o cuidado de averiguar as fontes bibliográficas e consultar livros, para fins de se ter completa certeza do conteúdo da obra. E, aqui cabe aos pais fiscalizar os passos do filho, saber o que andam vendo e lendo na Internet e procurar sempre dialogar, para que sintam se o filho está tendo sintomas adversos à sua personalidade. Quem gera um filho aprende a conhece-lo e as atitudes agressivas ou o isolamento, são sinais de que algo errado está acontecendo. Também, os pais devem ler os livros que os adolescentes lêem. Isso é de fundamental importância, porque muitos desses livros contêm instruções de seitas e heresias que irão causar um descaminho na vida de um adolescente.

 

Não seria prudente aqui tecermos alguma consideração ao conteúdo dessas obras filosóficas, até mesmo porque não as conheço, estando o meu comentário centrado apenas nas respostas dadas pela pessoa entrevistada, a quem me referi logo acima, que me pareceu ser uma pessoa extremamente soberba. 

 

Também, não posso ver com bons olhos, o fato de uma pessoa repudiar  o amor, a mais rica fonte de vida para o homem, vez que declaradamente, a pessoa nega a Deus, criador de todas as cousas, pois a Bíblia nos diz que Ele é amor (I João 4:7). Ademais, a prática de sexo sem o casamento é repudiada pelo próprio Deus, que criou a mulher para ser companheira do homem, pois assim está dito no Livro de Hebreus 13, versículo 4, in verbis: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros”.              

 

Infelizmente, há pessoas doentes em nosso meio. O joio foi semeado na seara do Senhor e mesmo dentro das Igreja, observamos aqueles que têm o Espírito Santo como parte integrante de suas vidas (trigo) enquanto outros ali se instauram com a finalidade de impedir o crescimento (joio) do próprio trigo.

 

As promessas de Deus são para esta vida terrena e para a eternidade.  Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende (João 9;31). Jesus curava cegos, coxos de nascença, leprosos, ressuscitando a mortos. Ele nos falou que se crescemos, faríamos obras maiores que ele fez. No meio evangélico, as obras e promessas de Deus são testificadas entre os irmãos para que tenhamos mais convicção de que a palavra de Deus é verdadeira porque vivida por todo aquele que guarda obediência ao criador.

 

O fato de passarmos por tribulações não significa que estejamos fora da presença de Deus. Pelo contrário, passamos por provas, porque assim apraz a Deus nos testar. O meu Pastor costuma dizer que o desafio é a matéria prima para a vitória e isto é verdade. Porque, quando tudo está bem, correndo as mil maravilhas, a nossa tendência é ficarmos acomodados e desfrutar das bênçãos, esquecendo-nos um pouco, até, do trabalho para o Reino. E Jesus nos avisou que o Pai repreende a quem ama, tendo frisado isto numa pregação feitas aos apóstolos de tema na Bíblia,  a “Videira e os Ramos” (João 15:1-26).

 

O Jordão e o deserto podem até significar períodos de preparação para uma grande obra de Deus. Às vezes, temos que aprender a viver de modo mais simples, assim como Jesus viveu. Se tivermos muitas riquezas, a nossa mente carnal a elas se prenderá, nos impedindo de adorar a Deus e apreciar a forma como Ele nos ensina na presente vida, que é um pré-requisito para a eternidade. O Pai gosta de valentes, daqueles que não sentem medo no caminhar nesta vida, mas que em tudo, confia Nele.

 

Hoje, se alguém me perguntasse acerca de uma palavra mágica para resolver os problemas, eu responderia: AMOR. Ame a Deus em primeiro lugar e ao seu próximo, esta já foi a indicação de Jesus para o homem. E tudo que vemos e presenciamos na terra é fruto do desamor, do descaso, da soberba e da usura.

 

A falta de perdão é um condutor para as doenças. Quem perdoa, joga a ofensa no lago do esquecimento. As injustiças e a ausência de amor é algo inconcebível entre um casal, por exemplo,  de crentes que se dizem amar. O ciúme também é uma porta aberta para que as promessas de Deus não se materializem  (Gálatas 5:19-21). As Escrituras Sagradas nos encorajam a nos limparmos mais, a cada dia. Porque a nossa salvação é construída dia após dia.

 

Não é o somatório de anos de conversão do crente que o credencia a ser salvo.Nem tão pouco a salvação dada por obras do homem. Mas o homem tem que amar e praticar a justiça de Deus para preservar a sua vida, porque somos fracos e carnais (RM 7:14-15).

 

 A palavra de Paulo aos Filipenses diz: “Amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação, com tremor e tremor; porque  Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade. Fazei tudo sem murmurações, nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo; preservando a palavra da vida, para que no dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente” (Filipenses 2:12-16).

 

Portanto, receber as promessas de Deus são conseqüências da nossa forma de amar, aqui e agora. Nós temos o direito à felicidade, bem estar, um bom trabalho. E tudo isso nos será dado, se o pedirmos com fé a Deus, no nome de Jesus. Mas, o nosso coração deverá estar totalmente voltado para a vida eterna, não nos apegando as cousas materiais (MT 6:24).

 

Em meio a tantos ensinamentos deixados por Jesus e os seus Apóstolos, o Senhor definia a vida eterna, assim: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).  Esta declaração fez Jesus, diante dos apóstolos, enquanto homem na terra. E, ali orava ao Pai por todos os seus escolhidos, pedindo que Deus nos guardasse e protegesse do mal (ler todo o capítulo 17).

 

Hoje, se quiseres, recebereis água viva. Jesus assim falava aquela mulher Samaritana João 4:10). E, Hoje, eu também lhe digo: ainda há tempo para você retornar ao caminho e seguir a Jesus (I TM 2:4-6), o único caminho de luz que nos levará ao Pai, o Deus verdadeiro. Tome posse dessa promessa que é real a todo aquele que crer (Hebreus 11:1).

 

Paz seja com todos !

Zenaide Alcântara de Sousa

Irmã em Cristo Jesus

 


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


Como Ganhar Almas

Gata Mineira

September, 11: Farenheit

Fragmentos...

Anjo DecaÍdo

A Velha Casa De Flores

A Marquise