EXCLUSÃO SOCIAL



No início dos tempos ou digamos nos séculos passados desde então, a exclusão Social aumenta a cada dia. Para entender melhor o que é exclusão social, basta entender que excluir é tirar sua oportunidade de qualquer vinculo, ou seja, fazer de suas opiniões, gestos, vontades, desejos, trabalhos e outros, simplesmente inaceitáveis ou sem qualquer valor considerável.

Nos tempos antigos a exclusão acontecia com o mulato, nome dado aos negros pelos senhores. Por tanto todos que não fossem de cor branca seriam considerados mulatos, e seriam expostos a escravidão e subordinados ao trabalho escravo. Mesmo depois do dia 13 de Maio de 1888 com o acontecimento da "Pré-abolição", o negro continuou a ser excluído, pelo fato de ser ressarcido diferentemente pelo seu trabalho com a diferença salarial, ou seja, o mesmo trabalho feito pelo negro e pelo branco, teria uma diferença, o salário. Os senhores alegavam que o negro não teria capacidade de evoluir no trabalho no lado profissional, por tanto receberia menos que o branco que rapidamente seria sinônimo de lucro e profissionalismo. (será)

Nos tempos de hoje será que ainda existe a exclusão..Darei alguns exemplos que acontece em nosso meio e cabe a nós considerar sim ou não, se vivemos em meio uma sociedade que exclui.

As universidades são obrigadas por lei, destinar uma aporcentagem de suas vagas para a raça negra. Seria isso certo ou errado... Se a intenção é ajudar a raça negra, deveriam lembrar que todo o ser humano normal, independente de raça ou de cor, são dotados de superação, conhecimentos, inteligência, potenciais e etc., por tanto esta comprovado que uma vaga pode ser disputada honestamente entre o negro e o branco, sem que seja necessário facilitar sua entrada. Ou será que os brancos são mais inteligentes? acho que não. Talvez seja nosso país governado por pessoas de pouco conhecimento, que pensavam que essa lei seria uma forma de inclusão, pelo contrário, é a mesma coisa que chamar os negros de menos inteligentes, ou mais necessitados.

Outro fato de exclusão social é o caso da moradia... Como diz a frase "quem casa quer casa" Uma pessoa decidida a se casar e constituir uma família, ao buscar por uma moradia vai enfrentar as regalias normais para alugar um imóvel. Os requisitos para locação são: dois fiadores na qual deverão ter prova de sua renda mensal, com um valor três vezes superior ao valor do aluguel, dois imóveis em seus nomes devidamente pagos entre outros requisitos. No Brasil hoje uma pequena quantidade de pessoas se enquadraria nestes requisitos, ate mesmo porque parte dos locatários tem situação compatível pelo fato de estar a trabalho, e muita das vezes estes contratos são assumidos pela própria empresa, outras partes pelo fator comercial.

Essas pessoas que não enquadram nestes termos seriam "excluídas" da sociedade. Por tanto são obrigados a buscar moradia nos morros, favelas, e locais de alto índice de pobreza e violência. Vale lembrar que nesse tipo de exclusão social, todos nos estamos sujeitos, porque não se trata de cor, nem de raça, mas sim de requisitos para preencher seu lugar na sociedade. Tanto negro como branco, basta simplesmente ser pobre para ser excluso de sua própria sociedade.

(Por Darcy Junior de Aguiar - E-mail; professorcascao@hotmail.com)


Autor: DARCY AGUIAR


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Escravos Do Século Xxi: A Escravidão Tácita

Dor!

Blindness

Minha Mãe Como Te Amo

Locação De Imóveis E O Direito Constitucional

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...