Uma Viagem A Carfanaum



Marcos 2:1-12.

Poucos dias depois, tendo Jesus entrando em Carfanaum, o povo ouviu falar que ele estava e casa, então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta, e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhes um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho os seus pecados estão perdoados".

Estavam sentado ali alguns mestres da lei, raciocinado em seu intimo: "Por que esse homem fala assim? Esta blasfemando! Quem pode perdoar os pecados, a não ser somente Deus?"

Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: "Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se pegue sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados disse ao paralítico eu lhe digo: "Levante-se pegue sua maca e vá para casa". Ele se levantou, pegou sua maca e saiu à vista de todos, que atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!"

Refletindo

Quero convidá-lo à irmos juntos, uma longa viagem, vamos unidos nos transportar para pregação de Jesus.

Estamos em uma casa em Carfanaum, a casa está lotada podemos ouvir a voz do Mestre, você consegue ouvi-lo?

Jesus pregava!

Estamos empolgados a pregação é daquelas!

De repente ouvimos um barulho!

Vemos um movimento!

O silêncio fora quebrado! Ao olharmos para cima, o que vemos?Acho que estamos enganados!

O que?

Quatro homens destelhando a casa? Pela abertura passam um homem? O que isso? Que insanidade é essa? É um paralítico!

Pasmem: Jesus para a pregação!

Ele se dirige ao paralítico e diz: "Seus pecados estão perdoados!".

Estamos em meio a uma galera, a casa lotada, e ele simplesmente para tudo para prestar atenção em uma única pessoa (o paralítico). Que pessoa é essa?

Sabe às vezes me pergunto se Deus me ouve, se ele presta atenção no que eu preciso, se ele quer me ajudar, e quando tenho a oportunidade de ler a bíblia e vejo o comportamento que Jesus tinha com as pessoas, me arrependo de duvidar, mas não de questionar, porque quando pergunto, quando há uma inquietação em meu coração, eu preciso de respostas, e para encontrar respostas, vou buscar na bíblia, vou orar, e com isso, posso ouvir e ver o que Deus está disposto a fazer, então fico constrangida de ver o quanto Deus é paciente em ensinar, e que Ele continua a parar qualquer evento para me atender.

Jesus parou uma pregação que fazia para um grande número de pessoa,s e voltou sua atenção para o paralítico. Eu já fiz algumas apresentações, já estive diante de um certo publico, o engraçado é que nessas situações estava preocupada em executar a melhor performance, não errar, não esquecer o conteúdo, olhar para multidão seria apenas no sentido de saber se estava sendo bem acolhida, ou não, agora Parar tudo para atender alguém, nunca fui capaz de fazer. Jesus está sempre sensível as nossas necessidades, ele presta atenção aos nossos pedidos, ele para qualquer evento para tocar aquele que tem fé.

O paralítico:

Ao ver o paralítico, Jesus disse a ele que seus pecados estavam perdoados. Olhávamos a cena sem entender o que se passava naquele momento, pois um paralítico que chegou pelo teto e nada falou, recebeu o que Jesus disse em silêncio.

Os quatro homens:

Não ouvimos nenhum pedido feito pelos homens, vemos apenas suas ações, destelharam o telhado, colocaram o paralítico para dentro da casa, ouviram assim como o paralítico o que Jesus disse, mas nada comentaram.

Nessa parte fico intrigada, 4 homens invadem um recinto pelo telhado, levando consigo um paralítico. E nada dizem! Nada pedem! Não se apresentam!

Mas sobre esses quatro homens tenho algo a comentar: precisamos de pessoas ao nosso lado que sejam capazes de nos levar até Jesus, independente da maneira!

Mesmo não sabendo seus nomes, eu os admiro, mesmo sem saber quem são, seus atos os apresentam, o que me faz parar e orar, pedir que Deus me ajude a ser tão amiga quanto eles, tenha uma fé tão grande quanto a deles, e não medir esforços em levar qualquer pessoa para ser tocado pelo próprio Deus.

Obs: Muitas vezes somos como o paralítico, precisamos de pessoas que nos carreguem, que se não se limitam, nem medem esforços, como subir no telhado, destelhar, tudo para que aquele que precisa possa ser curado por Deus.

Jesus vê os esforços, ele vê se cremos!

Também como os mestres da lei duvidamos, duvidamos do poder de Jesus, não verbalizamos, pensamos, sentimos, questionamos: Será que Deus pode?

Essa viagem está sendo incrível, agora ouvimos Jesus responder há uma questão apenas do coração:

Jesus nos questiona: Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se pegue sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados: "disse ao paralítico, eu lhe digo: Levante-se pegue sua maca e vá para casa".

Pausa: Nesse momento da viagem, essa questão como uma flecha atravessa meu coração: O que é mais fácil, curar as paralisia física ou a paralisia emocional?

Reconheço que devido minhas limitações, eu talvez não consiga responder com profundidade a essa questão tão importante, talvez eu não tenha a devida compreensão de toda essa viagem, mas gostaria muito da sua ajuda para voltarmos para casa com mais do que a sensação de uma viagem maravilhosa, mas que saíamos dessa viagem transformados pelo que conseguimos ver, ouvir, sentir, que possamos glorificar ao nosso Deus juntamente com os demais, de todo nosso coração e por toda nossa existência.

Mas dividindo com você as minhas iniciais reflexões sobre essa pergunta, acredito que Jesus ensina que pode curar qualquer doença, mais o importante é que saíamos da casa sem a carga do pecado, que possamos andar, sermos curados das feridas que nos impedem de chegar mais próximos do nosso Deus, que a paralisia emocional seja banida de nossas vidas, e como o paralítico e seus amigos nos ensina, o Mestre sabe do que precisamos, não devemos medir esforços para estar diante de sua presença, e estarmos abertos para receber dele a cura: O Perdão!.

Todos atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!

Que viagem! Está marcou minha história!
Autor: Ângela Sousa Celestino


Artigos Relacionados


8ª - Doente E Tudo Acabou!

Deus Só Pode...

O Cobrador De Impostos

Marcelino Pão E Vinho

Ser Amigo Do Senhor

Livre ArbÍtrio.

AbenÇoar E Orar