RECRUTAMENTO E SELEÇÃO



O capital humano é o componente fundamental para esse novo contexto da administração. As pessoas tornam-se diferenciais à medida que as complexidades das informações se difundem.

Há um tempo atrás o colaborador não era visto como produtivo, tampouco era valorizado, entretanto, essa realidade mudou, visto que, a era da informação tem gerado uma competitividade açulada, fazendo com que os indivíduos busquem qualificação profissional. Esses talentos quando motivados tornam-se suscetíveis às inovações e mudanças, propiciando a si próprios e as organizações em que atuam mostrar suas habilidades, seja através da criatividade, apresentação de idéias ou mesmo do seu conhecimento intelectual.

Há alguns anos a busca por talentos tem ganhado espaço no mercado. A preocupação das organizações em reter talentos, deu-se ao fato de que, os produtos oferecidos aos consumidores são muito parecidos, e necessitam de um diferencial, porém, muitas organizações estão conseguindo trazer para seu ambiente de trabalho pessoas altamente capacitadas, passando, claro e antes de tudo, por um processo de recrutamento e seleção bem administrado, conduzido, uma vez que manter esse profissional capacitado de habilidades e competências é mentalizar um sucesso futuro.

As organizações precisam se adaptar a esse novo modelo de gestão de pessoas, entendendo primeiramente que não basta querer mudar, faz-se necessária saber o porquê da mudança, ter um objetivo ou meta a ser alcançados.

Hoje não se pode mais recrutar e selecionar de qualquer forma, afinal, a competição está aí, e só se manterão a frente da liderança dos mercados aquelas organizações que se firmarem nessa tão importante fase de retenção de talentos, no entanto, se não elaborado acarretará em problemas futuros. Esse procedimento é um fator de relevância a ser analisado e estudado continuamente, à medida que o mercado exige cada vez mais qualificação e conhecimento das pessoas.

Todas as situações vividas no dia-a-dia são geridas por relacionamentos, embora muitas pessoas não achem importantes manter relacionamentos no ambiente de trabalho, isso acrescenta e muito.

Segundo HUNTER (2005:23), "Um relacionamento saudável entre fornecedor e cliente é necessário para a saúde duradoura de qualquer organização. Em suma, relacionamentos saudáveis com os clientes, empregados, donos e fornecedores asseguram um negócio saudável".

Como se pode notar o autor de "O Monge e o Executivo" considera o relacionamento primordial para o crescimento saudável de qualquer organização, é através desses relacionamentos bem conduzidos que estas asseguram bons negócios e consequentemente pessoas entusiasmadas.

POR QUE ATRAIR E MANTER TALENTOS?

Na era do conhecimento, mais importante que atrair profissionais capacitados é mantê-los na organização, pois se hoje o conhecimento é a maior força de valor econômico, o mínimo que se espera é que o mercado de trabalho recompense mais satisfatoriamente as pessoas. A concorrência faz parte da natureza humana e com tantas incertezas nesse mundo globalizado, as organizações de sucesso fomentarão o crescimento pessoal para atrair os melhores profissionais.

Em muitas organizações as práticas adotadas no processo de recrutamento e seleção são falhas, por conseguinte evidencia-se a relevância da pesquisa, como propósito ao alcance de resultados.

O objetivo geral deste artigo é investigar as práticas de gestão utilizadas na organização estudada, possibilitando à melhoria no comportamento do todo organizacional.

As pessoas hoje, são diferenciais de sucesso das organizações, sendo assim são necessárias algumas mudanças de atitudes para que esses profissionais entrem ou permaneçam no mercado, ocupando cargos e/ou funções de acordo com sua competência.


Autor: Adriane Coelho


Artigos Relacionados


A Importância Dos Estudos Da Comunicação Organizacional

A ImportÂncia Da ComunicaÇÃo Interna Na Secretaria Municipal De SaÚde De Oliveira

Gestão Por Competências

Essas Tais Competências…

O Ciclo Da Aprendizagem Se Completa

O Processo De Aprendizagem Nas Organizações

Gestão Da Qualidade