O PROCESSO DE ADMINISTRAR E CONDUZIR PESSOAS



Porque é tão difícil entender a diferença entre gerenciar coisas e liderar pessoas?

Administrar é um processo que exige planejamento, organização, direção e controle. A administração é uma ciência fundamentada em normas e funções elaboradas. Ela estuda empreendimentos compassivos, com o objetivo de alcançar a eficiência e eficácia de forma sustentável, através das pessoas.

Mas, o que é eficiência e eficácia? Por que em todo livro de administração existem essas duas palavras? Será que elas são tão importantes mesmo no processo de administrar?

Vejamos:

Eficiência significa realizar os trabalhos corretamente, ou seja, são os meios para se fazer as coisas da melhor maneira possível, utilizando domínios, competências e habilidades pessoais.

 Eficácia relaciona-se aos fins, os objetivos a serem seguidos, é o comando correto para se chegar aos resultados.

É importante ser eficiente, mas ser eficaz é um processo que pode garantir resultados altos a uma organização. Para tanto, não se pode ter os melhores produtos ou serviços, é necessário que tudo isso atenda as necessidades ou os anseios dos clientes ou consumidores.

Por isso, é tão importante o processo do PODC (Planejamento, organização, direção e controle), pois são ferramentas do administrador que visa o alcance dos resultados através das pessoas.

Mas, como conduzir pessoas? É fácil lidar com diferentes pessoas? Comportamentos distintos?

As pessoas são diferentes em todos os aspectos, pensamentos, atitudes, desejos, anseios, comportamentos, competências e habilidades. Portanto, lidar com seres humanos é uma tarefa que exige paciência. Não é fácil conviver com pessoas e muito menos conduzi-las ao alcance dos objetivos organizacionais. É importante entender que cada pessoa pode ter algo a contribuir com a organização, por isso cabe ao gestor compreender e utilizar das ferramentas necessárias nesse processo de condução. Para tanto, as pessoas precisam sentir – sem importantes, valorizadas, motivadas, assim terão satisfação em contribuir.

É importante frisar que para a satisfação ser alcançada, não basta um bom salário, é preciso muito mais, como: benefícios, incentivos, planos de cargos e salários, treinamentos motivacionais e uma das coisas mais importantes, um bom líder, ou seja, aquele sujeito que influencia as pessoas a trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos resultados como bem comum.

Walt Diney escreve a seguinte frase: “Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é preciso pessoas para tornar o sonho realidade”.

Nessa frase podemos compreender que o sucesso da organização está nas pessoas, afinal, pode-se ter os melhores processos, produtos e materiais, mas se não tivermos as pessoas certas, de nada valerá a pena. As pessoas são inovadoras e criativas, por isso os líderes precisam incentivá-las.

É preciso valorizar o capital humano, retê-los e muito mais que isso mantê-los, pois hoje nesse mercado turbulento, não são apenas as organizações que procuram os melhores profissionais, estes também quando capacitados procuram as melhores organizações.

As pessoas são as chaves para o sucesso organizacional, portanto, o reconhecimento é primordialmente importante.


Autor: Adriane Coelho


Artigos Relacionados


Menina Danada

Doce Arma Feminina

CrenÇa Na Ingenuidade

Corra Devagar, Amor

Cara De Pau

Ipanema

Como Um PÁssaro