UMA REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA



A Didática foi inaugurada com a Obra "Didática Magna" instituindo a arte "ensinar tudo a todos" segundo Jean Amos Comeius. A palavra teve origem no século XVII quando foi inaugurado um campo de estudos chamado Educação. Naquela época, os educadores ensinavam sem procedimento adequado, um tipo de instrução popular. Desta forma, não havia uma didática a ser aplicada e cada professor se utilizava de uma técnica muitas vezes, ´própria para ensinar.

Pensando em solucionar esta questão e por fim ao modo de pensar sem critérios previamente definidos e sem qualidade, os educadores Ratíquio e Comênio, insatisfeitos com a problemática constituíram a primeira tentativa de por fim ao modo atual de educação e inserir a didática como forma de ensinar tudo a todos e de forma igual e ainda, com qualidade.

Assim, a didática surgiu para orientar os educadores a trilhar um caminho correto para o processo ensino-aprendizagem. Sem uma didática adequada, é inviável conseguir atingir o objetivo proposto entre educando e educado. Atualmente, as entidades de ensino, tanto públicas como particulares se utilizam de técnicas eficazes conhecidas como didáticas para proporcionar a troca de informações com os alunos e assim, conseguir um melhor aproveitamento do aprendizado.

O contexto socioeconomico também faz parte desta realidade. Trazer questoes do dia a dia como instrumento de socialização e integração, conseguira despertar um maior interesse por parte dos alunos e consequente troca de informações.

Mas as transformaçõe não param por aí. Rousseau (1712-1778) trouxe um novo conceito de infância e neste campo inseriu a sistematização da Educação com "O Século das Luzes", que tanto valoriza a razão e traz um método baseado em um procedimento natural de ensino exercido sem pressa. No início do século XIX, João Frederico Hervart (1776-1841) desejando ser o criador da Pedagogia Científica fortemente influenciada pela Filosofia e Psicologia, defende a idéia de Educação pela Instrução.

Tal método considerava toda e qualquer situação de ensino.

Desta forma, a Didática se relaciona com outras áreas do conhecimento, podendo ser utiliada em qualquer disciplina ministrada pelos educadores. Hoje é possível criar um padrão ensino-aprendizagem que atenda as necessidades de ambas as partes (educando e educado), propiciando um espaço para reflexão e troca de informações. Os meios de comunicação como internet, sites, programas educacionais facilitam esta didática pois favorece o processo de ensino e os alunos geralmenet podem contribuir cada vez mai, passando de meros expectadores para os atuais formadores de opinião.

Acredito que a didática veio como uma maneira de dar uma direção, contribuir para que o processo de ensino seja disseminado por todos, mas cada qual tem sua propria forma de ensinar.

Ela exerce um importante papel na estruturação de um modelo de educação. Hora ensinando, hora aprendendo, retomando, discutindo e adaptando a teoria com a prática da arte de ensinar.

A ciência DA educação e tão somente PARA a educação.

Palavras chave: Didática - Educadores - Transformação
Autor: Ivone Silva


Artigos Relacionados


A Construção De Valores Na Educação

O Universo Da Matemática Na Educação Infantil

Psicologia E Educação

Emancipação Da Educação

Educação Física E Qualidade De Vida

Rumo A Uma Nova Didática

Capacitação No Ensino Médio