Escola, variações lingüísticas e sociolinguística
Sabemos que muitos fatores sociolinguísticos contribuem para a formação da variação linguística no Brasil, essas variações são as marcas características da sociedade brasileira e as características sociolinguísticas da comunidade de fala brasileira estão associadas a um processo sócio-histórico.
São evidentes as diferenças lingüísticas existentes entre a população rural e a urbana em que uma apresenta uma influência maior do meio veiculador da forma padrão da língua, e outra, está à margem desse sistema e fazendo uso de uma linguagem muitas vezes distanciada daquela usada nos grandes centros urbanos.
Além
desses fatores, compreendemos que o contato com diversos falares, os fluxos
migratórios, a ausência de um sistema educacional que garanta acesso,
permanência e qualidade para todos, e a circulação de textos escritos
contribuíram para que o Brasil apresentasse uma diversidade de variedades
linguísticas.
A existência das variações
linguísticas inevitavelmente refletirá no ensino, pois as escolas ainda
insistem em trabalhar com os alunos apenas a forma padrão da língua e, dessa
forma estigmatizam as demais variedades lingüísticas, privando os alunos, de
terem um conhecimento amplo das diversas formas de falar a língua portuguesa, que
acabam desestimulados diante da variedade culta.
Diante do fato de que o Brasil é marcado por diversas formas de expressão linguística, como toda nação, e o português brasileiro não é homogêneo, não falamos de um único modo, a escola brasileira deve reconhecer que somos uma comunidade de fala constituída por diferentes variações e diversas culturas.
Nesse sentido, faz-se necessário que a escola estimule o aluno ao contato com diversas situações de interação, para que ele desenvolva a capacidade comunicativa e tenha um bom desempenho em qualquer contexto em que esteja inserido.
Referências Bibliográficas
BELINE, R. A variação lingüística. In: Introduçãoà Lingüística. São Paulo: Contexto, 2002.
CHAGAS, P. A mudança lingüística. In: Introdução à Lingüística. São Paulo: Contexto, 2002.
SILVA, Rita de Cássia. A variação
lingüística nos livros didáticos.
Autor: Elza Carolina Beckman Pieper
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