Misericórdia E Graça



                                      É PRECISO ENTENDER

       

Um filósofo judeu da Idade Média dizia a respeito do corpo estar doente:

Mesmo quando dormir - se for dormir consciente, que o faça para que seus nervos e sua mente descansem, descansando também o corpo, evitando que lhe sobrevenha alguma enfermidade - pois como poderá servir a Deus, estando doente?”

 

- A Bíblia Sagrada afirma que o corpo do salvo é templo do Espírito Santo (I Co.6:19). Sendo templo, é algo que é sagrado, algo que se encontra dedicado para o serviço de Deus. Nosso corpo é morada do Espírito Santo, é a Sua habitação. Sendo assim, devemos manter o nosso corpo em perfeita santidade, porque Deus é santo.

 

O corpo como sendo o tabernáculo do Espírito Santo, torna profundo e significativo este entendimento. Trata-se de uma expressão utilizada por quem tinha pleno conhecimento do significado do tabernáculo para o povo de Israel. A palavra ” tabernáculo” quer dizer habitação, morada e diz respeito à construção móvel que Deus determinou que Moisés fizesse e que acompanhou o povo na sua peregrinação no deserto e que existiu até a construção do templo no reinado de Salomão. O que o tabernáculo pode nos ensinar a respeito quando temos consciência de que o nosso corpo é uma construção móvel, é algo que serve para nossa peregrinação no caminho traçado pelo Senhor para cada um de nós, temos uma conduta totalmente diferente com relação a nosso corpo do que o temos feito ou que as pessoas sem esta consciência fazem. Não podemos tratar o corpo como algo irrelevante para Deus quando tomamos consciência de que ele é algo que devemos conduzir na nossa caminhada para o céu.

 

Os deleites da vida humana, tem levado muitas pessoas a procura das cosias da carne e uma que tem levado à morte ou a difícil cura, por parte da ciência humana é  a AIDS. O homem natural não tem o conhecimento do templo do Espírito e como tal, destrói o seu corpo. Apesar do esforço em milhões de dólares, o governo humano não consegue debelar tal doença. Sabemos que Deus tem curado inúmeras pessoas com esta enfermidade.

 

O que leva o corpo a ser dirigido é a alma- A alma é aquela porção do homem que nos permite perceber que somos diferentes dos demais seres, que nos permite conhecer a nós mesmos, que faz com que sejamos portadores de um entendimento, de um sentimento, de uma vontade. Esta junção de entendimento, sentimento e vontade é o que se denomina de “PERSONALIDADE”. - A nossa alma, portanto, é a nossa “pessoa”, é aquilo que nos faz diferentes dos demais, é a nossa parte que nos identifica diante de Deus e dos homens .

 

Os homens sem o entendimento, tem procurado a morte pensando estar gozando a vida.

 Na Palavra fala em Ezequiel 18.44  Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.

 

Em Jerusalém na Casa da Misericórdia, chamada Betesda,  existia um poço no qual multidões iam buscar suas curas. Criam segundo a Palavra que descia do céu um anjo e remexia as águas – ( João 5.2 à 9- lêr)

 

Hoje o homem de entendimento deve procurar a casa de Betesta chamada Jesus Cristo e Ele sara as suas feridas. Pela fé. Crendo nas promessas de curas da Palavra cfe. Crônicas 7.14 – lêr...

 

Desde a época de Jesus os homens procuram visualizar sinais para que possam crer no poder da fé através de Jesus. Quando Ele realiza o 2º milagre do seu ministério terreno, cfe. está em  João 4.45 à 54 – ler

 

Muitos pensam que por adquirem a salvação estão imunes de doenças físicas. E pensarmos assim, chega-se a desenvolver a fé da confissão positiva, que desenvolve  a doutrina que se o cristão estiver doente, está em pecado e perdeu a  comunhão com Deus. A Palavra não fala isso.

Se pensarmos assim, então também devemos pensar  que o crente não morreria. E sabemos que não é assim que acontece. Os amigos e a mulher de Jó pensavam e desenvolviam este argumento. Cfe. Jó  2.8 à 13 – ler.

 

A Palavra fala que nos contempla em misericórdia e concede da Graça, segundo lhe aprouvier. Ele não poupou nem o seu Filho. Mas há uma promessa maior de uma cura maior que NOS SARA DAS NOSSAS TRANSGRESSÕES, por isto Jesus ter sido torturado, moído, açoitado e perfurado, após ter sido pregado na Cruz do Calvário.

 

Carregando sobre si, as nossas enfermidades e as nossas iniqüidades, desde que o aceitemos como Senhor.

Morremos sim, mas há uma recompensa maior: ESTAR COM ELE A ONDE ELE ESTIVER...

As enfermidades da alma homem algum, ou santo algum pode PROPICIAR a cura a não ser o Próprio Cristo ressurreto. Por Graça de Deus o Pai.

 

Nossas enfermidades ou nossas desobediência podem nos fazer  adoecer. E a doença em si poderá nos conduzir à sepultura.

Nossa fé pode nos restaurar, desde que nos aproximemos de Deus com todo o nosso entendimento em fé, crendo que ele exista e que é fiel...

Chorar pelos mortos, como saudade até podemos, mas lamentar pela sua alma, jamais.

Chorar pelos vivos é o que devemos fazer, para que Deus os absorva em GRAÇA, porque a sua MISERICÓRDIA já lhes foi alcançada.

 

Valdir Carvalho – 01.11.2007 – Cascavel-Pr

 


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Como Ganhar Almas

NÓs, As Luzes

A Sina De Ser Mulher

A Velha Casa De Flores

Um Presente Especial

O Xiita E Sua Prece

Cidade Mineira