DEIXE O MAU HUMOR DE LADO COM UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA



Para ter um bom humor não basta ter um corpo descansado e a vida equilibrada ou estar com tudo em cima não, saiba que os nossos hábitos alimentares podem interferir no nosso humor e com uma alimentação balanceada você pode prevenir e tratar do seu humor. A falta de algumas substâncias e a presença em excesso de outras podem provocar uma série de reações indesejadas no nosso organismo. Para manter-se o dia inteiro de bom humor é necessário estar atento ao consumo de alimentos que favoreçam a produção de serotonina. A alimentação tem ação direta sobre o nosso humor e bem estar físico e é por isso que devemos nos preocupar com os alimentos que ingerimos diariamente, não devemos nos esquecer que o nosso alimento pode ser também o nosso medicamento, extremamente eficaz para controle de várias doenças e também muito importante nos dias de hoje, como na prevenção para o stress. A dieta e o bom humor estão relacionados, pois tudo o que comemos pode afetar de certa forma nosso humor e nossas emoções. Isto pode ser explicado cientificamente, pois a serotonina, substância produzida por intermédio da alimentação, é a principal responsável por desencadear sensações como o otimismo, o prazer e o bem-estar. Alguns alimentos têm o poder de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso humor. Conheça estes alimentos e seus mecanismos de ação e deixe o mau-humor de lado.
Os carboidratos tem papel fundamental pois ingestão destes abre caminho para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde este será transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como "substância química calmante"). Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Os carboidratos complexos são os mais indicados e as suas fontes são:
Arroz integral, pão integral, granola, aveia entre outros.
Aveia: cereal que contém elevadas doses de triptofano, cuja função é auxi¬liar o organismo a libertar a serotonina. Também apresenta níveis de selénio interessantes, importante para a produ¬ção de energia.
O chocolate, por exemplo, contém o triptofano (precursor da serotonina) e é capaz de nos deixar felizes e saciados rapidamente.masnão deve ingeri-lo em excesso, o caminho é o equilíbrio!
Proteínas que dão alegria

O processo de digestão das proteínas fornece os aminoácidos para o nosso corpo formar suas próprias proteínas. Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o "pique" e a alegria.

Fontes de tirosina: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.
A colina e a lecitina, presentes nos ovos, no fígado e na soja, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor.
Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, é uma potente vitamina antidepressiva natural Esse nutriente, quando reduzido no organismo, pode baixar os níveis cerebrais de serotonina. Deve-se saber, no entanto, que quantidades exageradas desse nutriente são tóxicas. E em baixas concentrações no organismo, diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Fontes de Folato: espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã e soja.
Carnes, grãos integrais e levedo de cerveja
São fonte de vitamina B6 que atuam no humor da mesma forma que o ácido fólico.
Segundo os pesquisadores, tudo indica que o selênio tem uma grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas.

Fontes de selênio: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes. (2 castanhas do Pará, diariamente, fornecem 200 microgramas de Selênio de forma segura).
Frutos do mar e castanha-do-pará
Os frutos do mar também podem melhorar o humor, pois possuem um alto teor de selênio, mineral que reduzido em muita quantidade em nosso organismo pode causar depressão. A castanha-do-pará é também muito rica em selênio, porém sua forma de atuação ainda é desconhecida, no entanto, não descarta-se que os poderes antioxidantes do selênio estejam envolvidos.
A suplementação vitamínica pode funcionar para uma melhora no humor já que a carência de algumas vitaminas pode contribuir para o mau humor. Sabe-se que a carência de vitamina B6 ou ácido fólico no organismo pode levar a uma diminuição na síntese de serotonina, neste caso, a suplementação agiria diretamente sobre o humor. No entanto, vale sempre lembrar que a melhor forma de obter esses nutrientes é por meio de uma alimentação equilibrada e variada.

 

Os estudos clínicos vem mostrando que os ácidos graxos ômega-3 além de proteger o coração e as artérias, auxiliar na redução do colesterol, manter estáveis os níveis da pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, podem ainda auxiliar nos tratamentos contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega-3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão.

Fontes de ômega-3: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe e sementes de linhaça.
Camomila, uma florzinha muito conhecida de todos

Conhecido de nossas tataravós, a camomila sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Tem efeitos relaxantes, amenizam a ansiedade e a depressão.
O que deve ser evitado?
Cafeína (em excesso), álcool e alimentos com alto teor de gordura (já que o estresse prejudica o funcionamento do sistema digestivo).


Autor: Renata Pançardes


Artigos Relacionados


Artista Que Combatem O Mau Humor E Previnem Crises

Agressividade Em Baixa Com Serotonina

Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor

Alimente Seu Sistema ImunolÓgico

Depressão

A Arte De Lidar Com A Tpm

Descobrindo As Vitaminas