Entrevista - Novidades nos Dispositivos de Segurança
Seguem as respostas para as perguntas realizadas.
Resolução 317/2009
- Você acredita que a resolução alcançará o objetivo de trazer mais segurança?
Fazendo uma comparação entre segurança que é a condição de estar protegido de perigo ou perda e levando em consideração que a resolução 317/2009 do Contran nos diz respeito sobre ao uso de dispositivos retrorrefletivos de segurança nos veículos de transporte de cargas e de transporte coletivo de passageiros em trânsito internacional no território nacional, nos mostra que o objetivo de trazer mais segurança ou proteção será alcançado, pois está e uma medida de segurança veicular com o objetivo claro de prevenção. Os dispositivos retrorrefletivos serão afixados nas laterais e na parte traseira da carroçaria dos veículos, facilitando a visualização pelos outros condutores da via.
- Qual é o seu impacto para os profissionais do transporte rodoviário de carga e coletivo de passageiros?
O impacto maior e o custo de instalação dos dispositivos devido à procura por este item de segurança nas lojas (oferta X procura), mas levando em consideração a segurança no trânsito será mais um dispositivo que irá auxiliar o bom andamento do trânsito e com isso prevenindo os acidentes. Portanto para os profissionais do transporte rodoviário, seja ele de carga ou coletivo, os veículos estarão mais bem sinalizados e assim mais seguro.
- Todos os veículos de carga devem cumprir as determinações?
Não, para está resolução específica somente os veículos de transporte de cargas e de transporte coletivo de passageiros em trânsito internacional no território nacional.
Porém a resolução 132/2002 estabelece a obrigatoriedade de utilização de película refletiva para prover melhores condições de visibilidade diurna e noturna em veículos de transporte de carga em circulação.
Resolução 323/2009
- Qual o objetivo dessa resolução?
A finalidade da resolução 323/2009 do Contran e evitar ou minimizar as colisões, impedindo que motos, bicicletas ou veículos de pequeno porte penetrem na parte inferior e sejam esmagados pelas rodas do caminhão ou do rebocado.
- O custo dos veículos sofrerá aumento por causa desses equipamentos, além de reduzir a quantidade de carga?
Como vimos na resolução 323/2009, o peso suportado pelo veículo não terá alteração, e não irá reduzir a capacidade de carga, pois este equipamento de segurança lateral será afixado de forma a não afetar a plataforma de carga do veículo. Agora o repasse dos custos pela implementação destes equipamentos pelos fabricantes de caminhões e semi-reboques e quase que inevitável uma vez que haverá um aumento de material e peças para a confecção destas plataformas de cargas com o novo dispositivo de segurança lateral e provavelmente esses valores serão repassados aos consumidores.
Autor: Orlando Augusto Nunes
Artigos Relacionados
Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!
ObstÁculos
Sobre O Tutoramento Durante O Transporte Escolar
Acreditar Nos Ajuda A Formar Hábitos
Contagem Classificatória De Entrada E Saída De Veículos
Tecnologia De Rastreamento
PrisÃo Especial Para Chefe Do Crime