COMO FRUTO E COMO SEMENTE



É comum ouvirmos “esse salário não dá para nada!”. Soa como uma queixa ou, simplesmente, desprezo pelo que, o reclamante, considera pouco. Muita gente não se dá conta de que para ter mais amanhã é indispensável saber usar o pouco que se tem agora. Ao olharmos para o que ficou para trás na escalada da vida, é sempre possível avaliar: “hoje tenho mais do que ontem”. Melhor ainda é projetar: amanhã terei mais do que hoje. É natural, salutar e promissor pensar assim.

 

Muitos se perdem, por assim dizer, na aparente “dicotomia” sobre os recursos de que dispõem para as suas demandas: FRUTO ou SEMENTE? O pródigo verá apenas FRUTOS e como tal os devora o mais rápido que puder. O avarento verá apenas SEMENTES e então guardará mesmo sob os apelos da fome. O ideal é vê-los como FRUTO e como SEMENTE, a proporção dependerá do quanto se está satisfeito com o progresso pessoal e familiar.

 

Inteligentemente, a Educação Financeira ensina que os recursos de que se dispõe para satisfazer às necessidades são tão fruto e tão semente. Cabe a cada um dosar o uso e ter uma vida sustentável. Quem ganha pouco, caso queira ganhar mais, obrigatoriamente, verá mais semente do que fruto naquilo que ganha. Quem ganha mais poderá se dar ao luxo de ver mais fruto do que semente, mas sem negligenciar porque o amanhã pode durar 1 dia ou décadas. É mais provável viver 80 anos  do que morrer amanhã.

 

A moral é a seguinte: o fruto tem que ser consumido de imediato senão estraga. Já a semente deve ser preservada para a semeadura da próxima colheita. O benefício do fruto é imediato, matar a fome. É tão agradável saciar-se com uma bela laranja, uma manga, uma uva, uma pêra, uma maça, um caqui. Não é mesmo? Pois bem, o dinheiro (recurso padrão de troca) não é um fruto-vegetal, mas é fruto por excelência. É através dele, mesmo pouco, que se chega aos demais frutos incluindo os deliciosos vegetais.

 

Pense nisto!

Não coma tudo o que você ganha hoje como se ele fosse apenas fruto!

Não menospreze a semente que está oculta no que você ganha!

O que você ganha é tão fruto e tão semente. Cabe a você definir as fronteiras.

Ouse! Faça mais! Até contemplar: “bendita é a semente que germinou a árvore que me deu este fruto”.

 

Um portador de futuro vê os recursos que se lhes chegam às mãos – TAMBÉM – como semente.

 

Publicado no blog PORTADORESDEFUTURO.ZIP.NET. 


 

FRANCISCO DE LIMA GOMES

Educação Financeira

 

MARILZA DE JESUS VAZ GOMES

Desenvolvimento Pessoal


Autor: FRANCISCO DE LIMA GOMES


Artigos Relacionados


Tua Ausência

Deus

Vamos

Abrazileirando O InglÊs

Novos Tempos

A Sina De Ser Mulher

About Me