Qual é a função dos terraços agrícolas?



Qual é a função dos terraços agrícolas?

Este artigo pretende explicar a função dos terraços agrícolas para os alunos de ensino médio e demais interessados.

Talvez, ao andar em uma área rural, você já tenha observado estruturas de terra semelhantes a lombadas no meio de plantações e até mesmo no meio de pastagens (Figura 1). Essa lombada juntamente da parte anterior a ela que armazena água recebe o nome de terraço.

Figura 1.Canal e lombada em campo agrícola, ou seja, um terraço.

Fonte da foto: br.geocities.com/josoepasa/pratic16


Os terraços são construídos para evitar a erosão por voçorocas. Essas se formam por acúmulo de enxurrada que atua, em pequenas depressões do terreno, rasgando-o causando grande impacto visual (Figura 2).


Figura 2. Os terraços são construídos para evitar voçorocas como essa exibida na foto.

Mas como os terraços atuam para evitar a referida concentração de enxurrada? Por favor, observe a Figura 3. Nota-se que há uma encosta sem terraços e abaixo a mesma encosta com terraços. Basicamente, essas estruturas atuam barrando a água que se acumularia (concentraria) ao longo de uma encosta e poderia causar grandes estragos (flecha grande da encosta sem terraços). Quando se constrói uma lombada, denominada tecnicamente de camalhão, esse obstáculo barra a água oriunda das porções mais altas do terreno, acumulando-a no canal que o antecede, permitindo então que ela ou evapore (flecha para cima antes do terraço) ou se infiltre (flecha para baixo antes do terraço) e, desse modo, não contribua para maior quantidade de água na porção abaixo da lombada (camalhão) no ponto A.

Figura 3. A encosta sem terraços consegue acumular muita mais água no ponto A se comparado a mesma encosta com dois terraços (simbolizados pelos círculos pretos).

O uso de terraços não deve ser feito de maneira indiscriminada. Ao contrário, a alta quantidade de terraços dificulta muitas operações agrícolas que envolvem máquinas. Além disso, o uso de terraços não é razão para abrir mão do uso de técnicas de cobertura do solo que, muitas vezes, são muito mais efetivas para a proteção deste contra a erosão.

Preparado a partir de:

SPAROVEK, G. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo conservação. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Cultivo Mínimo Do Solo?

Erosão Do Solo: Nós Conseguimos Observá-la?

Cultura De Sequeiro?

As Estradas Rurais E A Erosão Do Solo

Erosão Do Solo: O Efeito Das Gotas De Chuva Sobre O Solo Descoberto

O Manejo Convencional Do Solo

Erosão: Calculando As Perdas De Solo