Considerações sobre o uso da internet pelos jovens brasileiros



CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA INTERNET PELOS JOVENS BRASILEIROS

Midiã Sardinha do Amaral

Resumo

A Internet e o Jovem. O artigo procura tecer algumas considerações sobre o uso da Internet pelos jovens brasileiros, aponta uma amostragem da pesquisa feita pela Telefônica em São Paulo-SP e sugere que medidas devem ser tomadas, pela comunidade escolar, em relação aos problemas apresentados nas pesquisas.

INTRODUÇÃO

Neste artigo procuramos refletir sobre o uso da Internet pelos jovens brasileiros e proporcionar uma melhor compreensão do que é a Internet, sua história e a realidade brasileira em relação à sua expansão e consolidação; além de conhecimentos sobre o jovem internauta brasileiro, seus hábitos e preferências e a compreensão do que é a Web 2.0 e algumas das opções que ela oferece aos usuários. Outro assunto que abordaremos é sobre a Produção de Conteúdo para o meio on-line: do textoao hipertexto:escrevendo para a internet; Descentralização da Produção – autoria coletiva; Produção hipertextual: utilizando áudio, vídeo, texto e imagens.

Internet: conceito e história

De acordo com Villela (2002, pág.162) a Internet se define como:

"A rede internacional do saber que nos permite acessar um universo ilimitado de informações em múltiplos formatos digitais. Além de continuar arquivada através do tempo, a informação desliza pelo espaço, flui de lugares próximos até grandes distâncias, em alta velocidade e fica disponível 24h por dia."

 

Dessa forma essa tecnologia tem revolucionado o campo da comunicação e não é por acaso que a juventude há muito vem se conectando cada vez mais, tanto no Brasil, como em outros países. A rede experimental, ARPANET foi o início dessa evolução tecnológica conhecida hoje comoWEB 2.0. Contribuição do cientista Tim Berners-Lee, que em 1989 propôs o WWW-World Wide Web, um sistema que interligava centros de pesquisa científica e universidades.

Em 1992, Marc Andreessen lança o navegador Mosaic, primeiro browser pré-Netscape.

O rápido crescimento do WWW não parou desde a formação da rede NSFNET (National Science Foudation Network) segundo, Lemos. No Brasil, a internet chegou na década de 80 e era restrita ao uso de militares e acadêmicos. E só há pouco mais de 10 anos surgíramos primeiros provedores de acesso, portais de conteúdo e comércio eletrônico. Decorridos esses anos do início do acesso comercial à Internet brasileira, percebemos também em toda parte vestígios de seu crescimento. Os jovens são um grupo etário mais receptivo às novas tecnologias e por isso tornam-se, um alvo bastante interessante para ter como base análises de acesso e utilização da Internet. Mas há tempos a internet deixoude ser novidade, todavia, isso não quer dizer, que não haja uma infinidade de questões do mundo virtual a serem investigadas ainda. Como por exemplo, de que forma a tecnologia influencia a rotina das pessoas das mais variadas classes sociais e diferentes faixas etárias. Assim sendo, vemos algumas divulgadas algumas pesquisas relacionadas ao assunto. No dia 09 de março deste ano a Telefônica de São Paulo, ao completar 10 anos no Brasil, divulga resultados de uma pesquisa " A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e adolescentes diante das telas"; essa foi feita no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Foi coordenada pelo programa EDUCAREDE com 25.467 estudantes entre 6 e 18 anos de idade em escolas públicas e privadas. A amostragem no Brasil foi feita em São Paulo, capital e considerou 4.205 alunos, sendo: 790 com idade entre 6 e 9 anos e 3.415 entre 10 e 18 anos; informou Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica. A pesquisa chama a atenção pelo fato de ter destacado que os jovens brasileiros não só navegam como também produzem conteúdos na Internet por meio de páginas da Web ou Blogs. A pesquisa mostra que de cada dez estudantes, dois possuem site ou blogs; e que 46% desses jovens não têm mediadores, acompanhamento de pais ou professores no uso da internet. Outros dados muito importante dessa pesquisa que também chamam atenção são que um em cada estudante brasileiros disseram que nenhum professor utiliza a internet para explicar matéria ou estimula o uso da rede; seis em cada dez estudantes acessam a internet em Lan Houses; 72% declaram gostar de utilizar o Messenger (Programas de Mensagens instantâneas) porque podem conversar com seus amigos; um em cada dois adolescentes tem e conheceu pessoalmente algum de seus amigos virtuais; dois em cada dez jovens são os chamados " heavy users" de videogame, já que gastam mais de duas horas diárias jogando; uma observação importante: os estudantes brasileiros são os que gastam mais horas diárias com videogames em relação aos jovens da Argentina, Chile,Colômbia, México, Peru e Venezuela; cinco de cada dez crianças brasileiras reconheceram que fazem o dever de casa assistindo televisão. Segundo asecretária de educação do estado –na época da divulgação da pesquisa- Maria Helena Guimarães de Castro o mais importante é o fato da pesquisa ter foco no aluno e em seus impactos na aprendizagem. Essa amostragem reflete a situação vivenciada por grande parte dos estudantes brasileiros e é de suma importância que a comunidade escolar tome ciência dela para entender o resultado e procurar solucionar os problemas identificados.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO; DESCENTRALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E PRODUÇÃO HIPERTEXTUAL

Para produzir textos na internet é necessário ter em mente que este é um novo meio de produção e queeste agrega em si todos os outros, ou seja, usa-se os recursos do texto, do áudio, do vídeo, das imagens . Ao produzir para o meio on-line precisa-se pensar num leitor que dispõe de todos esses recursos para a navegação e para a aprendizagem, isso se chama hipertexto. O hipertexto é obtido a partir de fragmentos de outros textos por meio da navegação.O hipertexto não descaracteriza as vozes do texto de origem, antes faz uma intertextualidade. Através do hipertexto desenvolve-se um novo processo de leitura e escrita, ampliando,revelando novos conceitos de texto, autor, leitor. Isso é importante porque contacom a participação coletiva de autores sem que ninguém reivindique a sua autoria e também porque podem ser usados para essa produção além de textos escritos, imagens, sons e outras tecnologias como celulares para transmitir as mensagens instantâneas, câmeras digitais, laptops, chat, blogs, vídeos amadores, etc.

Os jovens brasileiros sabem explorar como ninguém as possibilidades que a Web oferece e é por isso que já começam a aparecer nas pesquisas como detentores dessas habilidades.

CONCLUSÃO

Para concluir esse trabalho bibliográfico sobre a Juventude e a Internet é importante reafirmar que a internet é sem sombra de dúvida um meio de comunicação que perpassa hoje todas as relações sociais e os processos de ensino - aprendizagem. Assim sendo, precisamos melhorar significativamente a forma de relacionarmos com a Web 2.0 e, consequentemente, com as pessoas que nos cercam, principalmente com nossos jovens alunos.

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Autor: midiã sardinha do amaral


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